quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia do Jornalista é comemorado nesta quarta

O Dia do Jornalista é comemorado no Brasil nesta quarta-feira, 7, em homenagem ao jornalista João Batista Líbero Badaró, brasileiro de origem italiana, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, no dia 7 de abril de 1830, durante uma passeata de estudantes em comemoração aos ideais libertários da Revolução Francesa.
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) prepara manifestações para esta quarta, a entidade definiu com os sindicatos, reunidos no Conselho da Entidade, dia 27/03, a agenda de atividades, que tem como objetivo a aprovação das Propostas de Emenda Constitucional (PECs), que tramitam na Câmara e no Senado, em favor da exigência do diploma de jornalismo para o exercício da profissão.
“Todos os sindicatos estão preparando atividades. O eixo disso é a nossa luta pela exigência de diploma para atuar como jornalista. Estamos organizando manifestações junto ao Parlamento, Assembleias, junto aos deputados”, explicou Celso Schröder, vice-presidente da Fenaj.
De acordo com Schröder, a ideia da entidade é chamar a atenção para o debate sobre a profissão. “O dia vai ser lembrado pela reivindicação da categoria. Existe um silêncio da grande mídia sobre esse assunto. A ideia é construir esse debate via imprensa alternativa e furar um pouco isso, além de dar ritmo aos nossos trabalhos na tramitação das PECs”.
No sindicato de Brasília, por exemplo, as atividades se concentrarão no Congresso Nacional, pela aprovação das PECs. Do outro lado da polêmica que envolve o diploma, o sindicato dos jornalistas de Santa Catarina realizará um seminário para debater a filiação de jornalistas sem formação superior específica. (A Notícia, por Izabela Vasconcelos)

4 comentários:

  1. Parabéns querida!!!!
    Por ter se lembrado desta classe que ultimamente esta tão desvalorizada, apesar de que nós (jornalistas) sabemos o grande temos para a sociedade e para a história da humanidade!!!
    Gostaria de trocar ideias e informações com vc.
    Meu e-mail é flaviafarias.jornalista@gmail.com
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Registrado, Flávia! Grande abraço pelo dia de hoje e obrigada pela visita! Esteja sempre por aqui, ok?

    Abraço tb!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo nosso Dia, esta classe tão mal defamada , porém se não fossemos nós não haveria história . Bjocas.

    ResponderExcluir
  4. Deixando de lado as "reinvidicações" e "mal defamada", faço votos de que os jornalistas aprendam a escrever corretamente, pelo menos. Que o seu dia seja de libertação das peias do analfabetismo cultural e ideológico e passem a espelhar em seus atos apenas a LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

    Rodrigues

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!