sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Férias, família, aconchego...

Aos amigos queridos do blog e visitantes ocasionais, deixo um grande abraço e votos de um Natal abençoado com a mais sincera intenção desta blogueira para que o novo ano que se aproxima surpreenda a todos com extrema alegria e muita, mas muita saúde mesmo! A partir de hoje, o blog ficará sem as atualizações diárias, pois amanhã viajo com meus filhos para Ponta Grossa, para prestigiar minha sobrinha Jéssika que se forma neste fim de semana. De lá, sigo para a querida (e saudosa!) Tomazina, onde passaremos as festas de fim de ano em companhia da família, pois ninguém é de ferro e a bateria emocional precisa ser recarregada. Agradeço a Deus por tudo. Mesmo 2009 tendo sido um ano de mudanças profundas em minha vida, aprendi com as dificuldades e decepções que somos falíveis, arrogantes e tremendamente carentes de DEUS! E a boa notícia: sempre há algo bom para ser visto, sentido e testemunhado. É preciso que estejamos atentos. Beijos a todos! Se Ele permitir, em janeiro nos reencontraremos aqui!
FELIZ NATAL E EXCELENTE 2010!!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A luta contra o câncer de mama continua

Atenção! Mulheres acima de 40 anos têm direito a mamografia via SUS. Porém, muitas não sabem. Ajude a mudar essa história. Acesse o link abaixo, espalhe essa notícia e ajude a salvar vidas!

100.000 visitantes!

Felicíssima pelos inúmeros acessos ao blog ao longo desse tempo. Quando chegarmos ao nº 100.000, cada visitante merece um beijo pelo carinho e interesse de cada um de vocês! Obrigada pelo prestigiamento diário, motivo que me leva a postar todos os dias e assim criar laços de amizade e cumplicidade com todos vocês!

14 de dezembro - Aniversário de Cascavel

Imagem - Marcelo Pinheiro Hubie
14 de dezembro. Hoje Cascavel completa 57 anos. Uma jovem e promissora cidade que acolhe a todos os forasteiros atraídos por suas promessas de trabalho e prosperidade. A Prefeitura de Cascavel e diversos órgãos públicos municipais não realizarão atendimento nesta segunda-feira (14). Ficarão fechadas as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e USF’s (Unidades da Saúde da Família). Os programas e serviços da Secretaria de Saúde, além das Farmácias Populares I e II não prestarão atendimento. A Farmácia Básica I realizará plantão das 14h às 18h e a Farmácia Básica II das 8h às 12h. Os serviços de Urgência e Emergência: Siate, Samu, PAC’s I e II e a Vigilância Epidemiológica (Viep) terão atendimento ininterrupto. O telefone para contato com a Viep é 9971-0295. A Vigilância Sanitária realizará plantão, das 7 às 19 horas, pelo telefone 9978-0076. As escolas municipais farão reposição de aula na segunda-feira (14). Das 60 escolas apenas 15 não irão repor aulas neste dia. Os ônibus do transporte público irão funcionar em escala de horário normal. O comércio lojista atenderá normalmente no dia de hoje, em horário especial de Natal, das 9h às 22h. Em compensação ao feriado municipal, os comerciantes dispensarão seus funcionários nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2010 (Carnaval). Essa programação está disponível na Cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho 2009/2010 (Sindilojas / Sindeccascavel). Já as agências bancárias não estão abertas. De qualquer forma, um agradecimento silencioso ao município que me acolheu e onde crio meus filhos, sempre na esperança de dias cada vez melhores para todos que aqui residem.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Música de hoje - Mariah Carey

I Want To Know What Love Is

Liberada a venda do 1º transgênico brasileiro

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou ontem a liberação comercial do primeiro transgênico desenvolvido com participação nacional, uma soja tolerante a herbicida, produzida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a multinacional alemã Basf. A nova variedade, resultado de dez anos de pesquisa, deve concorrer com a soja Roundup Ready (RR) da Monsanto, até então a única liberada para comércio no País. Além do mercado nacional, a liberação abriu caminho para o registro do produto em mais de 20 países produtores de soja e seus derivados, entre eles a China. (Estadão) Leia mais

Doentes vão à Justiça por um fígado

Pacientes que aguardam um transplante de fígado estão recorrendo à Justiça para ter direito ao órgão sem respeitar a lista de espera definida pelo Ministério da Saúde. O fato é inédito no sistema atual de organização da fila, que desde 2006 leva em conta a gravidade do estado de saúde e pretendia também reduzir conflitos. Antes da alteração, a lista seguia a ordem cronológica de inscrição do paciente e era comum doentes graves recorrerem ao Judiciário para não morrerem esperando. (Estadão) Leia mais

