terça-feira, 3 de novembro de 2009

Amiga da onça

Hoje soube de uma conhecida que levou uma 'rasteira' no trabalho. E o que é pior: dada por uma "amiga". Que coUsa feia! Amigas que se dizem "amigas", aquelas com 'A MAIÚSCULA' quando se revelam a pior das traíras - com o devido respeito ao peixe carnívoro de água doce da família dos caracídeos que leva a denominação acima - deveriam ser chicoteadas em praça pública. Costumo dizer que traição de amiga é pior que traição amorosa. Depositamos nossa confiança e repousamos olhos de irmã quando nos deparamos com alguém que se identifica com nosso jeito de ser, de exteriorizar sentimentos e ações, que se apropria de nossa rotina e aos poucos incorpora inclusive, nosso m.o.: ficamos assim, parecidas na essência, mesmo que completamente diferentes externamente. Amigas. A história dessa conhecida me comoveu. Como pode alguém articular e conspirar contra você, justamente você, que deu o apoio e a amizade sinceros nos momentos em que ela mais precisou? Mistério...! Como diria dona Milú, a personagem de Roque Santeiro. A maldade humana não tem cara, traveste-se em máscaras belíssimas que caem quando menos se espera. A vida nos ensina muito, sobretudo quando situações como essa nos acontecem. A essa conhecida, pessoa tranquila, de coração bom e ingênuo, um lembrete: é uma questão de tempo. Aos poucos, as pessoas juntam as peças e percebem que quem fala muito de fulano e beltrano, certamente falará também de sicrano*, e aí, não tem sorriso ou conversa mole que convençam. E não custa enfatizar a lei universal: para cada ação, há uma reação... Ainda que tardia.
* Sicrano - s.m. segunda de três supostas pessoas, a primeira designada por fulano e a terceira por beltrano.

4 comentários:

  1. Conheco bem esse tipo de gente mas comigo ñ tem conversa nem meia chance. A ultima vez que uma amiga dessa tentou me deixar mal diante de amigos fiz a cama dela direitinho! Ate hj esta isolada! Se um dia pedir perdao ate posso perdoar mas vai ter que provar que mudou!

    Nanda

    ResponderExcluir
  2. Eu não faço muita questão de me preocupar com isso. No fim das contas, apesar de umas ou outras rasteiras que a gente leva, restam os verdadeiros amigos e para mim basta saber disso. Rasteira? Pode dar... se eu cair, vai ser uma queda pequena, e terei apoio! Pode ser um pensamento bobo e ingênuo, mas prefiro pensar assim.

    ResponderExcluir
  3. Aui se faz... aqui se paga!

    Tem coisas que vem de Berço!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Soraia, bem que dizem que a vingança é um prato que se come frio...
    Os que me sacanearam ao longo de minha vida estão debaixo da terra. Será que estão bem?
    Tenho dormido o sono dos justos, em cumprimento às Sagradas Escrituras que dizem "Não se ponha o sol sobre vossa ira", o que pode ser interpretado de muitas formas - "não vá dormir com raiva dos seus inimigos", "não vá dormir com os miolos queimando porque foi sacaneado por algum desafeto", "resolva essa pendenga e só então vá dormir"...
    Enfim, estou aqui, vivinho, belo e fagueiro, louco de faceiro e vivendo com tanta plenitude quanto me permite a minha minguada aposentdoria. Quanto aos que me prejudicaram, cada qual morreu de uma forma que mais se adequava a suas bestiais inclinações: atropelamento, derrame cerebral, ataque cardíaco fulminante, abandonado pelos familiares num asilo, afogado com espinha de peixe... glória total... he he he

    Rodrigues

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!