quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ficção x Realidade = Política x Cultura

Em uma comunidade do orkut, há alguns meses, fui duramente criticada por comentar sobre o filme The Stoning of Soraya M. (trailer abaixo). O filme denuncia a forma injusta como as mulheres são tratadas em diversos países islâmicos fundamentalistas. No caso, além do absurdo da pena em si, ainda havia o agravante de Soraya ser vítima de uma armação.
Agora, o mundo volta os olhos para a iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, acusada do mesmo crime. Abaixo, o link sobre a matéria que informa a movimentação de personalidades para comover o governo daquele país, além do pedido via internet para que o presidente Lula interceda pela iraniana junto ao "amigo" Ahmadinejad. E agora, Luiz Inácio?
http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/07/ligalula-contra-apedrejamento-no-ira/

4 comentários:

  1. Soraia, eu entendo perfeitamente o que se passa, valendo entretanto lembrar que até mesmo as mulheres iranianas apoiaram a queda do xá Reza Pahlevi e a volta às tais tradições muçulmanas. As próprias mulheres quiseram a volta ao uso do schador. Deu no que deu.
    Vai ser difícil dar um fim ao regime iraniano que, ao meu ver, é mantido até com o apoio dos
    Estados Unidos (embora pareça contradição, embora tenha sido até hoje base das relações entre os Estados Unidos e os regimes de força mundo a fora - "he is a son of a bitch, but he is OUR son of a bitch" - ele é um filho da puta mas é o NOSSO filho da puta.
    Não vamos nos iludir com as aparências, o regime iraniano È apoiado pelos Estados Unidos.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao Lula se manifestar a respeito do assunto, é preciso uma coisa que o Lula não tem - hombridade e caráter ilibado.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. É Lamentável me deparar com notícias como essa,e também com comentários como os que aqui foram postados.
    Em tempos onde valores como : honra,justiça, e lealdade estão esquecidos, o que vejo em tudo isso, nas entrelinhas, é uma tentativa de denegrir o regime iraniano.
    A mídia ocidental segue em sua "cruzada" contra a República Islãmica do Irã,enquanto aqui no Brasil,em nossa "democracia fracassada" o número de mulheres que sofrem violência doméstica somente aumenta;sem citar outras coisas mais,e valores perdidos.
    Em um mundo de BILONTRAS,onde virtudes viram defeitos, e os valores são invertidos o tempo todo; o justo torna-se o BESTIALIZADO.
    "Vida longa ao grande Ahmadinejad."

    ResponderExcluir
  4. Joga pedra na Geniii!
    Fiquei sabendo que o Lula correu, ñ vai se meter na questão do outro lado! Engraçado, como vai pedir voto pra uma mulher se ñ quer interceder pela vida de outra?

    Joga pedra na Geniii!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!