Ao invés de sapato, miniatura de ferro

Imagem - EFE
O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, de 73 anos, foi agredido por um popular neste domingo, logo após um comício na cidade de Milão. Um homem jogou uma miniatura de ferro no rosto do premiê, que ficou com a boca e o nariz sangrando, olhando para as câmeras com um ar atordoado. O agressor, identificado como Massimo Tartaglia, de 42 anos, foi imediatamente detido pela polícia. O boletim médico indica que o premiê sofreu uma "pequena fratura" no nariz e teve dois dentes quebrados, além de sofrer lesões nos lábios. (Estadão) Leia mais

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Ayrton Senna - O melhor de todos os tempos

Os anos passam , mas o talento e a magia de Ayrton Senna continuam vivas nas memórias dos especialistas, pilotos e ex-pilotos da Fórmula 1. Na quinta feira (10), a revista inglesa Autosport elegeu o inesquecível tricampeão como o maior piloto de todos os tempos da categoria. A votação contou com a participação do astro alemão Michael Schumacher. Mas os sete títulos conquistados na Fórmula 1 não foram suficientes para superar Senna na eleição. (MSN Esportes)

Confira AQUI a lista dos melhores pilotos da história da F1 e suas posições

PSC de Cascavel confraterniza com seus afiliados

Ontem à noite (10) o PSC de Cascavel reuniu representantes locais e afiliados para uma confraternização no restaurante M9 Grill. Presentes ao evento, o ex-prefeito de Cascavel Lísias de Araújo Tomé e sua esposa, Rosiméri Tomé, cujas presenças eram aguardadas por membros do PSC e simpatizantes. Os discursos tradicionais deram espaço primeiramente ao saboroso risoto à italiana servido aos convidados e muito elogiado pelo jornalista Luiz Nardelli. Quanto ao slogan do partido "Um novo caminho", apenas uma observação: não acredito em caminhos novos e sim em maneiras diferentes de se caminhar. Desejo sorte sobretudo ao presidente do PSC Jovem, Diego Gomes, a quem agradeço o convite de ontem e elogio publicamente pela sede de trabalho e talento em agregar jovens para o despertar de uma consciência política que possa se materializar em atitude e empenho em prol de uma sociedade ávida por seriedade e ética na vida pública.

Jairo e o programa "Opinião"

O jornalista Jairo Eduardo comanda diariamente o programa de entrevistas "Opinião", transmitido pela Tarobá Cabo, canal 18, sempre com assuntos diversos e interessantes. Participei ontem (10), em companhia da presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel (AEAC), Marli Aoki, para falar sobre o artigo "O Marketing da Paixão" publicado aqui no blog esta semana. Um abraço ao amigo Jairo e um agradecimento especial pelo prestigiamento em seu programa.

Equipe de programa de TV sofre atentado em Campo Mourão

Uma equipe do programa "Campo Mourão Urgente", da região centro-oeste do Paraná, foi alvo de atentado nesta madrugada. O editor e o cinegrafista trabalhavam na edição do programa independente, que é apresentado pela TV Carajás, quando duas pessoas, ocupando uma motocicleta, deram pelo menos quatro tiros contra o veículo do programa e a casa onde estavam. Um dos tiros atingiu de raspão o abdome do editor Leonardo Augusto, de 17 anos. Há quatro dias na cidade, ele disse que tinha trabalhado apenas em matérias amenas e acredita que seja alguma forma de intimidação, mas em relação à equipe antiga. Casado há um mês e meio, com a mulher grávida, ele já fez as malas e está voltando para Maringá. A produtora Rita de Cássia Santos disse que o programa tem pegado pesado contra o tráfico de drogas. (Yahoo)

Torcedores utilizaram internet para combinar ação em Curitiba

Torcedores do Coritiba usaram a internet para combinar a invasão de campo no estádio Couto Pereira, no último domingo, segundo a Polícia Civil do Paraná. Dezoito pessoas ficaram feridas em confronto após a partida com o Fluminense, que marcou o rebaixamento da equipe para a Série B. De acordo com as investigações da polícia, o site de relacionamentos Orkut foi um dos espaços virtuais usados por torcedores para fazer ameaças e anunciar, por integrantes da organizada Império Alviverde, que o gramado seria invadido. As mensagens foram anexadas ao inquérito policial aberto para investigar o tumulto. Duas pessoas já foram presas e cerca de 30 prestaram depoimento. (Folha ) Leia mais

