sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Nadadora Rebeca Gusmão é banida do esporte

A nadadora brasileira Rebeca Gusmão foi banida do esporte pela Fina (Federação Internacional de Natação), segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos). Na nota, a CBDA diz ter sido comunicada pela entidade internacional sobre a suspensão da atleta. "A CBDA vem tornar público que acaba de receber da Federação Internacional de Natação o inteiro teor da decisão do Painel de Doping da Fina que resolve suspender 'Ineligible for lifetime' [por toda a vida], a partir de 18 de julho de 2007, a atleta Rebeca Gusmão", disse o comunicado. Segundo a CBDA, a decisão foi tomada com base nas regras da Fina, e a suspensão tem por objetivo "punir quando ocorrem duas ou mais violações da regra antidoping". Rebeca testou positivo para testosterona exógena (hormônio masculino não produzido pelo organismo) no Troféu José Finkel 2006 e voltou a ser pega para testosterona exógena em exame da entidade realizado no dia 13 de julho de 2007, durante o Pan do Rio. Pior, testes de Rebeca realizados nos dias 12 e 18 de julho, durante o Pan, apresentaram duplo DNA. (Folha online)

2 comentários:

  1. Fala-se muito em esportivas do sexo feminino com porte e atitudes masculinas e se atribui isso a produção endógena de testosterona, o que, para o sexo feminino, é no mínimo uma falácia.
    Têm sim as federações a obrigação de ficar alertas a esses casos, quando menos para que os esportes no Brasil não fiquem desacreditados.
    Eu sempre afirmei a alguns colegas que a tal nadadora abusava de hormônio masculino OU era um típico caso de hermafroditismo. Está aí agora a comprovação da primeira hipótese e vou ganhar uma garrafa de vinho do Porto porque ganhei a aposta.
    MAS, infelizmente, perdeu os organismos que coordenam o esporte brasileiro em credibilidade. Lamentável.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo: onde se lê "esportivas" leia-se "esportistas".
    onde se lê "perdeu" leia-se "perderam".

    Zé do Coco

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!