terça-feira, 26 de julho de 2011

Agora, Maria Callas...

La Mamma Morta é uma ária de ópera de 1896, Andrea Chénier por Umberto Giordano. É cantada pelo papel de Maddalena di Coigny (soprano).  Um breve resumo da trama:

A história se passa durante a Revolução Francesa. O título da ópera é também o nome do personagem principal, André Chénier, um poeta e crente no amor e na liberdade. A história começa no Château de Coigny.

O outro papel é de Gérard, um servo, que secretamente ama Maddalena. Gérard mais tarde se junta ao reinado de terror de Robespierre. Eventualmente, Chénier e Maddalena se apaixonam. Gérard prende Chénier (que se opõe ao reino de terror) - mas poupa Maddalena. Infelizmente para Gérard, Maddalena escolhe morrer com Chénier ao invés de viver sem ele. Ambos são enviados para a guilhotina.

A ópera é, obviamente, mais complexa, mas esta é a essência dela. "La mamma morta" também é cantada por Maria Callas no filme de 1993, "Filadélfia", com Tom Hanks e Denzel Washington. A cena em que Hanks escuta e interpreta esta ária é fenomenal e contribuiu para o que lhe valeu um Oscar por seu papel no filme. ´

É a interpretação que mais gosto de Callas. Bem-vinda, bem-vinda nesta tarde de terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação em meu blog!