segunda-feira, 7 de março de 2011

Campanha "Assista Estamira ao invés de Surfistinha"

Vou lançar a campanha: Assista "Estamira ao invés de Bruna Surfistinha!" Muito melhor e mais enriquecedor (em todos os aspectos!). “Estamira” mostra a história de uma mulher de quase 70 anos de idade que sofre de distúrbios mentais e trabalha há mais de vinte anos no aterro sanitário do Jardim Gramacho, lugar esquecido pela sociedade, onde se despejam diariamente toneladas de lixo produzido no Rio de Janeiro. A personagem central prende a atenção do telespectador com seu discurso eloquente, imbuído de filosofia na tentativa de parecer poético. Estamira provoca as pessoas e suas crenças mais profundas de modo agressivo e (in)coerente, confundindo várias vezes seus interlocutores. A podridão do lixo onde Estamira passa a vida se mescla com o passado obscuro e doentio onde mergulha frequentemente. O desequilíbrio mental sem dúvida alguma permeia o pensamento da personagem, mas em seus olhos apagados, é possível vislumbrar certas verdades ao se referir filosoficamente sobre a conduta e sentimento humanos. De resto, incongruência e blasfêmias sobre um poder que ela não compreende, talvez por isso não aceite. Deem uma olhada no trailer abaixo:

*Marcos Prado é fotógrafo e documentarista, diretor dos filmes Estamira, Os Carvoeiros e produtor de Ônibus 174. Como fotógrafo, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o World Press Photo 92 e o Focus on Your World 92, da ONU. Escolhido, em 2002, como Hasselblad Master, Marcos possui fotos nos acervos permanentes do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), do Museu de Arte Assis Chateaubriand de São Paulo (MASP), e do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

3 comentários:

  1. Fica um tanto mal contada essa estória da tal Estamira. Se ela tem problemas mentais, como é que consegue induzir as pessoas "a repensar o mundo dentro da cosmovisão de uma catadora de lixo!?
    Mal forçada a indução do espectador. Não convence a pensar os que PENSAM.
    Quanto aos que PENSAM QUE PENSAM, não posso fazer nada, está cheio de intelectualóide movido a álcool e LSD por aí.
    Perdão, mas esta é a minha forma de encarar esse tipo de "assunto", muito adequado a regabofes aos sabires e vapores de caipirinhas e cervejas chocas...
    Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Sra. Estamira,de disturbios mentais não tem nada, pelo contrario, Sra. Estamira tem opinião,pensa e conclue das coisas que vê.
    Sra. Estamira está acima dos 90% dos nossos governantes.
    E Marcos Prado, após ganhar tantos premios, deve ter ganhado dindim tambem, ele dividiu com Sra. Estamira? que deu a chance para ele ser "reconhecido?".

    ResponderExcluir
  3. Bom, antes de mais nada, é preciso "aceitar" o próximo, ao menos, tentar compreender o diferente, somente dessa forma pode-se chegar a um mínimo entendimento sobre Estamira.

    Difícil pensar no insuportável de se viver, em muitos casos, mais difícil ainda aceitar uma realidade tão distante. Triste ver o descaso humano.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!