domingo, 13 de dezembro de 2009

Doentes vão à Justiça por um fígado

Pacientes que aguardam um transplante de fígado estão recorrendo à Justiça para ter direito ao órgão sem respeitar a lista de espera definida pelo Ministério da Saúde. O fato é inédito no sistema atual de organização da fila, que desde 2006 leva em conta a gravidade do estado de saúde e pretendia também reduzir conflitos. Antes da alteração, a lista seguia a ordem cronológica de inscrição do paciente e era comum doentes graves recorrerem ao Judiciário para não morrerem esperando. (Estadão) Leia mais

7 comentários:

  1. Caso esses furadores de fila não saibam, UM ÚNICO FÍGADO pode ser utilizado por vários pacientes. E já que querem brigar pelo meu fígado, deixo bem claro que semana que vem vou tirar meu nome da lista dos doadores.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Ah, Soraia, tem mais: meu fígado é uma beleza, novinho em folha, nunca o forcei a digerir coisas absurdas que até avestruzes rejeitam. Por isso, embora a minha idade, estou gozando de saúde perfeita.
    Tá bom, seus sanguessugas (ou seria hepatosugas?), nem pra mim nem pra ti. Vou aproveitar a desculpa do egoísmo de vocês pra entupir minha caveira de tudo quanto é destilado - uísque, cachaça) e gorduras que tenho evitado ao longo de uma vida consciente. E em seguida vou de deixar contaminar com agrotóxicos para tornar o figueiredo aqui imprestável para consumo humano.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Existem Legislações de captação e distribuição.

    Tambem há criterios para cada fila, uma fila com ordem cronologica e outra fila pela gravidade do estado da saude do doente, que são comprovados devidamente(pelo menos para transplante renal.

    Mais importante, tem ter compatibilidade entre doador e receptor.

    Maioria não sabem, mas o Brasil tem maior rede de Transplante de órgãos pago pelo SUS(mais de 96%).
    Escola Paulista de medicina é hospital que faz mais transplante renal do Mundo.

    Equipe de transplante renal de Cascavel tem um dos melhores resultados do mundo,completamos 24 anos desde primeiro Transplante renal com total de 286.

    Somos Bichos do Paraná hehehehe

    ResponderExcluir
  4. É verdade, dra. Hi. Justiça seja feita, é preciso lembrar que vc faz parte dessa história da medicina em nossa região e continua honrando o ofício trabalhando com seriedade e extrema ética.

    ResponderExcluir
  5. Dra. Hi, há legislação. Claro que há. Até demais. Contudo, estamos falando de BRASIL, um país em que lei é feita para ser burlada.
    Na dúvida vou deixar a família instruída a ter um lado completo do IML sobre os órgãos encontrados. O meu figueiredo tem de estar lá bonitinho, descansando o sono eterno comigo, já que querem disputar no tapa.
    Não dou, não vendo, não empresto.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  6. Onde se lê "lado", leia-se "laudo"

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  7. Tio Rodrigues...
    Se um dia você, sua esposa, seu filho ou neto necessitasse de um órgão ou tecido?
    Minha mãe de 87 anos é doadora, ela se manifestou há mais de 20 anos sobre a vontade dela, provavelmente não serão aproveitado, mas ela manifestou a vontade dela.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!