Imagem - AE
Os médicos do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, anunciaram nesta tarde que o estado de saúde do deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP) piorou nas últimas horas. A situação agora é “muito grave”, com elevado risco de morte. O estado de coma de Clodovil é o mais grave, em nível 3, na escala de 3 a 15 usada para qualificar a gravidade do coma (sendo o nível 3 o mais grave). Ele havia chegado ao hospital com um coma em nível 5. (Último Segundo) Leia mais
No caso dele, 71 anos de idade, saúde debilitada, fica mais difícil. Após o AVC, quanto mais se demora para dar as atenções de emergência, mais danos são causados ao cérebro. Fica extremamente difícil a recuperação, se não impossível. A ficar entrevado numa cama indefinidamente, inconsciente, é mais confortável para com o doente que ele se vá, descanse em paz, porque sua vida será pouco mais do que a de um pé de repolho na feira esperando ser levado à panela.
ResponderExcluirZé do Coco
Concordo com você. Hoje de manhã os médicos farão o exame para ver se já houve morte cerebral. Como disse alguém no blog dele. Perderemos um grande "alfaiate".
ResponderExcluirE olhem que, quando minha mãe sofreu AVC e ficou na UTI do Hospital Cajuru aqui em Curitiba, olhei o histórico e e deduzi - coma profundo, irreversível.
ResponderExcluirPoxa, 42 anos vivendo com minha mãe, filho único, inseparável, poderia parecer que eu estava querendo me livrar dela. Mas era realmente a coisa mais sensata a pensar porque não há retorno à consciência mesmo precária a partir de um certo nível, mesmo porque o cérebro já se encontra totalmente comprometido.
Zé do Coco
(Último Segundo com Agência Estado - 10h04min)
ResponderExcluir"O deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP), vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, segue em coma profundo. De acordo com boletim médico divulgado hoje pelo Hospital Santa Lúcia, onde o deputado está internado desde ontem, o estado de saúde do parlamentar é de extrema gravidade.
Durante o dia, Clodovil será submetido a exames que irão avaliar o estado neurológico em que se encontra. A finalidade, de acordo com a equipe médica, é verificar a gravidade da lesão no cérebro e a possibilidade de morte cerebral.
O boletim médico informa ainda que os sinais vitais do deputado estão sendo mantidos apenas por meio de medicação e de equipamentos.
Ontem, a assessoria do gabinete de Clodovil divulgou que ele havia sofrido uma parada cardíaca durante cinco minutos, mas foi reanimado. Os médicos informaram que ele não pode ser submetido a uma cirurgia porque a pressão no crânio é grande. Na tentativa de melhorar o quadro, a equipe colocou um cateter na cabeça do deputado.
A previsão é que o próximo boletim médico seja divulgado às 13h."
Sei o que você está falando. Realmente, eu também penso assim. Quando isso acontece, a pessoa do coma não sofre. Sofre quem está ao seu lado. No caso dele, está de mal com a família toda. Quem tem falado com os médicos sobre seu estado são seus assessores. Já imaginou...A mãezinha de que tanto falava, se foi.
ResponderExcluirQue ele vá em paz.