sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Google exclui comunidade sobre Lei Maria da Penha

Dirigente da Rede Risco Mulher Brasil e representante do Fórum de Mulheres do Mercosul/Brasil-Bahia, a jornalista baiana Vera Mattos afirma ter tido a comunidade Lei Maria da Penha: nº 11.340 - da qual é co-fundadora - excluída do site de relacionamentos Orkut, no último dia 16. Senti falta da comunidade, pois tinha a mesma em minha relação, no orkut. Segundo Vera, a comunidade tinha 6.100 participantes e desenvolvia um papel importante no combate à violência contra a mulher, divulgando informações e acompanhando processos em todo o país. “Não entendemos nada (refere-se à outra fundadora da comunidade, Ana Maria Bruni), pois a comunidade, que já existe há cerca de três anos, se dedica à difusão da Lei Maria da Penha e presta esclarecimentos sobre como utilizar a norma legal e proteger as mulheres”, relata Vera. A equipe de reportagem do A TARDE ON LINE acessou o site às 15h de quinta-feira e, naquele momento, 40 comunidades relacionadas ao tema apareciam no Orkut. Um delas, inclusive, tinha o mesmo dono, mas tinha como moderador um outro nome e apenas 636 membros. Segundo Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google no Brasil, empresa responsável pelo site, a pedido do Tribunal Regional Eleitoral, muitos perfis e comunidades estão sendo excluídos do Orkut por apresentarem conteúdo eleitoreiro. Segundo ele, esta pode ser uma hipótese para o ocorrido com a comunidade de Vera. No entanto, a empresa ainda não tem como se pronunciar sobre o assunto, já que será necessária uma pesquisa para identificar a comunidade e averiguar o que pode ter acontecido para a página ter saído do ar. O diretor de comunicação afirmou ainda que a pesquisa seria iniciada imediatamente, mas antecipou que consta do Termo de Serviço e Uso do site Orkut, que o Google tem liberdade para excluir perfis e/ou comunidades sem aviso prévio e sem obrigação de dar explicações aos usuários. Mais uma vez, o Google mostra o poder que tem sobre a vida de seus usuários, suprimindo o que quer e mantendo na rede comunidades e perfis criminosos. Se quiser saber mais sobre o trabalho da jornalista baiana, acesse seu perfil:

3 comentários:

  1. O que eu vou dizer, Soraia, pode parecer bobagem, mas os usuários do Orkut (Google) poderiam começar a migrar. Não há poder orkutiano que subsista a uma revoada. Eu mesmo vou começar a fornecer outros emails a amigos meus, porque um portal como esse, com o gigantismo que tem, pode de repente, ser acometido de volúpia do poder e começar a usar nossos dados para outros objetivos.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  2. Este é o Zé do Coco, que não é Cissa Guimarães, mas quebra o coco e não arrebenta a sapucaia! Só falar não adianta, gostei de sua atitude, vou estudar como faço por aqui, para não prejudicar meus contatos tb.

    ResponderExcluir
  3. Yahoo, ou mesmo Hotmail.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!