domingo, 15 de novembro de 2009

Mulher fica nua para fazer protesto contra Prefeitura de Curitiba

Foto - Jonas Oliveira
A assistente social aposentada e atriz Salete Arruda, 54 anos, realizou um protesto inusitado na quinta-feira (12) em frente às obras do novo supermercado Angeloni, que será em breve inaugurado no bairro Bigorrilho, próximo ao Batel, na rua Saldanha Marinho em Curitiba. Ela ficou parcialmente nua, pintou o corpo e fez uma atuação performática para chamar a atenção sobre a destruição ambiental que a obra está causando no bairro. (Bem Paraná)
Leia mais

8 comentários:

  1. As árvores que estão morrendo em nada influenciam no meio ambiente e nem trará qualquer consequência a sua erradicação posterior, no lugar delas podendo ser replantadas outras típicas do Paraná.
    Enfim, cada qual usa seu pretexto para exibicionismo e, de quebra, dá seu recado ecológico desinformado, traindo assim sua ignorância a respeito de bioma.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Caro Rodrigues, espero que tenha a oportunidade de ler meu ponto de vista sobre sua opnião. Por algum acaso você pensa que somente as árvores típicas do Paraná neutralizam o CO2 e liberam um O2 mais puro para que você respire? Quantos anos você acredita que levaria para que uma árvore típica crescesse?Você tem noção de quanta área de escoamento estamos perdendo para construirmos? Acredito ser bitolado essa maneira de pensar, "que as árvores que estão morrendo em nada influenciam no meio ambiente e nem tratá qualquer consequência a sua erradicação...'" Você já parou para pensar para onde vai a fauna que ali vivia?Quem sabe, os animais sejam muito bem vindos dentro deste novo empreendimento! Alí mesmo já comercializamos suas peles, sua carne, ou até mesmo os vendemos vivos para viver dentro gaiolas de colecionadores. Acredito que esteja havendo uma invasão!!! Mas não dos bichos...HUMANA. Nós fazemos parte da natureza! E por existir pessoas egoístas, egocêntricas e narcizistas é que não paramos de reproduzir,e infelizmente temos que desmatar cada vez mais para atender as "necessidades" supérfluas dessa população. Pra você pode parecer exibicionismo, mas é preciso de sensibilidade para enteder a atitude dessa mulher. Não acredito que você esteja preparado para julgar a ignorância de alguém com relação a bioma. Estarei aguardando sua visita www.janainacezario.blogspot.com e me desculpe se em algum momento tenha sido indelicada.

    Janaina Cezário

    ResponderExcluir
  3. Janaína Cezário, espero que A SENHORA saiba quanto tempo leva para uma árvore continuar produzindo O2.
    Eu não disse nada de impertinente. Vivi muito mais na mata, em lugares tomados pela mata virgem, do que muitos que frequentam este blog e, acredito eu, muito mais tempo do que muito ecologista tem de vida.
    Conheço o que cada árvore tem de potencial, valendo lembrar que em sua grande maioria as árvores de uma floresta como a amazônica já está tomada por cupins e por isso não realizam nenhuma das funções que se espera de interesse para o meio ambiente.
    Nesse ponto sou tão racional quanto Chico Mendes que acreditava em desenvolvimento sustentado, coisa que a maioria dos ambientalistas nem sabem na prática o que realmente significa.
    Convém acrescentar que árvores plantadas nas ruas, ambiente totalmente estranho à biota a que são de fato destinadas, só têm uma utilidade, amainar a insolação e pássaro nenhum nidifica por lá.
    É besteira defender outra utilidade para árvores que foram feitas para ficar lá, bem no meio de uma porção de outras, e não isoladas no meio de uma rua, supostamente para absorver CO2 e liberar O2. Cada árvore consome à noite a quantidade de oxigênio que libera durante o dia e depois de vivida a terça parte de sua vida "útil" passa a só CONSUMIR oxigênio.
    A maior parte das árvores plantadas dentro de uma cidade estão em ambiente hostil, onde não foram feitas para ficar. É no CONJUNTO das árvores que se realizam todas as atividades que se lhes atribuem.
    Quanto a animais, não espero sinceramente que tenhamos, pacas, tatus, cotias e pássaros morando num determinado local em que o ruído de trânsito, a fumaça dos escapamentos, e a indisponibilidade de ALIMENTOS e água fresca tão necessários aos animais de que você fala, torna o ambiente totalmente inadequado ao desenvolvimento de qualquer biota.
    Árvores plantadas em fila indiana numa rua não contribuem muito para coisa alguma além de amainar o calor e a luz do sol INCLEMENTE.
    Pássaros não fazem ninho no meio da rua, Da. Janaína. Nem à beira de uma calçada.
    Ao contrário do que a senhora imputou a mim, eu sou contrário à captura de animais silvestres. NUNCA eu disse isso.
    Quanto a estar preparado ou não para julgar seja lá o que for, acredito que a senhora tampouco está preparada para me julgar, mesmo porque não me conhece.
    Não aceito tampouco essa tática de sobrar e bater que a senhora usou, justamente por não utilizar sua massa encefálica para algo mais útil do que simplesmente contestar meu ponto de vista.
    Passar bem, Sra. Janaína Cezário.

