quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Senado aprova penas mais duras para quem fizer escuta clandestina

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje o projeto que disciplina o uso de interceptações telefônicas, informáticas e telemáticas. A proposta, que foi aprovada em caráter terminativo e segue agora para análise na Câmara dos Deputados, pune com prisão de dois a cinco anos aqueles que efetuarem escutas clandestinas. Atualmente, a pena prevista é de dois a quatro anos de prisão. Pelo projeto, em caso de servidor público, a punição pode ser agravada em até 50%. O vazamento de informações sigilosas ou o uso das informações para chantagem será punido com a mesma pena. O projeto ainda permite a prisão daqueles que oferecem serviço de escutas pela internet ou jornais. A pena, nesse caso, é de um a três anos de prisão. O projeto ainda proíbe qualquer comercialização de escutas telefônicas, inclusive a compra de novos equipamentos pela Polícia Federal ou agências do governo. A liberação das compras será feita a partir da regulamentação que ainda precisa ser feita pelo Ministério da Justiça.O prazo para que a interceptação seja feita também mudou. Atualmente, é de quinze dias, prorrogáveis por mais quinze sem limite de prazo. O projeto estabeleceu prazo de 60 dias prorrogáveis por mais 60 até o limite de um ano. Em caso de prorrogação, o responsável pela investigação deverá protocolar um novo pedido com uma nova justificativa para o fato."Agora haverá um responsável. Será o delegado fulano de tal que pediu junto ao juiz da comarca tal. Esse pessoal será responsável pela interceptação até o fim", disse o autor do projeto, senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).O parlamentar pediu agilidade na votação da proposta na Câmara dos Deputados. "Agora é o governo ter o mesmo empenho que teve aqui lá na Câmara", disse. (Agência Brasil)
Lembrando que há um projeto da autoria do senador Álvaro Dias (PSDB/PR) que trata sobre o assunto e que deverá ser prioridade na Comissão de Constituição e Justiça.

Um comentário:

  1. Infelizmente, o nosso Legislativo é a reprodução mais fiel e idônea do "samba do crioulo doido". De há muito existem abusos e exageros nas escutas telefônicas, todavia, foi necessário o peixão ser "fisgado" - no sentido da ilegalidade da interceptação - para se moverem. Agora é assim, lei feita "nas coxas" e nos corredores do congresso. Lamentavelmente, volto a frisar o que já observei bem antes desse "auê": o excelente e eficaz meio de prova da interceptação telefônico será cadaverizado. Aquilo que servia para proteger e fortalecer o Poder Público, por ele fora corrompido e prostituído.

    A.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!