Ex-produtora de programa de TV do ex-deputado Wallace Souza, é presa no AM

Vanessa Lima, ex-produtora do programa de TV "Canal Livre", apresentado pelo ex-deputado Wallace Souza, foi presa na tarde de ontem (10), sob acusação de associação para tráfico de drogas. A produtora era responsável pelo programa de Souza, que está sendo investigado por supostamente estar relacionado à encomenda de assassinatos para exibição no programa apresentado por ele. A atração era tão popular, que levou Souza ser o deputado mais votado do Amazonas nas últimas eleições. A acusação contra a produtora partiu de Patrícia Almeida, irmã de um traficante da região, preso no Mato Grosso do Sul.Já o ex-deputado Wallace Souza está preso desde o mês de outubro e teve seu mandato cassado pela Assembleia Legislativa do Amazonas. (Portal Imprensa) Leia mais
Imagem - Reprodução/Portal Amazônia

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

9 de dezembro - Dia Internacional Contra a Corrupção

Campanha injusta essa. Se o Brasil é corrupção, parafraseando a música de Ana Carolina - como lutar contra um gigante? Esse câncer espalhou-se de tal modo pelo país que a ONU sequer imaginava o trabalhão que teríamos em alavancar esta luta. Mas, como a esperança é a última que morre...

Rascunho de acordo climático privilegia países ricos

Um documento produzido pela Dinamarca e distribuído a um seleto grupo de diplomatas como um rascunho de declaração final levantou polêmica e expôs as intenções dos países industrializados na 15ª Conferência do Clima (COP-15) das Nações Unidas, ontem, em Copenhague. Além de reduzir as obrigações dos países ricos, a proposta aumenta o peso sobre as nações em desenvolvimento. Fixa uma data - a ser negociada - para que as emissões de gases-estufa atinjam seu pico e cria metas de redução do desmatamento até 2020. Países emergentes, como Brasil, China e Índia, discordam disso e só se comprometem com medidas voluntárias. O texto também sugere que só países "mais vulneráveis" seriam beneficiados com repasses de recursos de países ricos, discussão revelada pelo Estado. (Estadão) Leia mais

Como o Natal está chegando...

Imagem - Sérgio Lima/Folha
... Brasília se encarrega de antecipar os presentes natalinos aos brasileiros. Uma surpresa atrás da outra! Mal dá tempo de nos recuperarmos de uma e lá vem outra! Viver no Brasil é como andar numa montanha-russa. A última da capital federal é contada por Felipe Coutinho e Adriano Ceolin em reportagem publicada nesta quarta-feira na Folha . De acordo com a matéria, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), teria escondido a nomeação da irmã em seu próprio gabinete. Ana Maria de Costa Bastos, de 67 anos, trabalhou no Senado entre 2005 e 2008, quando foi exonerada por meio de um ato secreto. E agora, como fica o argumento do presidente da Casa após enfatizar que NUNCA contratou parentes? Resolva isso, Noel...

Casamento de fachada

Por fora, vocês são o casal 20. Mas dentro de casa a história é outra
Quem olha de fora pensa que vocês são o casal 20: felizes, bem humorados, carinhosos, parecem saídos de um comercial de margarina. Mas dentro de casa a situação é outra: olhares enviesados, impaciência e cama só para dormir. Estamos falando dos casamentos de aparência ou de fachada, quando os amigos pensam que tudo anda às mil maravilhas, mas o relacionamento homem e mulher já foi pras cucuias.
Leia mais no Bolsa de Mulher

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O Marketing da Paixão - por Soraia David

De tudo o que escrevem por aí sobre o amor, não concordo apenas com uma coisa: ele não é fortuito.

