Há que se falar na lembrança iminente que Maio ocasiona no imaginário das pessoas: comemoração do dia mundial do trabalho em seu primeiro dia, mês das mães, das noivas, de lembrar o que nos foi ensinado sobre a lei Áurea (aliás, quando criança, jurava que quem tinha assinado a lei abolicionista era a mãe de meu coleguinha, Gegê, professora Áurea e não tinha quem me dissuadisse do contrário - que princesa Isabel, que nada!) e para muitos que creem, mês da mãe maior, Maria. Pesquisando o significado da palavra, é possível conhecer que Maio é o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias. Seu nome deriva da deusa romana Bona Dea, da fertilidade. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes. Sob o Antigo Regime francês, era de costume plantar um " Maio " ou " árvore de Maio " em honra de alguém. No Condado de Nice, França, moças e rapazes "giravam Maio " ao som de pífano (pequena flauta transversal, aguda, similar a um flautim) e tambor, ou seja, dançavam ao redor da árvore de Maio. Hoje é o primeiro dia do mês de Maio. Que este, portanto, seja o prenúncio de coisas boas que possam perdurar por todos os demais meses. Musicalmente, me sinto bem em maio. Paula Toller e Miguel Bosé têm, em suas coletâneas algo para falar sobre Maio. Sempre temos o que falar. Parafraseando Paulinha Toller e George Israel, "É hora de se mover pra viver mil vezes mais".
Beijos e bom Maio! ;)
De uma profundidade imensa.
ResponderExcluirGrande texto. Uma bela e estoica forma de afirmar este dia tão importante!
Um grande beijinho e um bom fim de semana.
Adoro oq ue vc escreve! Vou prestar atenção em maio e torcer pra que coisas boas nos aconteçam! Bom fim de semana Soraia!
ResponderExcluirFernanda/Centro
Vc vai no almoço da ACIPA? Ouvi em seu programa que iria! COmo faço pra comprar os convites? Bjus!
ResponderExcluirFernanda
Fernanda fico feliz em saber que tem interesse em ir no almoço da ACIPA, já comprei 10 , acho que pode ser comprado na hora no proprio local.
ResponderExcluirMuito legal ACIPA, em abril conseguiram doar mais de 30 cachorros doentes que foram tratados, castrados e adotados. As pessoas que participam ACIPA são fantasticas e maravilhosas...que nem euzinha heheheheh
Muito obrigada pela interesse e que seja muito feliz Fernanda.
Sara (minha querida leitora de Portugal)... Agradeço sua delicadeza e espero que seu fim de semana seja maravilhoso! Bjs!
ResponderExcluirFernanda! Obrigada pelo carinho de sempre e quanto ao almoço de domingo, você deve ter escutado (no programa de rádio) que a ACIPA - Associação Cidadã de Proteção aos animais - está com sérias dificuldades para manter o trabalho que vem realizando com os animais abandonados de Cascavel. Para adquirir os convites ligue para (45) 9107 4580 e fale com uma das voluntárias, ok?
E Hi, como sempre, marcando presença quando o assunto é defender quem não pode fazê-lo por si. Bjs, dra. e ótimo fim de semana!
Obrigada uma vez mais e beijos!
Você tem toda a razão nobre jornalista:
ResponderExcluir"É hora de se mover pra viver mil vezes mais"
O que ocorre em (com) maio?
Até o Guilherme Arantes, de quem nunca fui um grande admirador, conseguiu fazer uma bela canção, pricipalmente a letra, falando desse trintídio + um, que segue nos envolvendo em seu mistério...
Muito longe da pérola extraída por você na canção de George Israel e Paula Toller, letra significativa e que só reforça as mensagens que, de repente, recebemos nesta vida:
Todo Mês de Maio na Maior (Guilherme Arantes)
"Não é caro o que eu queria
uma pausa pra pensar
colocar o corpo e a cabeça em dia
pra melhor recomeçar
O outono na fazenda
toda tarde cochilar
com o cheiro luxuoso
de um fogão de lenha
perfumando todo o ar
Meu cavalo pelo vale
vento no canavial
sol na pele
avermelhando a nossa cara-pálida
da cidade
...eu, você e só
todo mês de maio
na maior...
Um Beijo!
Não disse que o mês de maio é fantástico? Nunca a expressão "É hora de se mover pra viver mil vezes mais" foi tão significativa pra mim! Que venha o mês de junho, julho.... O Inverno me surpreenderá sorrindo!:)
ResponderExcluir