quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Talibãs do Paquistão ameaçam matar meninas que freqüentam escolas

Talibãs paquistaneses do vale de Swat, na conturbada região noroeste do país, proibiram as meninas de comparecer às escolas e ameaçaram matar as mesmas em caso de desobediência. A ameaça foi divulgada por um comandante talibã local, Shah Durran, em uma rádio ilegal da região."Vocês têm até 15 de janeiro para deixar de enviar suas filhas à escola. Se não obedecerem esta advertência, mataremos estas meninas", afirmou o comandante. (UOL Notícias) Leia mais
Uma tristeza ler esse tipo de informação no dia de hoje. Pensando bem, em qualquer dia, de século qualquer. Privação da liberdade, o extremismo que mata e escraviza nunca foram justificativas temporais. Não cabem em época alguma. Fico imaginando o dia-a-dia dos povos que vivem sob o jugo dos talibãs e a perspectiva que têm de vida. Creio que não têm. Destruir escolas, impedir que as meninas tenham acesso à educação através de ameaças de morte, merece toda a sorte de intervenção mundial. Como lutar com quem detém armamento e insanidade suficientes para mudar a história de um povo?

2 comentários:

  1. Intervenção mundial, Soraia? Por parte de quem? QUAL o país hoje que tem envergadura moral para ditar regras para outros? A ONU é uma piada. E por razões que já citei aqui.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  2. Sei disso, Zé. EUA ou ONU não são referências para solucionar crise de nação alguma, mas saber que existe algo monstruoso do outro lado do mundo e não podermos fazer nada é algo que me atemoriza. A exemplo de muitos outros (inúmeros!) casos de injustiças que ocorrem mundo afora.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!