sexta-feira, 1 de julho de 2011

Da hipocrisia e pessoas falsas

Convivi e por muitos anos, com pessoas incrivelmente dissimuladas. Explico. Aquelas que nos induzem a falso julgamento. A amizade e o carinho demonstrados ao longo de muito tempo de convívio caíram por terra tão logo as máscaras foram arremessadas ao vento. Ah, o tempo... Esse senhor fantástico e sábio a quem o ônus da culpa sempre é endereçado e não se furta de apresentá-lo...!

O lado bom disso tudo é que você aprende a dar valor ao que/quem realmente interessa e tem validade nessa vida - amigos leais, verdadeiros, que lhe aceitam como você é e que demonstram em suas ações, muito mais que oportunismo ou casualidade. Esse é o lado gostoso ao mudarmos radicalmente de vida.

E ela é generosa - a vida! Recompõe-se, regenera-se tal qual células mortas para dar lugar a novas, mais estáveis, promissoras e saudáveis, promovendo nosso bem-estar e confiança imediatos! Por isso, transcrevo aqui as palavras de um amigo, ditas há pouco dias enquanto trabalhávamos:

Um brinde ao que deu certo, ao que não deu em nada. Um brinde ao caminho incerto, às pessoas erradas. Um brinde a tudo que acontece, ao que nunca vai acontecer. A tudo que mudou, e a tudo que nunca vai mudar. Nem sempre ando entre os meus iguais, nem sempre faço coisas legais, me dou bem com os inocentes, mas com os culpados me divirto mais. São conscientes, não são hipócritas. Não falam dos outros ao meio-dia para cear com eles à meia-noite. Isso é desprezível.

Pois é, desprezível e merece ser deixado de lado e esquecido. O passado podia ter razões lindas para ser cultuado no presente, mas a falsidade (graças!) não impera mais.

É bom demais olhar nos olhos de certas pessoas e saber exatamente quem são. Vibro com isso! Me faz lembrar de meu avô Elias, árabe ortodoxo cuja sabedoria e caráter são escassos nos dias de hoje - "Fuja de quem não consegue te olhar nos olhos".

Lição aprendida, meu avô. Com apenas uma diferença: não fujo. Desprezo-as.

Beijos e abraços calorosos aos amigos queridos do blog nesta sexta-feira fria e chuvosa em Cascavel! Tenham um ótimo fim de semana!

3 comentários:

  1. Anônimo disse...
    Isso ai So So, disse td!
    Boa sexta pra vc tbm, lora

    Sil

    ResponderExcluir
  2. Realmente. Nada como olhar nos olhos.

    Bom fim de semana pra você, Soraia.

    ResponderExcluir
  3. Soraia, não é por acaso que a palavra "hipócrita" venha do grego "hypocrites" (= por baixo da máscara)...

    Rodrigues

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!