sexta-feira, 19 de junho de 2009

PROERD Cascavel - Uma boa notícia

No programa de hoje conversei com o instrutor da PM de Cascavel, Ramos, com a professora Veronice e a aluna Gabriela da 4ª série do Ensino Fundamental do colégio Francisco Vaz de Lima do bairro Interlagos, sobre o Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência (PROERD), que contempla alunos da rede privada e pública na cidade há 9 anos. As aulas semanais sempre ministradas por um instrutor da PM vêm se mostrando imprescindíveis no calendário escolar, auxiliando na educação como forma de prevenção das drogas e da violência causada por tal câncer social. O interessante é como as professoras da já citada escola resolveram ganhar o interesse da criançada: organizaram uma competição intitulada "Soletrando" - em referência ao programa global existente comandado pelo excelente Luciano Huck - onde os competidores precisam ficar afiados nos vocábulos atinentes aos perigos do mundo das drogas e à ortografia, dicção, pronúncia e demais regras gramaticais. Temas transversais tratados com muita criatividade por professoras municipais para auxiliar o trabalho dos policiais militares. Que fique registrado meu contentamento e congratulação pela atitude do corpo docente da escola do Interlagos e do empenho do soldado Ramos, que é um apaixonado pelas ações que faz. E que o governo do estado do Paraná e nossos representantes políticos tenham vergonha na cara e invistam mais no efetivo policial, uma vez que temos apenas CINCO instrutores para atender cerca de 60% das escolas da cidade - e os outros 40%? Um projeto que comprovadamente deu certo merece a seriedade e boa vontade do governo.

11 comentários:

  1. SS, sugiro que deve fazer maior campanha contra uso de drogas nas escolas particulares, com certeza a incidencia é maior, na sua iniciação,continuação e a manutenção nas escolas particulares .
    Os pais acham que estão "educando" seus filhos dando roupas de marcas, carros, festas, celulares, etc e pagando mensalidade do colegio particular, na verdade eles empurram as obrigações deles para as escolas e colegas.
    Nunca ouvi de um pai dizer que meu filho está usando a droga e a culpa é minha, sempre dizem que quem induz a droga é amigos e colegas...me poupem.
    99% da culpa é dos PAIS (antigamente eu dizia que os pais tem culpa em 50%), pois se os pais ensinarem os filhos, separar bem do mal,mesmo que seus filhos andem com os drogados e traficantes, não seriam usuarios.
    Não me digam que eu não posso falar, porque não tenho filhos.

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  2. Hi, só pelo fato de não ter filhos você não está impedida de se posicionar contra a violência.
    Entretanto, eu me pauto mais ou menos pela linha apontada pela educadora Roseli Sayão que estabeleceu limites bem claros entre a competência da escola e o papel de pais e alunos.
    As escolas tentam, malandramente, transferir para os pais a tarefa da educação formal da escola, pretendendo que eles fiquem na posição de fiscais das atividades dos alunos fora da escola.
    A educadora é de opinião que a ESCOLA é que deve responder pelo papel dos alunos.
    Seja escola pública, seja escola privada, a relação interpessoal é da mesma qualidade. Assuntos didáticos, pertencentes à escola, NÃO CABE aos país sequer interferir. Gostem ou não os diretores e orientadores pedagógicos (seja lá o que isso for), a responsabilidade no aprendizado das matérias curriculares é DELES. É um pacto que só cabe manter entre alunos e escolas.
    Penso como Rosely Sayão que se trata de uma aberração isso de escola mandar bilhetes para os país através dos filhos sobre o comportamento deles em sala de aula.
    Se a escola não tem competência para cuidar dos assuntos para os quais ela existe, então, a meu ver, melhor que se fechem as portas e cada professor e orientador educacional vá para a roça cuidar de galinhas e porcos no chiqueiro. Nem deveriam ter postulado emprego numa entidade educacional.

    Rodrigues

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  3. Uma hora dessa alguem vai me mandar euzinha voltar de onde morava hehehehehe
    Pois lá onde nasci heheheheheh, nos primeiros dias de aulas na escola primaria, minha mãe ficava na janela da sala de aulas para acompanhar o meu comportamento e a quailidade da professora...e fomos aprovadas pela minha mãe hehehehehe
    Minha sala tinha 95 alunos de 6 a 7 anos,minha professora sabia os nomes dos pais de todos os alunos, ela conferia as lições de casa diariamente aluno em aluno e corrigia, quando precisava falar alguma coisa com os pais do aluno, ela mandava bilhetes,enfim os pais tinham interesse na educação dos filhos e a professora participava.
    Detalhes:os professores são valorizados e o salario deles são compativeis com as responsabilidades deles.
    Em vez de me mandar voltar, que tal implantar a educação que deu certo?
    Sou sonhadora...

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  4. Hi, no mundo inteiro a escola, de alguma forma, vem cumprindo seus objetivos. Se você ler algum comentário de um americano sobre a má qualidade do ensino deles é porque eles sim, buscam sempre o aprimoramento. Por isso, o que era ONTEM para eles não interessa mais hoje. Eles, como cidadãos, EXIGEM que o governo zele pela melhora constante.
    E lá, como o contribuinte é que manda, não tem esse negócio de autoridade aparecer na televisão para se gabar de que "nunca antes na história dexxte paíxxx....".
    Se autoridade aparecer na televisão para fazer discurso demagógico, é pra levar tomate, torta e ovo podre na cara.
    Educação que dá certo é educação para valer, não desvio de verbas. Em países sérios, isso dá demissão sumária de autoridade e cadeia.

