quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Cãoterapia é destaque do Medicina & Saúde

Melhor dizendo, Lassie é o destaque! 

Conheci Lassie há poucos dias, a golden retriever que foi doada para o projeto "Cãoterapia" da FAG e treinada para trabalhar com crianças em seu processo de recuperação. Dócil e extremamente atenta, Lassie desperta a curiosidade e o carinho dos pequenos pacientes assim que a conhecem. Foi em uma das sessões de terapia assistida por animais desta semana, que conheci Emanuel, de 12 anos, com síndrome de Down e que frequenta a TAA há 3 meses. As terapias realizadas com animais na FAG E APAE de Cascavel - a Equoterapia - são os destaques do Medicina & Saúde deste sábado, que vai mostrar como os animais podem ser excelentes agentes terapêuticos e sociais!

Lassie descansa após sessão de terapia com Emanuel, enquanto recebe meu afago.

6 comentários:

  1. Duas notícias diametralmente opostas em seu blog: a primeira, falando do Rottweiler arrastado por uma caminhonete pelas ruas de uma cidade paulista, no comando da caminhonete um desqualificado moral da pior espécie que se jactava de ser dono do animal. E o rotweiler não sobreviveu a esse relacionamento...
    De outro lado animais participando ativamente na recuperação da saúde de dezenas de crianças numa instituição de saúde. Cada vez mais eu faço opção pelos animais. Muito oportunda esta sua postagem...
    Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Apenas à guisa de esclarecimento, não se trata de cãoterapia, mas de CINOterapia... apenas para constar....

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Rodrigues, é verdade... Estou convicta das inúmeras benesses que esses seres maravilhosos proporcionam à raça humana. Precisamos tratá-los com a dignidade que merecem! Quanto à sua observação (nomenclatura da terapia) também pensava assim, mas fui informada que é ultrapassada - cinoterapia. O termo empregado atualmente é Terapia Assistida por Animais (TAA), que ficou popularmente conhecida na clínica da faculdade onde é desenvolvido o projeto, como "Cãoterapia".

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. O termo "empregado atualmente" tem conexão direta com a ignorância institucionalizada da língua portuguesa. Apenas isso. Não que tenha caído em desuso como alegam, mas simplesmente uma displicência criminosa quanto às regras escorreitas do idioma.
    Enfim, agora impera a lei do "questão de opinião"...
    Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. Outro dia um ignorANTA(que se acha importante e pré-candidato ao emprego de vereador) disse que existem certas pessoas que gostam e cuidam mais cachorros que da gente.Eu disse ao ANTA que os cachorros nunca esfaqueam quem já cuidou.
    Se não fosse os cachorros e os gatos em casa, dificilmente meus pais estariam tão bem com seus 88 e 92 anos, pois eles se sentem tão uteis cuidando dos bichos, pois eles acham que os bichos dependem deles para sobreviver, não é lindo???
    Meus bichos tem nomes: agashi(senhorinha em coreano), bekgu(9 pontos em branco),Obama,Nevinha(boxer era branco, agora está mais para damalta),gandhi(gato passifico que adora brincar com ratinhos) e Clara(gatinha manchada).

    ResponderExcluir
  6. Dra. Hi, magistral a sua invectiva sobre o político a quem batizou de ignorANTA. Faço apenas um reparo: antas são animais extremamente inteligentes. E úteis. Aliás, os animais reúnem qualidades que os colocam em pé de igualdade com as pessoas mais sábias. Gostei do nome Agashi, obrigado pela lição de coreano...

    Rodrigues

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!