Cansamos de ler crônicas e ver filmes onde casais se esbarram em filas de supermercados ou se entreolham em sinais de trânsito, sendo acometidos, de súbito, pela paixão. É o marketing do século: o amor inventado por roteiros de comercias e novelas. Dá um trabalhão manter a serenidade depois de ver algo assim! Mais complicado ainda é disciplinar a mente e processar que a realidade exige muito mais de nós, mulheres e homens em busca do ideal de amor. Mas o que é que buscamos mesmo? Arnaldo Jabor não soube responder à questão levantada por Roseli Sayão há 4 anos. “O que a mulher busca em um homem?” Seu modesto silêncio foi interpretado como sinal de sabedoria. Talvez seja isso. Devemos nos manter calados ante tais interpelações. Mas mulher é bicho inquieto e alguma coisa aqui dentro teima em repetir a pergunta, estendendo-a também ao sexo oposto – E o homem, o que busca em uma mulher? Não, pelo amor de Deus não respondam que procura apenas sexo, seria óbvio demais – por mais que o óbvio precisa ser dito - a natureza os fez muito mais exigentes do que uma rápida análise possa mostrar. Estudos antropológicos, psicológicos, de toda sorte e especificidades acabam por rotular sempre o homem como a figura do macho, criado e educado para cumprir suas funções de provedor e conquistador. Passam-se décadas e a mulherada inverte um pouco a situação, conquistando mais que um respeitável lugar no mercado de trabalho, chamando para si responsabilidades que outrora lhe eram inimagináveis. É. Os tempos mudaram. Mas e a essência humana... Mudou também ou apenas acompanhou as “estranhezas” do tempo? O que realmente queremos além de pagar nossas próprias contas e ser dona do próprio nariz? Que nariz, cara-pálida? A mulher moderna é dona de seu próprio (?) bumbum (mesmo que seja siliconado), de seus peitos – milimetricamente planejados e de suas expressões faciais, congeladas pelo milagre da ciência que retardou os efeitos do tempo... Quanta bobagem! Fico me perguntando até quando buscaremos a eterna fonte da juventude para manter o marketing do século – aquele, do início do texto, que trata da paixão e do amor prontos, que podem ser adquiridos na padaria da esquina ou na mesa de um bar, enquanto bebemos com amigos. Acreditar que nossas vidas possam ser mudadas da noite para o dia em virtude de outra pessoa, é atrasar o relógio da própria felicidade. Que tal aproveitar melhor seus momentos com as pessoas que estão aí, pertinho de você, enriquecendo seu cotidiano com suas presenças alegres e contagiantes? Dê um tempo para o amor. Com um pouco de sorte, ele pode chegar mais tarde ou quem sabe, simplesmente retornar com outra roupagem.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Música de hoje - Djavan

"Se" / "Sina"

Ousada ou recatada? Que tipo de mulher eles preferem: as santas ou atiradinhas?

Na intensa procura pela tampa da nossa panela, chega um momento, geralmente na hora do banho - entre o xampu e o condicionador -, em que a gente esfrega a cabeça e se pergunta:
" Afinal, o que os homens querem? Uma mulher comportada ou uma mais atirada? Cara de santa ou roupa de atrevida? Uma mulher cheia de atitude ou aquela conhecida pela fama de difícil?"
O banho termina e as dúvidas, não. Depois eles reclamam que a gente demora tanto a se arrumar... (Bolsa de mulher) Leia mais

