quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Israel recusa apelos por trégua e mobiliza tropas

Israel rejeitou nesta quarta-feira apelos para um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza. Os israelenses intensificaram preparativos para uma possível ofensiva por terra, depois que foguetes de longo alcance do Hamas atingiram um centro populacional importante. Os aviões israelenses realizaram mais dez ataques. No tempo chuvoso, o número de bombardeios se reduziu, o que permitiu aos moradores de Gaza irem aos mercados pela primeira vez desde o início da ofensiva de cinco dias. O tempo chuvoso, "uma trégua imposta por Deus", como descreveu um palestino, pode vir postergar uma possível entrada dos tanques israelenses na Faixa de Gaza. Pela previsão do tempo, o céu estará aberto por dias a partir do fim desta quinta-feira. (Reuters) Leia mais
Foto - REUTERS/Suhaib Salem

3 comentários:

  1. Em que pese o sofrimento que a população civil da Faixa de Gaza possa estar passando, a grande maioria dos jornais NÃO dá destaque nenhum à enorme quantidade de mísseis que os terroristas escondidos dentro daquele território lançam sobre cidades israelenses, nem dão notícias da quantidade de mortos e feridos em função desses bombardeios.
    Agora Israel perdeu a paciência. E, tal como aconteceu na Guerra dos Seis Dias, irão até o fim. Assim foi também quando um avião da Lufthansa foi desviado por terroristas para Entebbe, Uganda. Assim foi com a Olimpíada de Munique.
    Fico curioso para saber DE ONDE eles recebem dinheiro para comprar mísseis e DE ONDE o falecido Arafat obteve a fortuna pessoal dele, que rivaliza com a de muitos magnatas.
    Tudo isso o Mossad, serviço secreto israelense, sabe e dispõe de dados concretos sobre quem está por trás desses interesses que contrariam até a lógica e mercadejam vidas humanas.
    Estou para fazer uma aposta aqui: mais uma vez os israelenses vão levar de vencida essa empreitada e talvez acabar com os ninhos de terroristas no Oriente Médio. Que vidas serão ceifadas não há a menor dúvida, mas não convém perder de vista que mais uma vez Israel está sendo forçado a revidar. O cinismo de alguns países (os latino-americanos inclusive) vê como "exagerada" a reação israelense. Eu os chamaria de imbecis se não soubesse que na realidade são uns debochados.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  2. Soraia, nada contra libaneses, nada contra palestinos, nada contra ninguém que esteja vivendo pacificamente e sem incomodar os israelenses que estão, como sempre estiveram, do outro lado da fronteira que divide os vários países.
    Mas a intensão de Israel de continuar está manifestada no site da embaixada em Brasilia, conforme o link a seguir:
    http://brasilia.mfa.gov.il/mfm/web/main/missionhome.asp?MissionID=8&
    Mal comparando, é como se eu tivesse aqui em casa um vizinho que fosse useiro e vezeiro em jogar lixo do lado de dentro do meu quintal. Alertar não adianta, porque o sujeito SABE que está errado em jogar lixo no quintal alheio.
    Um belo dia o Zé aqui perde a paciência. O que vai acontecer? Claro que vou ter de dar uma lição no sujeito.
    Não estamos falando em lixo, estamos falando em mísseis, sendo certo que é difícil o dia em que não caiam em território israelense pelo menos 3 mísseis e vidas sendo ceifadas. É de estranhar que a grande midia internacional vem omitindo tais fatos, como ocorre com a BBC. O único jornal de expressão que não deixa de relatar esses episódios é o New York Times. Quanto ao Brasil, é de uma pouca vergonha a toda prova a atitude dos grandes jornais, clara e afrontosamente favoráveis a que o Hamas continue jogando misseis para o lado israelense e que Israel não se defenda.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  3. correção: onde se lê "intensão", leia-se "intenção". Acho que o vinho que tomei era falsificado...

    Zé do Coco

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!