domingo, 22 de maio de 2011

M A I O - A leveza (ainda) está no ar

Adoro o mês de Maio. Ele traz uma leveza que não encontro nos demais meses do ano. Há que se falar na lembrança iminente que maio ocasiona no imaginário das pessoas: comemoração do dia mundial do trabalho em seu primeiro dia, mês das mães, das noivas, de lembrar o que nos foi ensinado sobre a lei Áurea (aliás, quando criança, jurava que quem tinha assinado a lei abolicionista era a mãe de meu coleguinha, Gegê, professora Áurea e não tinha quem me dissuadisse do contrário - que princesa Isabel, que nada!) e para muitos que creem, mês da mãe maior, Maria.
Pesquisando o significado da palavra, é possível conhecer que Maio é o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias. Seu nome deriva da deusa romana Bona Dea, da fertilidade. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes. Sob o Antigo Regime francês, era de costume plantar um " Maio " ou " árvore de Maio " em honra de alguém. No Condado de Nice, França, moças e rapazes "giravam Maio " ao som de pífano (pequena flauta transversal, aguda, similar a um flautim) e tambor, ou seja, dançavam ao redor da árvore de Maio.
Hoje é o vigésimo segundo dia do mês de maio. Que este seja, ainda, o prenúncio de coisas boas que possam perdurar por todos os demais meses. Musicalmente, me sinto bem em maio. Este ano, em especial, estou felicíssima! O motivo, logo irei revelar.
Paula Toller e Miguel Bosé têm, em suas coletâneas algo para falar sobre Maio. Sempre temos o que falar. Parafraseando Paulinha Toller e George Israel, "É hora de se mover pra viver mil vezes mais".
Beijos e bom Maio!

5 comentários:

  1. Aí segunda-feira eu abro seu blog e dou de cara com essa iamgem linda e esse texto gostoso! Bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Adoro o mês de Maio, pela troca de estações e o início do inverno, pela já mencionada leveza que vem com o clima, e pelas lembranças que sempre me vem à mente toda vez que o ano estaciona em seu quinto mês. Sejam lembranças boas ou ruins, Maio sempre me inspira cada vez mais a aproveitar tudo que o inverno tem a oferecer, assim como aproveito a companhia das minhas pessoas favoritas como você. Grande abraço, uma boa semana para você também ;D

    ResponderExcluir
  3. Oi,Soraia.
    Estava passando por aqui e encontrei seu excelente blog. Diga-se de passagem algo raro de encontrar na rede atualmente. Estarei seguindo e acompanhando seu trabalho. Se desejar fica aqui meu convite para conhecer meu trabalho no Construindo História Hoje. http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com
    Abraços,

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!