O futuro do Brasil e o de Lula - por Miguel Reale Júnior

Em 1982, Lula, candidato ao governo do Estado em disputa com Franco Montoro, tinha como propaganda o slogan "vote em um homem como você". Perdeu a eleição. Nas seguintes disputas, para a Presidência da República (uma contra Collor e duas contra Fernando Henrique), apresentou-se como alguém oriundo da classe trabalhadora, suado, de roupa esporte, sem cuidado maior com a aparência. Perdeu as eleições. No pleito consagrador de 2002 foi diferente. Não se mostrou como "um homem igual a você", caro eleitor, mas, obedientemente, foi submetido a repaginamento por um personal stylist, por obra do seu marqueteiro, e vestido de executivo, com ternos e gravatas impecáveis, personagem acima do homem comum, digno de ser votado para presidente. O seu inegável carisma teve de ser repaginado de modo a que a imagem gerasse o reconhecimento de que poderia vir a ser o supremo magistrado da Nação, um homem que não era comum. Conforme correu o exercício da Presidência, porém, Lula sentiu-se cada vez mais livre para se desvestir da roupagem de executivo, para voltar a ser ele próprio o comunicador da Presidência, sem porta-voz, porque ninguém como ele sabe falar com o povo, com a maioria dos brasileiros. A cada ano Lula foi se sentindo mais seguro para usar expressões chulas, reincidir nos erros gramaticais, dizer impropriedades a mancheias, a ponto de se transformar em costume falar o que bem entende. É o pitoresco, o exótico, admitido e concedido a quem tem imensa popularidade. Esse quadro de alta popularidade permite, agora, ao presidente ser não apenas um "homem como você", brasileiro das classes C e D, mas romper com todas as liturgias do cargo, sendo cada vez mais seduzido a mostrar que um homem comum pode "chegar lá". Assim, o presidente permite-se todas as liberdades. O Lula é capaz de dizer, por exemplo, que o mensalão - cuja denúncia foi bem lastreada e recebida em larga decisão fundamentada pelo Supremo Tribunal Federal - não passou de uma tentativa de golpe de Estado, com a infiltração de agentes da oposição nas hostes petistas para comprometer os ingênuos companheiros em tramoias arquitetadas para derrubá-lo. Antes dissera que de nada sabia, depois que errar é humano e os amigos deveriam ser perdoados. Agora vem a tese conspiratória, a demonstrar ter-se liberado absolutamente para proclamar o que sua ampla imaginação criadora lhe inspira, sem censura alguma. Em outro exemplo, pode-se mesmo dizer que o presidente emite ideias sem pudor, como na explicação dada à formação de alianças com as forças menos respeitáveis da nossa vida política. Em entrevista, Lula disse: "Quem vier para cá não montará governo fora da realidade política. Se Jesus Cristo viesse para cá, e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão." Assim, sua declaração, de duas décadas, de ser o Congresso formado por 300 picaretas, a traduzir um juízo com rigor moral, amainou e transformou os picaretas de ontem, a serem expungidos, nos Judas de hoje, a serem chamados para fazer coalizão. Mesmo ainda preso a ressentimentos - pois justifica qualquer crítica como "inveja dos poderosos por verem um trabalhador na Presidência" -, Lula agora sente a mais plena liberdade em razão da popularidade alcançada, a ponto de desfazer da verdade, inventando conspirações alucinadas, ou de defender a desnecessidade de moralidade na vida pública, ao instituir a regra da acomodação ao espírito rasteiro prevalecente de colocar o interesse pessoal de poder acima do interesse público, mediante acordos espúrios com políticos sequiosos de poder para fins egoísticos: os Judas, hoje discípulos, mas amanhã traidores. Assim, misturam-se forças negativas e positivas no mesmo saco, tornando a política inodora e insossa, sem diferenças, a fazer-se o diferente igual. Basta verificar a base aliada, composta por muitos próceres políticos que ontem eram oposição ao PT, ministros do governo de Fernando Henrique, que "nada fez em comparação com o atual", segundo mantra repetido à exaustão, para constatar a prevalência do adesismo. A consequência é o desfazimento da vida democrática, formada pela contraposição de visões, graças à mitificação de um líder que dissolve valores morais e desconsidera fatos evidentes, para a doce imposição de uma unanimidade de interesse. Qual será o futuro da Nação neste panorama? Lula crê, como acreditava Ademar de Barros, outro falastrão, poder eleger um poste, mesmo num país com apagão. Mas terá surpresas numa base aliada composta por vários Judas, cujo interesse é se eleger deputado ou senador, pouco importando estar diretamente no poder central, pois sempre irá negociar com esse poder, na obtenção de vantagens. A reforma política começa pelo exemplo de exigência de firmeza de posições, por isso a legitimação da coalizão com Judas é desastrosa para o futuro de nosso país. Embora a mudança do sistema eleitoral e dos partidos possa até ajudar, o principal está no exemplo a vir de cima. Manter o PT no poder interessa aos milhares de companheiros colocados nos inúmeros cargos em comissão, criados como "nunca antes neste país", mas não é, a meu ver, uma questão de vida ou morte para Lula. Qual o futuro de Lula? Com a repercussão internacional, muito em vista de sua pessoa carismática, com o charme de ser, aos olhos do Primeiro Mundo, o primeiro operário na Presidência, Lula aspira a posições no concerto internacional. Não interessaria mais o que se dá na nossa terrinha. Importa promover seu reconhecimento internacional, aspirando à posição de secretário-geral da ONU ou ao Prêmio Nobel da Paz. Se assim for, Lula não deixará de conceder a extradição de Battisti para a Itália, a fim de não criar arestas com a comunidade europeia. Será Lula lá fora. (Estadão)
** Miguel Reale Júnior, advogado, professor titular da Faculdade de Direito da USP, membro da Academia Paulista de Letras, foi ministro da Justiça

"Façam a reforma agrária que o MST desaparece" (Stédile)

O líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile foi entrevistado ontem (06) pelo jornalista Kennedy Alencar. Na sabatina, Stédile afirmou que os atos de vandalismo do movimento são casos pontuais e que se a política fosse estimular a violência, "o país já teria pegado fogo". "Façam a reforma agrária que o MST desaparece", resume Stedile. O líder do MST ainda criticou o governo Lula pela lentidão no processo da reforma agrária e disse que ele "perdeu uma oportunidade de ser mais ousado" no começo do mandato".
Veja a entrevista na Folha

Tsc, tsc...

