segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

S.O.S. Tomazina

As imagens são assustadoras e os depoimentos de quem perdeu tudo na enchente ocorrida no último fim de semana em Tomazina, norte do estado, tristes. Lamentavelmente a força da natureza não poupou ninguém; o Rio das Cinzas transbordou e com suas correntezas arrastou o que encontrou pela frente: casas, eletrodomésticos, móveis e a esperança de muitos tomazinenses. Na cidade faltam água e alimentos. Com a enchente, o Rio das Cinzas inundou as instalações usadas para fazer captação de água, danificando equipamentos e instalações elétricas. A Sanepar não tem previsão de quando terá a unidade reconstruída e encaminhou para cidade dois caminhões-pipa para buscar água em Conselheiro Mairinck e Siqueira Campos e, assim, garantir o abastecimento de cerca de 9 mil habitantes da cidade. A população, assustada, espera pela ajuda de quem está no poder. Ironicamente estamos em ano eleitoral, provavelmente aparecerão inúmeros candidatáveis que irão prestar o devido auxílio, mas espero também que a sociedade civil do Paraná colabore com nossos irmãos que nesse momento, encontram-se em desespero. Esse mesmo Paraná que enviou até o último dia 28, 18 toneladas de donativos ao desabrigados do Haiti, tem por dever moral, estender as mãos aos que necessitam de alimentos, móveis, materiais de construção e se possível, palavras de estímulo e confiança para reconstruírem suas vidas. Vídeo/ RPC

15 comentários:

  1. MEUS SINCEROS SENTIMENTOS A TODOS OS TOMAZINENSES! SE PUDESSE ESTARIA LÁ, DE MANGAS ARREGAÇADAS AJUDANDO! FORÇA, ÂNIMO, SEU JOSÉ, DONA CRISTINA E TODAS AS VÍTIMAS DESSE EPISÓDIO TERRÍVEL NO NOSSO PARANÁ!

    ResponderExcluir
  2. Muchiba2.0 agora diz:

    Muito triste Soraia, e saber que há outros municípios sofrendo também com a falta de estrutura para abrigar esses coitados. Isso aí vai é virar palanque pra muito safado político!

    ResponderExcluir
  3. Que não se perca a esperança por dias melhores, eles virão com certeza para esse povo querido de Tomazina. Força, fé, coragem...

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga, que coisa triste! Havia visto a matéria de sábado na tv mas não imaginei que fosse tão grave! Um abraço fraternal a todos os amigos da cidade de nossa querida Soraia!

    Profª Silvia/Mª Luiza/CVEL

    ResponderExcluir
  5. Que todos sejam confortados e abençõados por Deus.

    ResponderExcluir
  6. Soraia,
    Com o coração contrito observo as imagens e os comentários sobre a nossa cidade natal, tão querida Tomazina.
    Deus coloca suas mãos protetoras sobre todos os que sofreram com a enchente, e certamente, mais florida e alegre, será nossa terra!

    Athos.

    ResponderExcluir
  7. sou tomazinense ,mas hoje moro em jacarei,beijos a todose desejo a todos osenhor jesus abençõe a todos.

    ResponderExcluir
  8. Todos dizeram que sentem muito e que Deus abençoe os que moram e sofreram em Tomazina.
    Ok, o que vamos fazer para ajudar os que necessitam neste momento imediatamente? Ficar de joelhos nas igrejas esperando que Deus vai mandar comidas, aguas, roupas, etc???
    Soraia tem uma conta num banco para depositar para primeiros necessidades?
    Dizem que ajuda que o povo contribuiu para Santa Catarina no passado não chegou ate hohe, esqueçam do governo, entidade, etc.
    Vamos por em pratica, Tomazina precisa de dinheiro para comprar agua, comidas, roupas,tijolos , telhas, etc
    Nada de ficar doando roupas velhas,geladeiras quebradas e brinquedos que seus filhos não querem mais.
    Soraia vamos? Estou dentro e conta comigo.
    Anda logo antes que o povo esquece da tragedia como se não fosse de nossos irmãos.

    ResponderExcluir
  9. A todos que postaram aqui... Obrigada pela solidariedade!

    Dra. Hi; entrei em contato com amigos de Ctba que movimentam-se em uma campanha para arrecadar donativos: assim que tiver os dados necessários, informarei aqui. Esta foi a intenção desde o começo: chamar a atenção para o momento difícil que passam não só tomazinenses mas outros paranaenses também e AJUDAR NA PRÁTICA. Aguardem outras informações!

    ResponderExcluir
  10. Concordo! Se houver um modo de ajudar, mesmo estando longe tbem pretendo ajudar! Vou esperar pelas informações sobre nº de c/c pra ajudar, Soraia! (Solidário/Oeste)

    ResponderExcluir
  11. Estou muito, mais muito triste mesmo.Moro em São Paulo e tenho muitos familiares e amigos em Tomazina e todos os anos passo o carnaval aí. INFELIZMENTE não vou esse ano devido a tragédia que ocorreu. Estou mandando ajuda através da minha família e rezando pra que tudo volte ao normal.Gostaria que vocês continuem nos deixando atualizados sobre tudo.
    TOMAZINA a você todo meu amor...Cidade que escolhi por opção pra amar e não por imposição.

    ResponderExcluir
  12. TOMAZINA - DOAÇÕES - ENCHENTE

    Prezados amigos de Tomazina, nos ajudem a ajudar os desabrigados de nossa cidade. O nr. da conta para doações é 10.000-5, Agência 4.786-4 Banco do Brasil. Por favor nos ajudem e se possível divulguem esta conta.

    ResponderExcluir
  13. Nasci em Tomazina tenho muitos familiares lá e uma casa para passar as féria na avenida em frente ao rio que foi inundada.Aqui em Ctba nos organizamos e já mandamos 02 caminhões com roupas e movéis para os nossos irmãos tomazinenses

    ResponderExcluir
  14. e soraia k pena k vc e umas das pocas boas pessoas k esiste. pork tomasina ta uma porcaria des da enchente nao se viu mais nada de prefeitura tem caussamento parado campo sem arruma prainha destruida e tudo isso ja fais 1 ano e mole kem kis arruma suas casa teve k paga sendo k veio um monte de dedinheiro para tomasina isso e uma vergonha tenho ate vergonha de ser tomasinensse mais uma enchente dessa nosso prefeito fica milhonario a ea saude entaum ta uma bosta so tem morcego la no posto de saude a e tabem ja perdemos duas ambolancia por causa de motorista irresponssavel e kem comanda e pior ainda sao tudo farinhs do mesmo saco isso e tomasina mais tem muinto mai podre do k voces imaginam obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Amo Tomazina de Paixão, mas com certeza estarei orando para que Deus tenha misericorxia do povo que sofre com as cheias.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!