quarta-feira, 9 de junho de 2010

"Depósito de gente" esconde ex-moradores pobres na Cidade do Cabo

A 30 km do novíssimo estádio de Green Point, o assentamento improvisado de Blikkiesdorp está separado da Cidade do Cabo pela enorme pista do também novíssimo aeroporto local. Parece feito sob medida para não ser visto pelos milhares de torcedores que rumarão direto do terminal de desembarque para as muitas atrações da cidade mais turística do país da Copa do Mundo. Para seus 3.000 residentes, a Copa é uma maldição. Por causa do evento, dizem, foram removidos das áreas centrais da cidade e jogados no que chamam de "depósito de gente", ou "campo de concentração". (Folha) Veja o vídeo
A propósito, isso me lembra a conversa que tive ontem com irmã Lúcia, uma missionária que viveu por dez anos na África, convivendo de perto com a MISÉRIA daquele povo. Segundo a freira, que assistiu a matéria exibida recentemente pela TV Globo sobre a Copa do Mundo, "aquilo não é a África... A África vai muito além do que foi mostrado. Não é pobreza, é miséria."

2 comentários:

  1. Normal... por aqui vai acontecer algo parecido... uma senhora maquiagem! E vai ficar mais ou menos o que ficou do Pan... um estádio sub-utilizado e uma cratera no orçamento.

    ResponderExcluir
  2. Nando (danado!) Sumido da Silvaaa! Saudade de vc!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!