Imagem - Célio Messias/AE
Ontem, (06) enquanto os torcedores do Flamendo faziam a festa com a conquista do hexacampeonato brasileiro, a torcida do Coritiba, no estádio Couto Pereira na capital do estado dava uma lição de como não agir quando seu time perde. Coisa feia! Aparecer nos noticiários como irracionais que não aceitam um resultado negativo - bota negativo nisso (rebaixamento) - e ativar policiais e seguranças num duelo em pleno campo de futebol. Depois tenho que aguentar piadinhas sobre o comportamento dos torcedores da Fiel! Lembrando aqui que conduta agressiva e vergonhosa não é prerrogativa de time algum. Aqui no Paraná também tem arruaceiros, infelizmente!

sábado, 5 de dezembro de 2009

Beto Richa canta... E encanta

Não escondo de ninguém minha predileção por Álvaro Dias (PSDB-PR) no comando do governo do Paraná; seu passado político como governador e a atuação no Senado justificam meu posicionamento. Mas o prefeito de Curitiba soube cativar e angariar a simpatia de internautas, haja vista o vídeo abaixo, onde o tucano Beto Richa soltou a voz no ritmo de uma das canções mais bonitas que conheço do gênero sertanejo. Gostei de ver sua espontaneidade, uma vez que as más linguas dizem por aí que o moço com pose de galã não é dado ao domínio da oratória - aquela que persuade e convence - e se prende às falas programadas por sua assessoria. De qualquer modo, Beto Richa, O Belo, surpreendeu pelo momento "pop" em evento político e merece seu destaque como vídeo da semana. (Vídeo You Tube)

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

"Estamira" - Um mundo não tão distante...

Ontem, durante a aula de Fotojornalismo, assisti ao documentário feito por Marcos Prado* em 2004 intitulado "Estamira", que apesar de um pouco cansativo – pelas repetições da personagem – é extremamente interessante. Não é à toa que conquistou 23 prêmios, nacionais e internacionais. “Estamira” mostra a história de uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais e trabalha há mais de vinte anos no aterro sanitário do Jardim Gramacho, lugar esquecido pela sociedade, onde se despejam diariamente toneladas de lixo produzido no Rio de Janeiro. A personagem central prende a atenção do telespectador com seu discurso eloquente, imbuído de filosofia na tentativa de parecer poético. Estamira provoca as pessoas e suas crenças mais profundas de modo agressivo e (in)coerente, confundindo várias vezes seus interlocutores. A podridão do lixo onde Estamira passa a vida se mescla com o passado obscuro e doentio onde mergulha frequentemente. O desequilíbrio mental sem dúvida alguma permeia o pensamento da personagem, mas em seus olhos apagados, é possível vislumbrar certas verdades ao se referir filosoficamente sobre a conduta e sentimento humanos. De resto, incongruência e blasfêmias sobre um poder que ela não compreende, talvez por isso não aceite. Deem uma olhada no trailer abaixo:
*Marcos Prado é fotógrafo e documentarista, diretor dos filmes Estamira, Os Carvoeiros e produtor de Ônibus 174. Como fotógrafo, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o World Press Photo 92 e o Focus on Your World 92, da ONU. Escolhido, em 2002, como Hasselblad Master, Marcos possui fotos nos acervos permanentes do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), do Museu de Arte Assis Chateaubriand de São Paulo (MASP), e do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Música de hoje - Banda Cheiro de Amor

Pensa em mim
(Não é lindinha?...)

