sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Falta de sono pode gerar inflamações

A falta de sono, mesmo que seja por poucas horas durante a noite, pode levar o sistema imunológico a se voltar contra tecidos e órgãos saudáveis, segundo um artigo que será publicado neste mês na revista acadêmica Biological Psychiatry. Segundo o artigo escrito por pesquisadores da Universidade da Califórnia de Los Angeles, perder o sono mesmo durante algumas horas da noite pode causar uma reação que leva a inflamações. Os pesquisadores sugerem que uma boa noite de sono pode reduzir o risco de doenças do coração e desordens auto-imunes como a artrite reumotóide. A equipe mediu, em voluntários, níveis do chamado fator nuclear - NFkb - um fator de transcrição que desempenha um papel vital na sinalização de inflamações em adultos saudáveis. As medições foram feitas em voluntários em três situações: depois de uma noite normal de sono, depois de uma noite em que eles ficaram acordados das 23h às 03h e depois de uma noite de recuperação. Na manhã depois da noite em que houve a privação parcial de sono, os pesquisadores constataram que os níveis do NFkb eram muitos mais altos do que nas manhãs que se seguiram às outras duas noites. No entanto, esse aumento de uma resposta inflamatória só foi verificado em mulheres. "Quando mais nós analisamos o assunto, mais nós percebemos os benefícios de uma boa noite de sono. Nesse caso, (os pesquisadores) fornecem provas de que a privação de sono está associada com um aumento de processos inflamatórios no corpo", afirmou John H. Krystal, editor do Biological Psychiatry. Para Krystal, "os resultados oferecem um caminho através do qual o combate de distúrbios do sono pode melhorar a saúde". (BBC Brasil)
Durmo muito mal há algum tempo, lembro-me de uma amiga médica que comentou algo sobre ter dificuldade para pegar no sono, o que caracterizaria estado de ansiedade e sinais de depressão, que seriam apontados quando acordamos durante a noite e não conseguimos dormir mais. Depressão não dá tempo de ter não, o que excluo como causa de minha insônia, então vou ler mais a respeito p/ descobrir o que devo fazer para dormir como um anjo. Quem sabe contar lulinhas em pele de carneiro...

6 comentários:

  1. Contar lulas em pele de carneiro??? Você quer ter síndrome de pânico ao invés de insônia?
    Relaxe, menina, você está apenas passando por uma fase normal para qualquer ser humano que tem um mínimo de senso de responsabilidade.
    Pinta às vezes aquela preocupação a respeito do futuro das crianças etc.

    Zé do Coco.

    ResponderExcluir
  2. Síndrome do pânico vive o brasileiro, Zé. É só abrir o jornal, ligar a TV e o rádio, acessar a net, pra ver que Samara (aquela coisinha linda do filme O Chamado) é ficha pequena em termos de terror.Mencionei 'lulinhas', numa referência à contagem para os últimos dias do imbróglio petista no poder. Mas falando sério, morro de inveja de quem dorme bem. Um dia chego lá, rs. Quanto às preocupações c/ o futuro, ai, ai... Que essa fase passe logo!

    ResponderExcluir
  3. Pois olhe, vou alimentar um pouco mais seu sindrome de pânico. O molusco cefalópode pode não ser reeleito, mas seus sucedâneos, seus substitutos e possíveis subordinados estarão no poder, a julgar pelas tendências. O simples medo de perder esmolas faz misérias com um povo inculto e tosco como o eleitor que escolheu esse imbecil para nos goveernar por dois mandatos. Está decretada a dependência de amplo setor do eleitorado que simplesmente abomina a idéia de largar ossos como o bolsa-família para ter de trabalhar.
    ISSO é síndrome de pânico, ver esse sujeito ou seus apaniguados ainda aí, governando.
    E note, não é nem ele quem me preocupa. Eu tenho uma teoria da conspiração sobre esse quadro todo, o que me preocupa é QUEM está por trás de tudo, utilizando-o para mandar nisto aqui.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  4. Assim não vale. Agora lascou-se, como diria João Ligeiro! Insônia hoje, na certa. Teoria da conspiração, é? Interessante. Quando vai falar sobre isto?

    ResponderExcluir
  5. É uma coisa bastante simples. O sujeito já deu provas de que sozinho não poderia ter ganhado essa parada - dois mandatos etc. Ele não tem sequer recursos mentais para se manter de pé como ser humano normal. No palácio não há tapetes verdes, do contrário, se ele tropeçasse já teria saído pastando. Ocorre que existe uma construção mental ao redor do indivíduo, uma reengenharia que conseguiu fazer com que expressiva parcela da população votasse nele. Não é simplesmente um marqueteiro que lograria isso, há um inteiro sistema por trás que fez com que o povo comprasse o peixe. Pode ter começado por obra e graça de gente que orbita ao redor de Fernando Henrique Cardoso (que GOSTA do Lula). Não esqueçamos que o FHC é sociológo, embora nunca tenha escrito uma obra de significativa importância em toda a sua vida, mas sabe mexer com o que há de mais profundo no psiquê do brasileiro. Eleitorado que votou no FHC votou no Lula. Claro que houve exceções, há gente que é vacinada contra a manipulação mental, por uma razão bem simples: vive num mundo a parte até do cotidiano, porque lê compulsivamente. Gente que se informa sem se envolver emocionalmente com o que se passa a seu redor.
    E quem lê (não me refiro a coisas como "O meu pé de laranja-lima) está protegido contra essa manipulação subliminar que faz engolir patranhas do gênero "ele é um igual a nós, um trabalhador que 'chegou lá' ".
    O País estava preparado já para o Lula, Soraia. Ele não teve de fazer esforço nenhum para chegar lá, porque a única coisa que ele sabe fazer é arengar. No momento em que tem de tomar uma decisão, como foi o caso do mensalão, "eu não sabia de nada".
    Por isso digo: não me preocuparia com ele, mas com quem está por trás dele. Ainda não identifiquei os tipos, mas são gente perigosa.
    Pense numa organização que não tenha local certo para se reunir, hoje estão aqui, amanhã estão em outro país. Pense na identidade pública dessa organização: Foro de São Paulo.
    Ainda não é o tal foro, mas os que realmente comandam nos bastidores.
    Se nós precisarmos hoje das Forças Armadas, tal como em 1964, temo por nossas vidas, porque não consigo imaginar os atuais militares como capazes de nos defender contra o que vem aí.
    Quer mais feedback para sua síndrome de pânico?
    Eu posso sugerir um remédio: vá embora do Brasil. Eu iria ontem, se pudesse.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  6. Interessante, Zé. Mas prefiro ficar. Se fosse embora do Brasil, estaria fugindo do que acredito e traindo a mim mesma.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!