segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Imagem de domingo

Bento 16 saúda fiéis na praça São Pedro, no Vaticano, onde manifesta sua "comoção" pelas vítimas de SC (Folha online) Leia mais Foto -Danilo Schiavella/Efe
Perdoem-me os conservadores ou católicos fervorosos, mas, o Vaticano possui tantas riquezas; me ajudem a entender por qual razão os padres santos não seguem a filosofia e ensinamentos de Jesus Cristo que pregava o desapego material, e dividem seus preciosos tesouros com os pobres e desafortunados do mundo?

4 comentários:

  1. Existem coisas que carecem de explicação, Soraia. Fala-se muito da riqueza do Vaticano. Pouca gente imagina que, se fosse uma empresa qualquer, hoje teria sido decretada a falência.
    Já vai longe o período de fastígio e hegemonia da Igreja Católica que hoje amarga pesadas derrotas no campo econômico.
    As riquezas que tem se resumem ao patrimônio cultural amealhado ao longo de dois milênios e pertence à humanidade como um todo: obras de arte, obras literárias etc. de preço incalculável.
    Por conta dos processos por pedofilia de alguns de seus sacerdotes, igrejas inteiras estão fadadas a ser fechadas, porque tiveram de arcar com pesadas multas que levaram a igreja a contrair dívidas.
    Só em Boston, o arcebispado teve de emprestar cerca de 2 bilhões de dólares para pagar as indenizações devidas a crimes de pedofilia.
    A Igreja como um todo não pode mais socorrer ninguém, não tem dinheiro.
    Quanto às máximas atribuídas a um Cristo, têm valor discutível, porque em amplos setores se imagina que a pessoa do Cristo nunca existiu de fato. Portanto, o mundo girou em torno de um mito pagão de existência questionável.
    Não estou tomando partido, o meu compromisso é com a verdade, doa a quem doer, inclusive ao meu ainda subjacente pendor para certos conceitos ditos cristãos.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer um calculo leve...
    1. uma visita ao Museu Vaticana custa Euro$14/pessoa, parece que tem 15000/dia, no minimo = Euro$ 210.000/dia
    2. um almoço para um casal ao lado do vaticano Euro$ 55
    3. todos que visitaram vaticano almoçam dentro do territorio vaticano
    é muito dinheiro...pelo menos para mim é...

    ResponderExcluir
  3. Dra. Hi, existem países em que a vida é cara. E num país bem menor do que a cidade de São Paulo, só entra lá pra comer quem é muito chupeta da cabeça, certo?
    E o que pouca gente se dá conta é que o Vaticano é um país independente, um dos menores do mundo. Menor que ele só a república de San Marino, mais vulgarmente chamado de "Serenissima Repubblica di San Marino" que vale a pena ser conhecido. Num dia inteiro você pode visitar o país e voltar para seu hotel em território italiano para uma chuveirada e uma "bella pasta col vino di Emiglia Romana".

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  4. Deixe-me corrigir o nome da provincia italiana: Emilia Romagna. A propósito, a capital desse província é Bologna, famosa pela universidade que é considerada a mais antiga do mundo, fundada em l088.
    Ecco!

    Zé do Coco

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!