Polícia abre inquérito para investigar morte de Leila Lopes

Divulgação
A Polícia Civil afirmou na manhã desta quinta-feira (3) que abriu inquérito para investigar a morte da atriz Leila Lopes, 50, encontrada morta durante a madrugada em sua residência na Vila Suzana, no Morumbi, zona sul de São Paulo. De acordo com a polícia, não havia marca de violência no corpo da atriz, ou indícios de arrombamento. Gaúcha de São Leopoldo, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), Leila Lopes fez sucesso na TV ao interpretar a professorinha Lu, na novela "Renascer", de Benedito Ruy Barbosa, em 1993, além de participar de outras novelas na Globo, como "Tropicaliente" (1994), no qual vivia a personagem Olívia, e "O Rei do Gado" (1996), novela na qual interpretou a socialite Suzane. Em maio do ano passado, a atriz causou polêmica ao lançar seu primeiro filme pornô, "Pecados e Tentações". (Folha)

Senado aprova divórcio direto em votação em 1º turno

Contrariando o desejo da Igreja Católica, o Senado aprovou ontem, em primeiro turno, por 54 votos a favor, 3 contrários e 2 abstenções, a proposta de emenda à Constituição que facilita o divórcio. O texto do deputado Sérgio Carneiro (PT-BA) suprime a exigência de prévia separação judicial por mais de um ano ou de comprovada separação de fato por mais de dois anos. A votação em segundo turno ocorre na semana que vem. (Estadão) Leia mais

Buemba! Brasília está um "Deus nos Arruda"! - por José Simão

Aqui no Brasil é assim, morreu, virou piada. E vocês sabem o que o Lombardi cantou quando chegou no céu? "Silvio Santos vem aí"! Rarará!

Agora, vamos pra piada pronta porque lá em Brasília está um "Deus nos Arruda". Aquele político que escondeu dinheiro na meia, o Leonardo Prudente, é autor de uma lei chamada "Nota Legal". Só se for a de cem, né? Rarará. Olha a prova aí:

Agora lá em Brasília assaltante não fala mais "mãos ao alto". Agora é "meias pra baixo". Rarará.

E o DEM mudou de nome de novo: agora vai ser RECEBEM. Rarará.

E o Simão lembrou que tem a frase do dia, que resume tudo o que acontece na política: "O DEM leva na meia, o PT leva na cueca e o povo leva no rabo". Rarará.

E agora uma charge que explica essa mudança da cueca pra meia, na hora de guardar o dinheiro. E outra que fala mais do Arruda com o "paineltone", olha aí:

Na opinião do Simão, o próximo vídeo que devia aparecer era de uma gostosona guardando o dinheiro no cofrinho! Rarará. E olha mais uma charge aí:

Assista ao Monkey News da UOL

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Mais uma da série: Brasil, o país dos escândalos políticos

Imagem - Celso Júnior/AE
Manifestantes carregando um caixão invadiram a Câmara Legislativa do Distrito Federal nesta quarta-feira, 2, em protesto contra as denúncias de corrupção que envolvem o governador José Roberto Arruda (DEM) e o vice Paulo Octávio, acusados de comandar um esquema de corrupção em que estariam envolvidos também deputados distritais, secretários do governo e empresários. Os dois seguranças que tentavam conter os manifestantes não resistiram. Um deles teria ficado ferido. Os manifestantes usavam megafones e gritavam "Arruda na Papuda" - uma referência ao principal presídio do Distrito Federal - e "PO no xilindró", em referência a Paulo Octávio. Estudantes que protestaram contra o então reitor da Universidade de Brasília (UnB) Timothy Mullholand, acusado de corrupção, participaram do ato. Eles afirmam que ficarão acampados no plenário da Câmara como fizeram na UnB. Além do caixão, os manifestantes depositaram no plenário uma caixa de madeira que dizem ser uma "Caixa de Pandora" (nome da Operação da Polícia Federal que investiga o esquema de corrupção). No objeto, há palavra "DEM" e uma tradução: "Dinheiro escondido na meia". (Folha) Leia mais

Padre que casou dois homens em PE diz que pensava ter casado marido e mulher

Dois homens se casaram em uma cerimônia religiosa no último dia 21 em Caetés, no interior de Pernambuco, e agora são acusados pela igreja de tentar enganar o padre. O religioso afirma que não sabia que a noiva, na verdade, era um homem, e afirma que vai anular a validade da cerimônia. Vestido com um longo branco de cauda alugado para a ocasião por R$ 400, o travesti Rogério da Silva, 26, conhecido como Paloma, afirma ter realizado um "sonho de criança" ao se casar na igreja. (Folha) Leia mais