    Rodrigues

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  5. Pois é tio Zé,maioria dos estudantes americanos não sabem onde fica capital do pais.
    Claro que governo tem papel e função dele na educação.
    Mas estou comentando sobre A educação ,continuo achando que A educação essencial e fundamental na formação das crianças,devem ser feitos em casa.
    Tio, leio pouco sobre educação americano,mas eu sei que na ultima decada, os alunos que tiveram as melhores notas são coreanos ou judeus,com certeza foram meritos dos pais dos alunos.
    Tio não fica nervoso que aumenta as rugas hehehe

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  6. chiste, diz:

    Soraia, as escolas pecam ao não formar cidadãos para o mundo: preocupam-se em aulas técnicas de computação e esquecem que as crianças dominam a nova tecnica desde o berço e o principal, que é o uso ético, moral deixam de lado. Exemplifiquei computação mas em todas as matérias as escolas procuram o caminho do mais fácil das teorias técnicas, no lugar de preparar pessoas para agirem e interagirem como bons cidadãos.

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  7. ( Esto postando um dos resultados do Trabalho do Proerd na cidade de Cafelandia nesse semestre. Sd Fernandes Schu)

    ESCOLA MUNICIPAL THEOFÂNIO AGAPITO MALTEZO
    CAFELANDIA-PR

    Aluna: NAARA CARVALHO, 4ª Série “F”
    Professora HILDA DEON
    Instrutor Proerd Fernandes A. Schu

    “O PROERD NA MINHA VIDA ”.

    Quando eu estava na 3º serie queria que o tempo passasse mais rápido para que eu fosse para 4º serie. O final do ano chegou e eu fui para a 4º série. No começo desse ano queria que o tempo passasse para que eu fosse para a próxima série.
    Foi então que começamos a ter PROERD.
    Fiquei tão contente e aprendi tanto que não queria mais que o tempo passasse.
    No primeiro dia do Proerd o Soldado Fernandes Schu nos falou sobre os combinados Proerd.
    Ele nos ensinou a tomar decisões certas e saudáveis.
    Nos fez refletir sobre o cigarro, a maconha, o álcool e inalantes.
    Aprendi a reconhecer o verdadeiro amigo com o Policial Fernandes.
    A Cabo Leoni é um amor e é muito animada.
    Eu adorei Proerd, por isso o titulo do meu texto é “Proerd na minha Vida”.
    Que Deus abençoe a todos nós!!




    CAFELANDIA, 30 DE JUNHO DE 2009

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  8. ESCOLA MUNICIPAL THEOFÂNIO AGAPITO MALTEZO
    CAFELANDIA-PR

    Aluno: KAIO ARLEI STRELOW, 4ª Série “C”
    Professora MARCIA KAMMER
    Instrutor Proerd Fernandes A. Schu

    “O PROERD”.

    O Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência – Proerd, com certeza não ajuda só os alunos, mas também a família toda.
    O PROERD vai me ajudar no futuro, pois ele ensina a verdade, como sair de situações de risco, como manter o controle e como manter a saúde.
    É tão bom saber que eu fiquei 10 semanas estudando como as drogas podem nos tornar infelizes.
    É muito importante ficar longe das Drogas porque elas só trazem o mal a infelicidade e até a morte e com a violência a gente não consegue chegar a lugar nenhum.
    As Drogas só nos fazem perder a família, os amigos e não faz mal só a quem usa, mas também ao que está ao seu lado, quem o ama.
    No Proerd eu aprendi que o cigarro e a maconha é prejudicial a todo corpo principalmente aos pulmões, que o álcool pode causar problemas nos rins e que a gente sempre deve escolher nossos amigos.
    “Educai as crianças e não será preciso punir os homens”.


    CAFELANDIA, 30 DE JUNHO DE 2009

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  9. Assistindo ao "Profissão Repórter" da TV Globo de ontem (30/06) sobre o mundo do crack em SP, a história de jovens e crianças mergulhados no universo obscuro e solitário da dependência química, posso dizer que fiquei profundamente angustiada com a matéria, sabendo que aqui em Cvel vivemos uma realidade bem parecida. Por isso, sinto-me feliz com o convite para participar da formatura PROERD na cidade de Cafelândia, no dia 02/07/2009. Desejo aos formandos e responsáveis pelo projeto um futuro brilhante e distante das drogas!

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  10. que horas vai ser? a formatura do proerd de tarde?

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  11. eu sou aluna proerd gostei do seu blog, mais queria que se possivel, vc conseguir ponhar trechos ou pelo menos o nome dos alunos(as) que conseguiram se destacar nas redações proerd mais assim mesmo o seu blog é muito bom, se vc conseguir ponhar a minha sugestão eu agradeço
    um bj myriam e escola maximiliano colombo cascavel-pr

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Obrigada por sua participação em meu blog!