quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Paraná tem sexto melhor IDH do país

O mais recente ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos Estados brasileiros mostra que todos os 11 melhores IDHs são de unidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste – com destaque para o Distrito Federal, na primeira colocação. Já os piores são os nove Estados nordestinos. Segundo informações veiculadas na quarta-feira, o Paraná ocupa o sexto lugar no ranking relativo a 2005, com 0,820, atrás do Distrito Federal, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O melhor índice, o do Distrito Federal, é de 0,874, igual ao da Hungria e superior ao de países como Argentina e Emirados Árabes Unidos. Na ponta debaixo, Alagoas, que tinha o pior IDH em 1991, continuou na mesma posição em 2005, com 0,677. Da mesma forma, Maranhão, Piauí e Paraíba não deixaram de ser o segundo, terceiro e quarto piores, respectivamente. Entre todos os índices que compõem o IDH, Alagoas só não tem a pior posição no quesito renda — o IDH-Renda de Maranhão é menor. Medida do índice O índice vai de 0 a 1 - quanto mais perto do 1, maior o desenvolvimento humano. O cálculo é feito pela média simples de três componentes: indicador de longevidade, de nível educacional e de renda. (Bondenews)

2 comentários:

  1. Nós ainda temos alimento barato, Soraia. Se você for a um país do continente asiático, verá crianças PROCURANDO (o que não quer dizer que vão encontrar) restos no depósito de lixo das cidades.
    Visite as Filipinas. Você vai querer adotar todas aquelas criancinhas, muitas delas abandonadas pelos pais nas ruas com 3 - 4 anos de idade.
    Aí você vai me entender quando eu disser que não acredito que uma mulher na presidência faria muita diferença.
    Se você cobrar alguma coisa de governantes das Filipinas, vão lhe dizer que não é verdade, que os planos sociais criados pelo glorioso governo da presidenta Gloria Macapagal Arroyos já tirou das ruas as pessoas que viviam em regime de mendicância.
    Tudo mentira. A corrupção naquele país só não é superior à que viceja aqui porque o Brasil tem mais gente.
    São coisas assim que me fazem imaginar que uma tal de ONU só existe para incentivar ainda mais a corrupção e a roubalheira no mundo.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  2. Impressionante mesmo, Zé. Mas o fato é que a fome no mundo remonta há muitos anos e não vejo coisas fantásticas acontecerem para se reverter isso. Mulher ou homem no comando de uma nação, ainda prefiro acreditar que a sensibilidade feminina possa ser a diferença positiva no futuro, mesmo com algumas decepções do gênero. Isso não me deixa menos confiante quanto às mulheres no poder. E mesmo tendo tanta gente no Brasil, como vc comentou, a corrupção deslavada que reina por aqui é nauseante. Custo a acreditar que possa piorar.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!