quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O cangaço já era

Finalmente um governador de Estado e um presidente do Legislativo puseram fim aos desmandos dos jagunços que faziam a festa na Assembleia Legislativa do Paraná. Coragem, muitas das vezes, é condição "sine qua non" para continuar exercendo um cargo público com determinação e seriedade e o que temos visto frequentemente é a figura política dobrando-se aos esquemas pré-existentes por coação ou ambição, duas forças extremamente atrativas que esfacelam qualquer homem que não tenha o caráter firmado em alicerces seguros de educação e honestidade. Raro, incrivelmente raro nos dias de hoje...
O historiador Lucien Lefebvre definiu o homem público, do homem de Estado - que ele distinguia com precisão do homem do Estado. Este aceita e legitima o Estado, aquele o põe em questão, criticando e se propondo a reformar as instituições políticas. Com a miscelânea e fome voraz da corrupção em nosso meio político, esta definição perdeu o sentido - ao menos na prática, porque em tese (e teoricamente é sempre mais bonito, o campo do ideal é sui generis!) é perfeitamente compreensível e aceitável.
É assim que queremos ver as coisas acontecendo no Paraná. Os poderes exercendo suas funções como devem, a priori, funcionar. Que interajam quando necessário, em nome do fortalecimento dos princípios democráticos, da supremacia do povo e do progresso dessa gente. O governador Beto Richa (PSDB) e o presidente Valdir Rossoni (PSDB) acertaram desta vez. Mas há muito mais para se fazer em nome de coisas incrivelmente maiores e que irão exigir do homem público e do homem de Estado atitudes que ratifiquem a confiança de quem os elegeu.

2 comentários:

  1. Como já lhe disse antes, Soraia, embora com outras palavras, não dou um figo podre por essa intenção fundamentalista fora de hora. O senhor Beto Richa representa o poder executivo e não tem por que se intrometer em seara do poder legislativo.
    Que ele se capacite de que tem sérios problemas a resolver no poder executivo. A questão é saber se ele tem capacidade para tanto. Como prefeito demonstrou que não tem. As unidades de saúde do município exemplificam bem sua extraordinária incapacidade de encaminhar soluções.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Se isso se estender a todos que sugam o Paraná com cargos comissionados e outras benesses, ficará bom.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!