domingo, 7 de dezembro de 2008

Carne de porco contaminada da Irlanda por ter ido para 25 países

Carne suína irlandesa contaminada com dioxinas tóxicas pode ter sido exportada para cerca de 25 países, afirmou o chefe do departamento de saúde animal do país, neste domingo. O governo irlandês ordenou o recolhimento de todos os produtos suínos de lojas, restaurantes e fábricas de processamento de alimento no país por conta da contaminação com dioxina, que em algumas formas e concentrações, e com longa exposição, pode causar câncer e outros problemas de saúde. (Reuters) Leia mais

3 comentários:

  1. E de que forma ocorreu essa contaminação?

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  2. A matéria aponta para a possibilidade da contaminação da ração dos porcos ter origem "com o subprodutos de cozimento" que são secos para serem usados para tal fim.O processo de secagem requer um óleo que possua grau alimentício, o que não deve ter ocorrido. Talvez o fornecedor tenha intencionado reduzir o custo da alimentação dos animais e deu no que deu.

    ResponderExcluir
  3. Isso me faz lembrar a doença da "vaca louca" que, segundo reportagem da época, se originou de rações animais de origem... animal.
    Ou seja, estavam dando às vaquinhas restos de comida (carne, farinha de osso, farinha de peixe) imprópria para herbívoros.
    E agora servem aos porcos óleos de frituras já servidos e que não tem mais qualquer valor nutricional, além de ser óleo utilizado para fritar..... carne.
    E ainda vêm discriminar a carne do gado brasileiro, proveniente de área infectada pela aftosa...

    Zé do Coco

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!