quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A Democracia da Caveira - por Luiz Felipe Pondé

"Eu também sou contra a pena de morte. Também acho que grande parte da violência urbana é fruto de miséria, fome, educação ruim e saúde pública ruim. Também concordo que a elite brasileira tem um histórico de maus antecedentes em sua responsabilidade pela sociedade que lidera (aliás, nenhuma sociedade presta sem o "cuidado" de sua elite). Também acho que não adianta (somente) a polícia ou as forças armadas invadirem o morro para matar e prender bandido e que o Estado devia estar lá para cumprir sua função civilizadora. Também acho que é mais fácil prender e matar bandido pobre do que rico. E, sim, o oficialato do Estado muitas vezes é tão bandido quanto os traficantes. Acho que qualquer pessoa em sã consciência não pode negar tudo isso. Mas a história não para aí. Numa cena do maravilhoso "Tropa de Elite 2", o herói coronel Nascimento (corajoso, reto e solitário) entra num restaurante para encontrar alguns dos responsáveis pela (in)segurança pública do Estado do Rio. Acuado, temendo um quase linchamento público, nosso herói se assusta quando, ao entrar no restaurante, é ovacionado. Sua voz em "off" diz algo como '... mas o povo gosta é de bandido morto'..." (Continue lendo)

Um comentário:

  1. Em meio a posições, e críticas de todo o tipo, digamos que o "ATUAL ESTADO" tem feito, nada mais, que tentar "arrumar" as coisas. Para alguns setores da "direita" bandido bom é bandido morto_ sabemos,PERFEITAMENTE, o motivo de tal pensamento encontrar-se nas "entranhas" do mais simples trabalhador "honesto". Para alguns setores da esquerda a "bandidagem" é uma circunstância de problemas sociais, e descaso com a população, ao longo dos anos. E assim foi ao longo da história. Enfim, o "atual Estado" tem lidado com a situação da melhor forma possível. NÃO ESTAMOS TENDO "BANHO DE sANGUE" (para"infelicidade" de alguns "esquerdistas" de plantão, que com isso, ÓBVIAMENTE, perdem a sustentação de seu principal argumento). O ESTADO NÃO ESTÁ DEIXANDO DE LADO OS SERVIÇOs SOCIAIS, E TEM AMPLIADO O DEBATE EM TORNO DE POLÍTICAS PÚBLICAS (para "irritação" de alguns "direitistas", que ÓBVIAMENTE, adoram classificar o Estado como meramente "assistencialista").

    No mais, independente de quem foi culpa,ou o causador dos problemas que atualmente estamos enfrentando, ou, os motivos pelo qual se está buscando um solução, o interessante agora, é que começamos a caminhar no RUMO CERTO. Até porque, o "atual Estado", não está no comando a 30 ANOs. Ele nada tem haver com os desgovernos anteriores, senão: ÓBVIAMENTE, a RESPONSABILIDADE de reparar, da melhor forma possível, as mazelas deixadas por seus antecessores. E fico satisfeito por ter a certeza de que teremos a continuidade dos avanços, tendo em vista que o "atual estado" vai continuar no governo do RJ, por no mínimo oito anos, quatro desses com Cabral, e depois com algum nome que dará continuidade aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos.

    ÓBVIAMENTE, toda a população do RJ, os apoiadores, e os contestadores, agora precisam, ENÉRGICAMENTE, COBRAR O ESTADO (com responsabilidade, E MENOS OPORTUNISMO). Estou ansioso pela próxima etapa.

    Enfim... ÓBVIAMENTE, o Estado está no caminho "certo", e, ÓBVIAMENTE não existe solução mágica.

    Ps> a elite brasileira é uma "vergonha", desde a formação dessa República.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!