sábado, 23 de abril de 2011

PRA QUE SERVE UMA RELAÇÃO?

Escrever sobre relacionamentos - sejam eles quais forem - demanda observação e vivência, requisitos preenchidos pelo médico Drauzio Varella, cuja autoria do texto abaixo é atribuída. E não é que ele tem razão?
"Uma relação tem que servir para tornar a vida dos dois mais fácil. Vou dar continuidade a esta afirmação porque o assunto é bom e merece ser desenvolvido. Algumas pessoas mantêm relações para se sentirem integradas na sociedade, para provarem a si mesmas que são capazes de ser amadas, para evitar a solidão, por dinheiro ou por preguiça. Todas fadadas à frustração. Uma armadilha. Uma relação tem que servir para você se sentir 100% à vontade com outra pessoa, à vontade para concordar com ela e discordar dela, para ter sexo sem não-me-toques ou para cair no sono logo após o jantar, pregado.
Uma relação tem que servir para você ter com quem ir ao cinema de mãos dadas, para ter alguém que instale o som novo, enquanto você prepara uma omelete, para ter alguém com quem viajar para um país distante, para ter alguém com quem ficar em silêncio, sem que nenhum dos dois se incomode com isso. Uma relação tem que servir para, às vezes, estimular você a se produzir, e, quase sempre, estimular você a ser do jeito que é, de cara lavada uma pessoa bonita a seu modo.
Uma relação tem que servir para um e outro se sentirem amparados nas suas inquietações, para ensinar a confiar, a respeitar as diferenças que há entre as pessoas, e deve servir para fazer os dois se divertirem demais, mesmo em casa, principalmente em casa. Uma relação tem que servir para cobrir as despesas um do outro num momento de aperto, e cobrir as dores um do outro num momento de melancolia, e cobrirem o corpo um do outro, quando o cobertor cair.
Uma relação tem que servir para um acompanhar o outro no médico, para um perdoar as fraquezas do outro, para um abrir a garrafa de vinho e para o outro abrir o jogo, e para os dois abrirem-se para o mundo, cientes de que o mundo não se resume aos dois."

4 comentários:

  1. Muito interessante isso, Soraia. Mas há que se considerar o quanto as mulheres são volúveis (tá bom, alguns homens tbm). Vejo cada vez menos pessoas se relacionando para acrescentar algo de valor às suas vidas. Há sempre um jogo de interesses muito aparente que torna tudo igual, sem graça. Se tiver alguém diferente, parabéns. Eu, sigo com minha crença de que o ser humano não vale a pena.

    ResponderExcluir
  2. O SER humano é muito bom, se for feito com respeito mutuo.
    Um jogo de interesse existe quando se trata de COMERCIO, penso que uma relação entre um casal não é um comercio, portanto só tem a acrescentar. Quanto ao UM relacionamento ...posso dizer que está compativel e no ponto,quando qualquer um dos dois, que para fazer suas necessidade sem tem que fechar ou trancar a porta do banheiro.
    Posso afirmar que a vida a dois vale apena quando existe respeito,honstidade, confiança e saber ceder (só um pouco já basta)
    Conclusão: amor é lindiu se há alguem para amar e for correspondido heheheheheh

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, respeito sua opinião embora não possa concordar com ela, ainda mais neste domingo especial, 24 de abril de 2011, quando passei a compreender algo que poderia ter entendido há mais tempo. "Tornar novas todas as coisas". Pode pensar um pouco sobre isso?

    Hi, minha querida! Gosto do modo direto com o qual discorre sobre os assuntos. Feliz Páscoa a vc, ao namorido e aos papais queridos!

    ResponderExcluir
  4. "Muito interessante isso, Soraia. Mas há que se considerar o quanto as mulheres são volúveis (tá bom, alguns homens tbm). Vejo cada vez menos pessoas se relacionando para acrescentar algo de valor às suas vidas. Há sempre um jogo de interesses muito aparente que torna tudo igual, sem graça. Se tiver alguém diferente, parabéns." Não gostaria, mas, tenho que concordar com o anônimo até esse ponto.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!