quarta-feira, 11 de novembro de 2009

DIPLOMA DE JORNALISMO - Comissão da Câmara aprova constitucionalidade da PEC

Foi aprovada na manhã desta quarta-feira (11), na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara, a admissibilidade da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 386/09, de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que restitui a obrigatoriedade de formação específica para exercício do Jornalismo. Agora, constatada que a PEC do Diploma não fere a Carta Magna, a proposta segue para análise em uma comissão especial e posterior votação em dois turnos no Plenário da Casa. (Portal Imprensa) Leia mais

5 comentários:

  1. A questão a colocar em foco não é se a obrigatoriedade do diploma é constitucional ou não. Se a constituição é omissa, nada impede de fazer constar. Embora, convenhamos, nossa constituição está se tornando uma autêntica palhaçada, até porque algumas carreiras exigem diploma e isso não tem impedido a ocorrência de crimes contra a pessoa humana sob o manto desses diplomas (médicos, engenheiros, advogados etc. etc. etc.) e seus autores não são punidos pelo exercício criminoso de suas profissões.
    NO QUE exigir diploma a jornalistas vai alterar para melhor o convívio das pessoas em sociedade?
    Exija-se diploma para realizar entrevistas e contar mentiras, fazer fofocas, tudo bem.
    Eu, de minha parte, vou cotinuar me recusando a responder perguntas feitas por jornalistas, diplomados ou não. E protegendo a privacidade a que a constituição me dá direito.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Olá So... para mim o jornalista tem papel fundamental na sociedade democrática. Sua atividade consiste na veiculação de verções noticiosas ao público que, desenvolverá seu senso crítico a partir do que foi divulgado. Para realizar essa função com competência, exige-se técnica, como qualquer outra profissão. Agora, se nossa constituição não tem uma eficiência necessária, é porque existem lacunas na nossa formação moral e cultural. Queriamos ou não, vocês são formadores de opinião, por esse motivo devemos exigir cada vez mais profissionais capacitados, éticos e competentes, pois isso melhorará SIM o convívio na nossa sociedade...

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  3. O jornalismo é a segunda mais antiga profissão do mundo...
    Não por acaso, Hermann Goering, ministro da Propaganda de Hitler, era chegadinho nesse negócio de manipular informações no interesse do regime.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Será declarado inconstitucional de novo... certas coisas não se resolvem inventando um artigo constitucional ou uma lei nova, essa aí é uma delas, porque para ser atacada precisa mexer em cláusula da Constituição que é considerada pétrea, portanto, de impossível alteração.

    Vão promulgar esse lixo aí, que vai gerar efeitos por alguns anos até que o STF vai declrar inconstitucional de novo, efazer os políticos rastaqueras que não se conformam com decisões institucionais, inventarem outra emenda burra, no mesmo círculo vicioso que já conhecemos desde sempre.

    O verdadeiro problema brasileiro não está no diploma dos jornalistas, está na BURRICE da classe política.

    ResponderExcluir
  5. Fábio Mayer, acertou direto na veia. Enquanto tivermos moleques disfarçados de políticos, nunca este País amadurecerá como república.

    Rodrigues

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!