terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Parabéns, Cascavel

Praça do Imigrante
Foto - Marco Antonio Nunes
14 de dezembro. Hoje Cascavel completa 58 anos. Uma jovem e promissora cidade que acolhe a todos os forasteiros atraídos por suas promessas de trabalho e prosperidade. Um projeto de lei propôs mudança na data de aniversário da cidade - bastante coerente, por sinal - vejamos o motivo:
O PL 233/2010, assinado pelos vereadores Marcos S. Damaceno e Luiz Burgarelli, ambos do PDT, propôs a mudança da data do aniversário do Município de 14 de dezembro para 14 de novembro. A proposta é fruto das discussões levantadas durante audiência pública da qual participaram representantes de cerca de 35 entidades representativas. Na ocasião, a data de 14 de novembro foi sugerida pela maioria dos participantes.
De acordo com o presidente do Legislativo, Marcos Damaceno, a intenção é fazer com que se cumpra a lei, proibindo o funcionamento de qualquer tipo de estabelecimento comercial, industrial, shoppings, escolas públicas e particulares, faculdades e universidades. O artigo 3º do projeto estipula que somente estabelecimentos com serviços essenciais, como de atendimento médico, terão autorização para permanecerem abertos. Damaceno enfatiza que “Cidades maiores, como Curitiba e São Paulo, comemoram efusivamente seus aniversários, com desfiles cívicos, shows e várias outras atividades. Uma cidade que caminha velozmente para se tornar metrópole não pode ter seu aniversário simplesmente esquecido como acontece atualmente.
O presidente também lembra que em 1986, quando a data foi alterada para 14 de dezembro, a decisão foi tomada sem a realização de uma audiência pública, ou seja, sem qualquer consulta à comunidade.
A elaboração do projeto de lei também tomou como base a realização de várias enquetes, nas quais os cidadãos puderam opinar a respeito. Em todas, como as da Associação Comercial e Industrial, Prefeitura e Câmara de Vereadores, a data de 14 de novembro foi escolhida por ampla maioria.

De qualquer forma, em respeito ao tempo que se passou, ao trabalho e aos sonhos de milhares de cidadãos que vivem em Cascavel, faço um agradecimento silencioso ao município que me acolheu, sempre na esperança de dias cada vez melhores para todos que aqui residem. Tim tim, Cascavel!

5 comentários:

  1. Cascavel e suas excentricidades! A data do aniversário é só mais uma delas... e merece ser comemorada independente de ser em novembro ou dezembro. Parabéns Cascavel e parabéns Soraia, adorei a matéria :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Cvel! 58 anos de história e muita batalha! Espero que nossos políticos engrandeçam seu nome e possibilitem oportunidades de emprego para seus moradores! Começando quem sabe, pela construção do Catuaí que virou um show de contradição de nossos empresários e políticos!

    ResponderExcluir
  3. Cidade linda, outrora palco de disputas por terras e coronelismo, hoje uma potencia da região oeste. Parabéns pelo aniversa´rio, parabéns a todos os cascavelenses.

    ResponderExcluir
  4. Sabes ser prazerosa quando quer
    E administras as dores de teus filhos
    Mas neste dia, torna-te a mais especial, a mais querida
    És a cidade que encanta e que fascina!

    ResponderExcluir
  5. Nati, Anônimo, Diogo e Wellington!

    Cascavel é um primor de cidade! Alavanca sonhos e esperanças, por isso é tão especial! Obrigada pelo prestigiamento, super beijo a todos!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!