quarta-feira, 19 de outubro de 2011

(Re)leitura - O Marketing da Paixão - por Soraia David


"De tudo o que escrevem por aí sobre o amor, não concordo apenas com uma coisa: ele não é fortuito"


Cansamos de ler crônicas e ver filmes onde casais se esbarram em filas de supermercados ou se entreolham em sinais de trânsito, sendo acometidos, de súbito, pela paixão. É o marketing do século: o amor inventado por roteiros de comerciais e novelas. Dá um trabalhão manter a serenidade depois de ver algo assim! Mais complicado ainda é disciplinar a mente e processar que a realidade exige muito mais de nós, mulheres e homens em busca do ideal de amor. Mas o que é que buscamos mesmo? Arnaldo Jabor não soube responder à questão levantada por Roseli Sayão há 4 anos. “O que a mulher busca em um homem?” Seu modesto silêncio foi interpretado como sinal de sabedoria. Talvez seja isso. Devemos nos manter calados ante tais interpelações. Mas mulher é bicho inquieto e alguma coisa aqui dentro teima em repetir a pergunta, estendendo-a também ao sexo oposto – E o homem, o que busca em uma mulher? Não, pelo amor de Deus não respondam que procura apenas sexo, seria óbvio demais – por mais que o óbvio precisa ser dito - a natureza os fez muito mais exigentes do que uma rápida análise possa mostrar.

Estudos antropológicos, psicológicos, de toda sorte e especificidades acabam por rotular sempre o homem como a figura do macho, criado e educado para cumprir suas funções de provedor e conquistador. Passam-se décadas e a mulherada inverte um pouco a situação, conquistando mais que um respeitável lugar no mercado de trabalho, chamando para si responsabilidades que outrora lhe eram inimagináveis. É. Os tempos mudaram. Mas e a essência humana... Mudou também ou apenas acompanhou as “estranhezas” do tempo? O que realmente queremos além de pagar nossas próprias contas e ser dona do próprio nariz? Que nariz, cara-pálida? A mulher moderna é dona de seu próprio (?) bumbum (mesmo que seja siliconado), de seus peitos – milimetricamente planejados e de suas expressões faciais, congeladas pelo milagre da ciência que retardou os efeitos do tempo.

Quanta bobagem! Fico me perguntando até quando buscaremos a eterna fonte da juventude para manter o marketing do século – aquele, do início do texto, que trata da paixão e do amor prontos, que podem ser adquiridos na padaria da esquina ou na mesa de um bar, enquanto bebemos com amigos. Acreditar que nossas vidas possam ser mudadas da noite para o dia em virtude de outra pessoa, é atrasar o relógio da própria felicidade. Que tal aproveitar melhor seus momentos com as pessoas que estão aí, pertinho de você, enriquecendo seu cotidiano com suas presenças alegres e contagiantes? Dê um tempo para o amor. Com um pouco de sorte, ele pode chegar mais tarde ou quem sabe, simplesmente retornar com outra roupagem.
P.S. - Não se apresse. Parafraseando Zizi Possi, "é só dar um tempo que o amor vem pra cada um."

3 comentários:

  1. Eu já tive experiênicas de decepção, contrariedades e sofrimento por amor, geralmente amor por pessoas indignas de receber esse amor. Quem não as teve?
    Anos depois o reencontro: eu feliz ao lado de minha cara metade e recebendo a visita das tais moças que um dia rejeitaram o que eu lhes oferecia. Eu com família constituída, vivendo relativamente bem, e as tais uns verdadeiros trapos, servindo de pasto para os apetites de quem quisesse pagar. E eu arriscava a ME perguntar: foi para isso que essas bruacas me trocaram por outro? Mas me calo em seguida, porque cada qual tem seu destino traçado e não interessa ficar questionando a vontade do Alto.
    A rigor, nunca se sabe o que se passa na mente do Eterno, embora eu considere que muitas vezes as pessoas é que fazem apostas arriscadas numa quimera qualquer. Nem me cabe questionar se estão satisfeitas com o destino que escolheram. O estudo, a bagagem de conhecimentos adquiridos não as ajudou a exercer o supremo dever de raciocinar.
    Enfim, cada qual com o destino que lá dentro de seu bestunto traçou para si.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Soraia...suas palavras são perfeitas, nos faz refletirmos sobre as antigas e as novas paixões que vão surgindo em nossos corações e devemos manter as portas do nosso coração abertas para receber e dar amor...e assim aprendemos com nosso dia-a-dia com os amores que passaram por nossa vida e com aqueles que ainda virão... que cada um tem sua contribuição para nos tornarmos seres humanos melhores, cada dia mais capazes de sermos amados e de amar os que nos cercam... Grande abraço, ótimo final de semana!!Parabéns pelas plavras tão lindas que tocam nossos corações!!! Com carinho PROFESSORA SIMONE

    ResponderExcluir
  3. Nossa...como as vezes nos decepcionamos com as pessoas que talvez pudessemos vir a amar um dia..elas conseguem as vezes nos surpreender e se superar, tendo vários amores, uma em casa cidade...mas como diz o ditado..."metira tem perna curta"...e mulheres inteligentes como sempre, descobrem... talves são atendidas em uma simples oração DEUS nos atende sem mesmo entendermos naquele momento o nosso pedido com fé...DEUS NOS LIVRE DO MAL AMÉM...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!