    Rodrigues

    P. S. - Desculpe se em algum momento tenha sido indelicado.

    ResponderExcluir
  4. Onde se lê sobrar, leia-se SOPRAR. Por supuesto.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. Minha casa se localiza numa esquina com muro de 2,5 metros com trepadeiras, ficou lindo de morrer...ahhhhhhhhhhh
    Um dia meu pai de 90 anos estava podando e deixou meio metro sem podar, quando perguntei, ele pediu para olhar com atenção...havia um ninho com 2 pombinhos...depois de algum tempo, cresceram e voaram, dai meu pai terminou de podar. Não é uma linda historia?
    Pois é, temos que ter bom senso, se perguntar às ecologistas se elas costumam aguar as violetinhas da propria casa...olha sei não, maioria tem vasos com violetinhas mortinhas por falta da agua hehehehehe
    Na minha casa quem cuida das plantinhas é minha mãe de 87 anos que não é ecologista e quem cuida das trepadeiras do muro é meu pai de 90 anos que leva 20 dias para podar todo muro, eles fazem porque gostam e nada para chamar atenção, eles fazem por puro prazer de ver verde e ver pombinhos e pardais voando e cagando em casa.
    Assim vivemos felizes para sempre, cada um fazendo papel de andorinha numa floresta.
    Fim.com.br

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por DIVULGAREM A LUTA QUE NÃO É SÓ MINHA.
    No meu quintal aindq tem um dos troncos de uma das tantas árvores que morreram, foram retiradas ou perderam galhos. Dizem que são árvores com mais de meio século!!! E a reposição só começou depois da performance.
    E POR FAVOR - ENTENDAM - ALGO FICOU NO MEIO DO QUESE CHAMA BARULHO EM COMUNICAÇÃO.
    MEU PROTESTO NÃO É CONTRA O HIPERMERCADO OU O PROGRESSO!!!
    E contra a falta de planejamento por parte da prefeitura e o não cumprimento do que foi acordado em todas as reguniões ONDE SÓ CONSEGUÍMOS O MÍNIMO PARA DIMINUIR O IMPACTO DE TANTO CIMENTO!!!
    PROGRESSO NÃO É MORTE!
    Progresso é outra coisa!
    E se a praça Batel TOMABADA foi partida ao meio para fluir o trânsito que já estava ruim - me responda por favor?
    COMO PODEM LIBERAR 3 GRANDES OBRAS para a mesma região? Sabem o tamanho e a circulação de carros e CAMINHÕES que cada uma terá em nosso bairro?
    Os que me CRITICAM NÃO SABEM NÃO!
    Se soubessem estariam chorando pois um canto fúnebre está sendo entoado para o Batel e o Bigorrilho. Quero ver quem vai destar o nó que está sendo dado no trânsito já congestionado.
    E qual a razão de não aproximar GRANDES EMPREENDIMENTOS DOS MAIS POBRES? Terão sempre que se deslocarem - EM GERAL FEITO GADO OU PIOR - em ônibus lotado para que áreas mais ricas tenham seus escravos? Pois é. Desculpem o desabafo. Mas o MUNDO NÃO CAMINHE NESSE SENTIDO DE EMPILHAR PESSOAS E OBRAS de tal forma que o CIDADÃO seja expulso e no lugar da nossa ECOLÓGICA CURITIBA - se PLANTE UMA SÃO PAULO!
    E sbem que AINDA NÃO TEMOS A CORTINA VERDE DE ÁRVORES NATIVAS QUE NOS FOI PROMETIDA?
    Quando as árvores serão plantadas conforme nos foi apresentado o projeto em reunião oficial?
    E quem vai fiscalizar a CIRCULAÇÃO DE GRANDES CAMINHÕES QUE QUEBRAM OS GALHOS DAS ÁRVORES E RACHAM AS NOSSAS CASAS BEM NO CORAÇÃO DO BATEL E DO BIGORRILHO?
    POr favor: os que tem CONSCIÊNCIA NÃO DESISTAM e os que ainda não estão CIENTES do que está acontecendo com a nossa bela cidade - pensem um pouco em todos. A prefietura está pedindo que os quintais sejam preservados. Mas o que ela nos dá em troca. PROGRESSO SEM CONTROLE QUE TRAZ JUNTO A POLUIÇÃO, O BARULHO.... bem na nossa cara sendo que o instatuto da cidade foi feito apra impedir isso? Progresso seria a LOJA DE PRIMEIRO MUNDO COM ESTACIONAMENTO DE SUPERFICIE QUE NOS FOI APRESENTADA ANTES DA ELEIÇÃO. Foi por isso que não nos mobilizamos na época. O que nos foi dito não era um MEGAEMPREENDIMENTO numa zona residencial de no máximo 2 pisos. Mas repito:
    NÃO ESTAMOS CONTRA O ANGELONI. Até evitamos alguns transtornos conversando e recebí convite para a inauguração.
    ESTAMOS CONTRA CERTAS ATITUDES DE PESSOAS QUE SÃO NOSSOS FUNCIONÁRIOS E OCUPAM CARGOS TEMPORÁRIOS POIS UM DIA
    ELES PASSARÃO!
    NOS PASSARINHO... se ainda consguirmos RESPIRAR - como dizem os poetas!
    Abraços a todos e por favor corrijam o título
    O PROTESTO FOI CONTRA CERTAS ATITUDES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA como por exemplo a troca de parte da área verde - sem falar conosco - por reforma na jaula dos macacos aranha!
    Sabia disso?
    Será que os macacos foram consultados?
    Eu não sei.
    Você sabe?
    SERÁ QUE PODEREMOS MORAR NO ZOOLÓGICO SE A VIDA POR AQUI FICAR INSUPORTÁVEL COMO JÁ ESTÁ FICANDO?

