terça-feira, 28 de junho de 2011

1º casamento gay no Brasil acontece no interior de SP

Foto - Reprodução/TV Vanguarda
Ontem, 27, a Justiça de São Paulo converteu a união estável entre o cabeleireiro Sérgio Kauffman Sousa e o comerciante Luiz André Moresi, no primeiro casamento civil gay do Brasil. Fernando Henrique Pinto, juiz da 2ª Vara da Família e das Sucessões de Jacareí, oficializou o casamento, convertendo a união estável em casamento entre duas pessoas do mesmo sexo. De acordo ainda com o TJ e a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT), é o primeiro caso de casamento civil homoafetivo no país.

4 comentários:

  1. Poxa! Não vejo a hora de ir a primeira festa de casamento gay.

    ResponderExcluir
  2. Negativo! Essa não foi a primeira união gay, outras já houve aqui no Brasil. Essa associação aí está fazendo marola.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Vamos lá! Em São Paulo, o primeiro registro oficial em cartório de UNIÃO ESTÁVEL entre homossexuais data de 17 de junho de 2003 - segundo a Associação da Parada do Orgulho GBLT.

    Se for considerada a cerimônia de casamento religioso, há casos mais antigos, como o de Mott, que oficializou em 88 sua união com Marcelo Cerqueira.


    No dia 10 de abril de 2008 houve uma grande divulgação da mídia sobre a oficialização da união estável e uma cerimônia religiosa entre o jornalista Felipeh Campos e o produtor de moda Rafael Scapucim, mas não se tratou, em nenhum dos casos acima mencionados, de cerimônia civil,ou conversão de união estável em casamento. Mas a informação pode estar equivocada, Rodrigues. Se descobrir algo a respeito, por favor, informe-nos.

    ResponderExcluir
  4. Soraia, você como sempre acerta na mosca. É isso mesmo, mas há vários outros casos de que não tenho mais lembrança (não se esqueça de que estou ficando velho e a memória falha - muitas - vezes. Quando eu caçava veados no Mato Grosso, sempre se ouvia falar de casos assim, sem ninguém querer confirmar para não passar por entreguista... geralmente um dos cônjuges fazia o papel da noiva e tudo passava batido (a grana corria solta, com a conivência das famílias envolvidas. Sei lá, pode ser coisa inventada para salgar um pouco mais as piadas de alcova).

    Rodrigues

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!