sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Sobre ontem à noite...

... Fomos ao cinema, eu e meu marido assistir Ensaio sobre a cegueira, filme de Fernando Meirelles, baseado na obra de José Saramago, vencedor do Nobel de 98. Na sala do cine West Side, só nós dois. Ninguém mais. Nem uma viva alma para vaiar ou aplaudir o filme que foi descrito pelo "Times" como deprimente, na abertura de Cannes. Concordo com Saramago quando disse que "o cinema destrói a imaginação." Se você ainda não assistiu, fica a dica: vale a pena, desde que não conheça a obra do escritor português. Caso contrário, fique com o livro. A reflexão sobre o colapso urbano e a miséria humana será muito melhor.

Um comentário:

  1. Depois de Ingmar Bergman, ninguém mais conseguiu traduzir na tela o que um escritor coloca no papel. Os diretores perderam a chave que comunica a letra com a imagem e parecem estar fazendo uma trajetória diferente para desnudar a alma humana.
    De qualquer forma, prefiro a letra, porque me deixa a liberdade de construir o cenário dentro de mim enquanto o escritor vai desfiando sua visão da realidade.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!