Comissão do Senado aprova PEC do Diploma

Na tarde desta quarta-feira (2), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 33/09, que restabelece a obrigatoriedade do diploma em Jornalismo para exercício da profissão. A PEC recebeu voto contrário de dois senadores, sendo do presidente da CCJ, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), e de seu colega de partido, senador Antonio Carlos Magalhães Júnior (BA). Agora, a PEC, de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), segue para votação no plenário da Casa. Antes da votação, o senador Aluísio Mercadante (PT-SP), questionou a inclusão dos chamados colaboradores no relatório do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). Segundo Mercadante, os serviços destes profissionais, os quais atuam na maioria dos casos como articulistas, devem ser permitidos. Após a observação de Mercadante e a inclusão do tema no relatório, a PEC foi levada à votação e aprovada em poucos minutos. (Portal Imprensa)

Pedro Simon - "Este é o país da impunidade"

Imagem - Geraldo Magela
Primeiro senador a discursar na sessão deliberativa de ontem (1º), Pedro Simon (PMDB-RS) voltou a afirmar que a população brasileira não deve esperar nada do Congresso Nacional, da Presidência da República e do Judiciário no que se refere ao enfrentamento da corrupção. Para ele, a população precisa se mobilizar e pressionar para combater a corrupção e outras práticas que impedem o desenvolvimento do Brasil.
"Se a sociedade não se empolgar, se a sociedade não participar, se a sociedade não estiver presente não vai acontecer nada. Daqui não sai nada! "
Palavras ditas em plenário por um parlamentar. Precisa comentar?

Rede privada de saúde poderá atender casos de urgência do SUS

O Plenário do Senado aprovou ontem (1º) o substitutivo da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) ao projeto de lei da Câmara (PLC 69/01) que determina que o atendimento de urgências e emergências médicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), seja prestado pela iniciativa privada, mediante ressarcimento, quando o SUS não tiver condições de garantir assistência. A proposta é de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), apresentada quando ainda era deputado. Como o texto aprovado foi um substitutivo, deverá passar por uma votação suplementar. (Agência Senado) Leia mais

Voz de Silvio Santos, Lombardi morre aos 69 anos

A voz que sempre acompanhou Silvio Santos se calou na manhã desta quarta-feira (2). Luiz Lombardi Netto, que foi locutor oficial dos programas do dono do SBT durante anos, faleceu em sua casa, na cidade de Santo André. De acordo com informações do irmão do locutor, Reinaldo Lombardi, ele foi encontrado pela esposa, Eni, morto na cama. E, segundo relatos da empregada, Lombardi não acordou. Reinaldo disse ainda que, ao saber da notícia, Silvio Santos cancelou uma gravação que aconteceria nesta manhã. Ele soube da fatalidade a caminho do SBT. Chegou à emissora com a cara séria e abatida. O locutor não sofria de nenhuma doença. Por este motivo, ainda não se sabe a causa da morte. (msn) Leia mais

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Robin Williams faz piada com Rio de Janeiro

Uma piada de mau gosto mostrou que os americanos ainda não engoliram o fato de o Brasil ter vencido a disputa para sediar a Olimpíada de 2016. O ator Robin Williams demonstrou rancor e desdém ao citar a razão de o Rio de Janeiro ter sido escolhido ao invés da cidade de Chicago. Em entrevista ao apresentador David Letterman, o ator declarou que o Brasil venceu por ter levado mulheres e drogas como "representantes" a Dinamarca, local da disputa realizada em outubro. "Chicago levou Oprah Winfrey [apresentadora] e Michelle Obama para o dia da escolha da sede olímpica. O Brasil levou 50 strippers e meio-quilo de pó. E isso não é justo", disse o ator, logo em sua primeira fala no programa. (msn)

Roberto Carlos acerta com o Corinthians

O lateral-esquerdo Roberto Carlos confirmou, nesta terça-feira, (1º) que já acertou com o Corinthians. Em entrevista à Rádio Record, o jogador revelou que já assinou um contrato por um período de dois anos e avisou que deverá se apresentar no próximo dia 20, quando se desligará oficialmente do Fenerbahçe, da Turquia. (Estadão)

Relator do processo de expulsão contra Arruda renuncia após 30 minutos na função

Escolhido pela cúpula do DEM para relatar o processo de expulsão do governador José Roberto Arruda (DF) do partido, o deputado federal José Carlos Machado (DEM-SE) renunciou ao posto meia hora depois de aceitá-la. Maia alegou não ter condições técnicas para a função, e sim formação cartesiana (ele é engenheiro). Fica a pergunta: se o parlamentar admite não ter condições/capacidade para relatar um procedimento político-administrativo, como pleiteou um cargo para deputado federal?
Leia mais na Folha online