segunda-feira, 30 de maio de 2011

Bernardo, meu presente de segunda-feira!

Então, tenho um amigo reclamão, mal-humorado (às vezes), mas que possui um senso de responsabilidade e consciência política fora do normal. Poderia ser como o Bernardo do genial Manoel de Barros, mas não é. É o "meu" Bernardo, tão longe mas tão presente com suas intervenções oportunas e olhar carinhoso. Bernardo é um achado em termos de amizade e sorte tem quem compartilha de sua convivência diária. Ah, falei! Pronto. E não é que hoje, plena segundona conturbada, início da confusão diária, Bernardo me diz: "Essa música é pra você, loira!"
Aí só me resta plagiar descaradamente o poeta matogrossense, que um dia escreveu assim:
"Esse é Bernardo. Bernardo da Mata. Apresento.
Ele faz encurtamento de águas.
Apanha um pouco de rio com as mãos e espreme nos vidros
Até que as águas se ajoelhem
Do tamanho de uma lagarta nos vidros. No falar com as águas rãs o
exercitam. Tentou encolher o horizonte
No olho de um inseto - e obteve!
Prende o silêncio com fivela.
Até os caranguejos querem ele para chão.
Viu as formigas carreando na estrada 2 pernas de ocaso
para dentro de um ôco... E deixou.
Essas formigas pensavam em seu olho.
É homem percorrido de existências.
Estão favoráveis a ele os camaleões.
Espraiado na tarde - Como a foz de um rio - Bernardo se inventa...
Lugarejos cobertos de limo o imitam.
Passarinhos aveludam seus cantos quando o veem...."

O Guardador de Águas - Manoel de Barros

E o vídeo está aqui! Adorei, Bê!! Beijos!

2 comentários:

  1. Loira, valeu o post... vc é de mattar! rs
    Beijos e uma ótima semana!
    PS: A parte do "mal humorado às vezes" é totalmente inverídica! Sou o cara mais bem humorado que conheço! rsrsrs

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!