segunda-feira, 6 de junho de 2011

Um exemplo bacana

Foto - Folha do Oeste
Neste fim de semana estive em São Miguel do Oeste, SC. Um comportamento do comércio local me chamou a atenção. Nos supermercados, não há sacolas plásticas disponíveis para o cliente guardar e transportar suas compras. Ou você leva as sacolas recicláveis ou acomoda os produtos no carro. Bastante interessante a forma que a cidade encontrou para conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente, algo que está bem distande de nós, cascavelenses, que ainda cultuamos o hábito das sacolinhas plásticas que demoram mais de um século para se decompor na natureza. Um exemplo que sem dúvida alguma, merece ser difundido e seguido à risca.

9 comentários:

  1. Não vejo em que a falta de embalagens para acomodar as compras seja uma medida elogiável. E se o cidadão não tiver embalagens disponíveis ou mesmo UM CARRO? Seria o caso de comprar um carro antes de ir ao supermercado fazer a féria do fim de semana? Eu tenho uma idéia melhor para o cidadão - NÃO COMPRAR nos supermercados que não forneçam embalagens adequadas. Quer apostar comigo como eles mudam e largam mão dessa frescura ecológica?

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Considero esse raciocínio estreito, caro Rodrigues. É uma medida que visa a conscientização ambiental. Óbvio que o cidadão tem todo o direito de aderir ou não. Questão de escolha e visão de mundo. Circunstância não ter carro? Quem carrega sacolas de plástico pode carregar a reciclável também.

    ResponderExcluir
  3. OK, minha visão de mundo é estreita então. Passar bem, moça!

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei umas sacolas "ecológicas" aqui pra casa. São vendidas em alguns Mercados de minha cidade. Aliás, o antigo Prefeito aqui do Munícipio tentou tomar algumas medidas legais visando estimular o desuso das sacolinhas plásticas, porém, por algum motivo não obteve sucesso. Mas, de qualquer forma um pequeno passo foi dado aqui. Minah Cidade é Nova Iguaçu-RJ.

    ResponderExcluir
  5. Meu querido Rodrigues,

    Não, sua visão de mundo é absolutamente irrestrita, ampla e sabe disso. Pensar que iniciativas como a supracitada são insignificantes ou que de algum modo causam incômodo às pessoas é que me parece estreito demais. E passo bem, sim, sempre, na cia de pessoas queridas, como vocês, amigos do blog!

    É isso aí, Paula! O lance é ser "diferente". Nas videolocadoras há algum tempo dispenso as sacolinhas plásticas. No supermercado, começarei a ter o mesmo hábito!

    Tom, por quais motivos será que o prefeito daí não obteve sucesso? Já que está envolvido com o diretório do PT, poderia alavancar uma ação como esta, que tal? Assim, poderia dizer que o PT fez algo de bom por aí... (não leve a mal, rs)

    ResponderExcluir
  6. Rs... Soraia, como eu disse antes: "um pequeno passo foi dado aqui na Cidade." Bom, quanto aos motivos que impossibilitaram Lindberg Farias, então Prefeito, hoje Senador, de avançar mais nesse aspecto, talvez, um deles possa ter sido o fato de que os "aristocratas" iguaçuanos o tinham como "radical" demais (rs...). Ademais, posso lhe garantir que foi o melhor prefeito que a Cidade já teve. Foi voar mais alto; deixando o povo com saudades, e os "aristocratas" em festa.

    De qualquer forma, o Diretório do PT iguaçuano estará promovendo um ciclo de dedebates, envolvendo os divesos segumentos do Partido, e deles serão retirados documentos elaborados por cada coletivo(Ambientalista, LGBT, juventude, etc...) a serem encaminhados aos nossos Parlamentares. Enfim, como Secretário de Organização do PT iguaçuano, posso garantir que idéias voltadas a proteção do Meio Ambiente não ficarão de fora. Ok, Soraia. Rs...

    ResponderExcluir
  7. Ah, não. Propaganda do PT aqui, não!

    Dei uma sugestão apenas! Ideias, projetos e programas eleitoreiros estão fora de questão aqui. O que conta é a ação, como esta da pequena cidade catarinense. Sem alardes, sem propagandas, apenas atitudes que estão fazendo a diferença.

    ResponderExcluir
  8. Soraia, foi você que "cutucou.". rsrs...

    ResponderExcluir
  9. Soraia, sem quere "abusar", mas, eu não poderia deixar de sugerir que viessea homenagear o Campeão da Copa do Brasil 2011. O Trem Bala da Colina volta de sua terra com uma conquista que, fará com que o Rio amanheça mais belo, com Cruz de Malta PRA TODO LADO. =)

    Ps> Seu segundo time, se não me falha a memória. rsrs...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!