domingo, 30 de outubro de 2011

Das coisas e das pessoas


Foto - Flickr


Algumas coisas me assustam nessa vida. A ousadia de bandidos que surpreendem com novos métodos para cometer crimes (e aqui refiro-me a TODAS as modalidades, incluindo as da classe política), o sangue frio demonstrado por pessoas que atentam contra a vida de pessoas da própria família, a violência praticada de forma insana e inteiramente incompreensível contra crianças e agora, a constatação de que muita gente chegou ao estágio final de desumanidade. Vou explicar.

Nunca fui petista, não fui e nem sou simpática ao ex-presidente Lula - respeito quem o seja, da mesma forma que exijo que respeitem minha posição política - mas regozijar-se diante da notícia de seu quadro de saúde, da existência de um câncer, da proximidade de sessões quimioterápicas e todo o sofrimento que o processo implica, é o fim. Aliás, regozijar-se com a doença de outrem, é o fim de tudo.

Tenho acompanhado ao longo de alguns meses a luta de algumas pessoas contra o câncer, ouvido médicos especialistas sobre possíveis causas, fatores desencadeadores da doença, sintomas, visto de perto tratamentos com quimio e radioterapia, acompanhado a dor e esperança das famílias... Não é o que se deseja nem para o inimigo, se houver um. Não, a privação da saúde, nosso bem maior não pode ser comemorada ou alardeada como mérito pela vida pregressa. Isso é pequeno demais para quem o faz.

Nas redes sociais têm aparecido fotos com frases de efeito sugerindo que Lula faça uso da saúde pública. Ora, gente. Sejamos sensatos e no mínimo um pouco espertos antes de compartilhar ou dar o repeteco nesse tipo de onda, afinal, nem preciso elencar aqui nomes do universo político que passaram por situação parecida e não fizeram uso do Sistema Único de Saúde. E por falar nisso, se houver, aqui em Cascavel mesmo, algum político que tenha utilizado os serviços do SUS quando precisou, por favor me avisem. Então que conversa hipócrita é essa de reportar ao outro o que nunca se exigiu de seus pares?

É preciso atentar para o que sai de nossa boca, da forma como expressamos nossos pensamentos. Não dá para bancar os juízes e sair por aí julgando e sentenciando pessoas usando um peso e duas medidas. Câncer é coisa séria, triste e indesejável. A qualquer um. A todos. E o mínimo que se pode desejar ao se tomar conhecimento de um fato como este, é que Lula tenha êxito em seu tratamento e que recupere a saúde, independentemente de minha opinião sobre o governo que fez. E aqui, reproduzo a fala de seu Xavier, personagem do programa do próximo sábado do Medicina & Saúde, que tão bem soube sintetizar o que acontece com quem recebe o diagnóstico de câncer: "Você tem que começar do zero, muda tudo o que pensa sobre a vida. E ter em mente, que está com um problema. Um grande problema. Mas que por trás de um grande problema, há sempre uma grande solução."

Beijos, bom domingo!

3 comentários:

  1. " Deus nos concede, a cada dia, uma pagina de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocamos nela corre por nossa conta" Chico Xavier

    Quem não sabe que tabagismo provoca doença?
    Agora que ele está ganhando dinheiro com a voz e gastar em PAZ...
    Espero que ele seja forte e suficiente para superar, que tambem levante a bandeira contra Tabagismo.
    Alias, se sabem que tabagismo faz mal a saude, por que não fecha de uma vez as fabricas de cigarros?
    Ahhhhhhhhh ai começa contrbando de cigarros...eita!

    ResponderExcluir
  2. Soraia, a utilização dos serviços públicos de saúde não tem nada de tão estranho assim, até porque a única diferença entre o público e o privado nessa história é o serviço de hotelaria. Explico: a parte médica do negócio é idêntica para todos, o que diferencia uns de outros é a utilização de quarto privativo. Pergunte isso à Dra. Hi e ela confirmará. Os serviços MÉDICOS são idênticos para todos, o serviço de hotelaria é separa os doentes em categorias diferentes. O pobre de marré (como eu, por exemplo) vai para enfermaria, onde, dependendo do porte do hospital, existem de 5 a 15 camas.
    Entretanto, o atendimento MÉDICO é idêntico para todos e constitui crime de responsabilidade privilegiar doentes mais aquinhoados e não só pode como deve ser denunciado se tal for constatado.
    Independente de plano de saúde, o atendimento MÉDICO e HOSPITALAR é exatamente igual para todos.
    Portanto, aquela parola idiota do energúmeno agora canceroso de que a saúde no Brasil está perto da perfeição deveria ser expressão da verdade.
    Em não o sendo, cabe denúncia ao CRM qualquer desvio de conduta MÉDICA.
    Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Chiste, diz:

    É Luis Inácio que não se respeita e não esta nem aí para a possível gravidade do problema.

    Sua visão continua focada no poder e se preciso for usará de sua doença para ter mais poder.

    "Onde estiver o teu tesouro aí estará teu coração"...

    O poder é cego não ve o ser humano e nem quem o detem: Hitler, Sadan, Kadafi e outros visionários alucinados que morreram grudados no poder.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!