    ResponderExcluir
  7. Quanto ao que ocorre especificamente no Bigorrilho e Batel, apesar de que o crescimento da cidade cobra seu preço, eu mandei email à prefeitura cobrando uma explicação. Vou esperar o final da semana para voltar ao assunto.
    Entretanto, gostemos ou não, uma coisa tem de ser dita com relação aos mimosos passarinhos que infestam e emporcalham nossas calçadas e janelas com cocô tresundando a virus de doenças que até a eles fazem mal - os que tenho visto são típicos de matas distantes e que migraram para as cidades em busca de abrigo que não têm naquelas matas que não existem mais. Cobrem do governador por sua falta de zelo com o meio ambiente no Estado em geral. Cobrem da Polícia Florestal que tem efetivos insuficientes para cuidar de uma imensa área da mata atlântica que vive invadida por coletores clandestinos de palmito.
    O problema é mais vasto do que alguns muros que Curitiba na realidade PRECISA derrubar SIM, para adequar-se ao abrigo para seres humanos. Nós também temos direito a abrigo, sabiam?
    Caso os bípedes sem plumas não se recordem, o que está sendo feito, embora cause transtornos, tem a ver justamente com a readequação do meio em que nós seres humanos que pagamos impostos temos direitos.
    Também temos direito a carinho e proteção das autoridades que não botam policiamento competente e eficaz nas ruas para podermos mandar nossos filhos em segurança para as escolas onde aprendem sobre meio-ambiente.
    Se quiserem mesmo que mude alguma coisa neste Estado e no País, olhem para a cara das pessoas em quem votam. O começo do protesto contra as coisas erradas começa por nós mesmos que não ligamos o desconfiômetro.
    Quanto àquelas árvores no Bigorrilho e no Batel, vão seguir sendo cortadas, vão morrer após vencido o prazo de vida que têm pelas leis da Natureza e pelo fato mero e estúpido de que foram plantadas onde não deveriam ter sido plantadas.
    Modéstia à parte, de árvores entendo eu que ainda vou ser enterrado com pijama de madeira...
    E, por derradeiro, os pássaros que se sentem lesados em seus direitos de fazer piu-piu e sujar de bosta a minha janela que voltem para os lugares de onde vieram, porque são fugitivos de áreas desmatadas para plantar mamona, coisa que eles não comem. Protestem contra quem fez isso e me deixem trafegar por Curitiba em paz.
    Vale lembrar que a região que corresponde hoje a Curitiba nunca teve matas "nativas". Isto aqui era um descampado que nada mais era do que continuação do que chamam de Campos Gerais.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  8. Enqunto o prefeito segue viajando nós do Bigorrilho e Batel continuamos esperando pela TAL CORTINA VERDE DE ARVORES NATIVAS prmetida em reunião oficial
    Aguele que a Prefeitura trocou parte por reforma na jaula dos macacos aranha.
    Será que os macacos foram consultados?
    E aguardem a próxima chuva forte para ver onde vai parar as novas águas do bigorrilho impermeabilizado aqui no alto. Na última já fez um grande estrago...
    Pois é.
    E tem gente que acha bonito VIVER DE COMER. Mal sabem que o SER humano COME PARA VIVER e não VIVE PARA COMER.
    E respira!!!!
    E o prefeit viajando...
    Bah!
    E cada árvore plantada na altura do Angeloni - na Saldanha - tem meu suor e meu sangue pois me machuquei tentando impedir que matassem árvores de mais de 60 anos.
    Aguardem novo protesto. Vem aí mais de cem mulheres com máscaras de macaco para lembrar ao preeito que o cidadão curitibano merece respeito!
    NUAS!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!