segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Furto de doações a SC choca comando do exército... e o Brasil

O tenente-coronel Edson Rosti, comandante do 23º Batalhão de Infantaria, classificou de "estarrecedora" as imagens que mostram voluntários e soldados do Exército furtando roupas e mantimentos destinados às vítimas da enchente em Santa Catarina. O militar viu as imagens em uma reportagem exibida pela RBS TV na noite de ontem, que mostrou doações sendo furtadas por vários voluntários e soldados que trabalham na Vila Germânica, em Blumenau. Segundo Rosti, um inquérito policial militar será aberto e que os militares envolvidos sejam punidos. (Abril.com) Leia mais

4 comentários:

  1. Gravíssimo. Quem é que não vai pensar que isto aqui é um país de ladrões? Embora correndo o risco de ser considerado politicamente incorreto, não estimulo esse tipo de campanha, porque estou habituado a ver esse tipo de desvio.
    No ano 1965, vi no sótão (não foi no porão não, foi no sótão mesmo) de um estabelecimento comercial no centro da cidade toneladas de leite de soja vencido que havia sido doado pela Aliança para o Progresso. Centenas de pessoas tinham deixado de receber aquele leite, doado por cidadãos americanos para crianças pobres na América Latina, e estava lá, aquele monte de leite de soja já estragado, sem ter servido a seus reais objetivos. Sinceramente, Soraia, foi a primeira vez na vida que senti o gosto de ter vergonha de ser brasileiro. Pode-se dizer que minha iniciação na malandragem brasileira começou ali, e jurei que nunca defenderia o estímulo a essas campanhas como estão sendo feitas para Santa Catarina. Os brasileiros pagam as mais elevadas taxas de impostos, superior até à dos Estados Unidos, dinheiro que é usado para manter uma máquina corrupta e parasitas às custas do contribuinte. Pois que o governo acuda Santa Catarina, ou qualquer outra região do País em crise, para isso pagamos impostos.
    Responda ao seu velho amigo aqui: como é que para o Nordeste o socorro sempre existiu? Lembra-se da Sudene, do DNOCS e outros instrumentos da corrupção nacional?
    Por que será que nunca houve um departamento no governo brasileiro para atender outros estados em crise?
    Outro episódio a confirmar o oportunismo de alguns brasileiros foi a proposta que uma loja maçônica recebeu de um dos membros do quadro para que recebessem agasalhos de uma campanha dos americanos doando roupas e agasalhos para pessoas pobres no Brasil mas, ao invés de repassar às tais pessoas pobres, VENDÊ-LAS POR UM PREÇO SIMBÓLICO e o dinheiro ser destinado a um fundo de beneficência para atender outros casos prementes. É claro que aquele membro do quadro foi visto como louco varrido e recomendaram-lhe pegar o chapéu e ir para casa e esquecesse o caminho de volta à loja.
    São coisas toscas assim, esse oportunismo grosseiro, que às vezes nos fazem perder a fé e a confiança em pessoas.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  2. Situação embaraçosa, para ser elegante o comentário, como diria um amigo. As imagens que mostram voluntários e soldados do exército furtando objetos e roupas destinados às doações, em clima de naturalidade e descontração não apenas chocam mas revoltam. Num dos vídeos, uma voluntária repreende as que comentam sobre o estado das roupas e sugere levá-las para casa. Ainda bem que sempre há uma pessoa com ética para alimentar nossa esperança nesse país. Sabe o que dá nojo, Zé? Esses mesmos indivíduos que foram flagrados se apropriando do que não lhes pertence, com um agravante - doações destinadas a um estado que se encontra em condições caóticas - certamente criticam a falta de ética e a corrupção dos políticos. Mas fazem o mesmo. Tenho medo até de pensar, mas quanto mesmo foi arrecadado em dinheiro até agora... 25 milhões?

    ResponderExcluir
  3. CHISTE, disse:

    As cenas que vi pela TV não são atitudes corretas de alguns voluntários, trabalhadores não remunerados, que precisam levar uns puxões de orelhas.
    Todo o carnaval montado em cima do ocorrido e que ainda poderá ocorrer, é picuinha se compararmos aos assaltos dos cofres públicos praticados pelos "colarinhos brancos"(altos salários), que desviam verbas desde merendas escolares, segurança chegando até a saquear a saúde.

    Não sei se é boato/ilações que rolam na internete sobre verba de prevenção, aprovada no governo Collor para evitar o ocorrido em Santa.Catarina.

    ResponderExcluir
  4. Chiste, há sim verba federal para esse tipo de situação. Mas, o que podemos esperar de governos? São constituídos de pessoas. Pessoas roubam...

    Zé do Coco

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!