Diferentemente dos oito anos da gestão Lula, que escolheu sua equipe baseado no critério da proximidade, agora as correntes internas do partido pretendem ter mais influência.
A corrente majoritária do PT, a CNB (Construindo um novo Brasil), com cerca de 60% de espaço no diretório nacional, seguirá com a maior fatia da Esplanada. Lula pertence a essa ala, além do presidente do PT, José Eduardo Dutra, do ex-ministro José Dirceu e de atuais Guido Mantega (Fazenda), Paulo Bernardo (Planejamento) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais). (Coturno Noturno) Leia mais
Chiste, repassando:
ResponderExcluirDilma pretende centralizar tudo nela, até a Economia e isto me faz lembrar um filminho do passado não muito distante:
O ex-ditador de Uganda, Id Amim Dada quando assumiu ao poder centralizou tudo nele e achava as soluções fáceis inclusive obrigava o responsável pelo Tesouro a emitir cédulas, sem lastro, para reforçar o caixa do país. Quem não obedecia suas ordens, era eliminado, corpo ia para geladeira para ser servido em banquetes: a antropofagia era pratica comum na tribo de Id Amim.
Então...
ResponderExcluirO fato de Dilma não pertencer a nenhuma corrente, facilita a chegada do partido até ela, e impossibilita uma eventual "centralização" por parte da mesma. Uma outra coisa a ser levada em consideração, é que a atual direção, onde a CNB(Zé Dirceu) tem maioria, estendeu o mandato da atual gestão para quatro anos; para que dessa forma Dilma possa realizar uma transição de governo mais "calma". O PED(processo de eleição direta) do partido que deveria ser no fim de 2011, será somente em 2013.
Zé Dirceu e seu grupo(CNB), provavelmente perderão a maioria do Diretório Nacional na próxima disputa interna. Articulação de Esquerda, puxada por Lindberg Farias(Senador eleito pelo Rio de Janeiro), e a Mensagem, puxada por Tarso Genro(Governador eleito pelo Rio Grande do Sul)irão compor a maioria da Direção do Partido. Na disputa pela presidência em 2014, teremos uma direção renovada, e fortalecida.
Não sei se para tristeza, ou alegria, dos oposicionistas, teremos nesse próximo mandato, certamente, um governo mais PETISTA.
Quanto aos Ministérios, em 2012 a pasta dos Esportes estará com o EX-Cara Pintada, na cota da Articulação de Esquerda. Ele terá muito trabalho pela frente, com WORLD CUP, e Jogos Olímpicos se aproximando.
No mais, "Blasé" pra oposição.
Na entrevista de ontem Marília Gabriela deu a entender que a guerrilheira vai comandar o barco furado do qual o molusco pensa que é comandante. Por mim, podem se matar por causa do poder pois é só isso que a quadrilha do PT visa.
ResponderExcluirJota/CVEL