segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Feminices

Conversando com uma de minhas amigas dia desses, tomei um susto quando ela me disse: “Tenho medo de envelhecer, Soraia, mas não tenho medo da solidão! Ter filhos somente para garantir que não ficarei sozinha no final da vida? Besteira. Vamos envelhecer juntas, não vamos? Então. Terei amigas. Quer tranquilidade maior que essa?”
Amigas. A gente tem, passa boa parte da vida selecionando as melhores, aquelas que não falham na hora que mais precisamos, que dão aquele chacoalhão na hora certa, o afago que aquece e aquieta a alma, porém não nos damos conta de quanto tempo as teremos por perto. É certo que existe uma cumplicidade surreal entre amigas. Algo que beira o inconcebível quando o assunto é coerência (e a amizade lá sabe ser coerente quando o desatino teima em tomar o rumo inverso?)...
Pensando no que minha amiga disse e na idéia maluca que teve em criar um retiro onde suas ‘futuras amigas anciãs’ vão passar o dia com ela – é claro que irá cobrar pela diária regada a jogos, diversão, chás e bolos a contento, afinal, na melhor idade tudo requer qualidade e desprendimento material – concluí que o projeto não é de todo maluco: pior que a solidão de não ter alguém, é a solidão de não ter amigos. Não consigo imaginar uma jornada de vida sem eles. As amigas, em especial. Aquelas que olham pra você e dizem: “Tuuuudo! Adooooro!” E você nem precisa perguntar do que se trata, pois a sua presença ali, é o motivo para expressões assim, contraditoriamente desconexas, repletas de significado. E um grupo de amigas precisa ser heterogêneo, ter de tudo um pouco pra ser interessante, mais ou menos como o elenco de “Feminices”, de Domingos de Oliveira: uma casada feliz, uma casada que pensa que é feliz, uma solteira realizada que inspira as outras, uma solteirona que deseja se realizar através do casamento e a separada, que pensava que era feliz, deseja se realizar e é inspirada pela solteira independente. Deu pra entender? Maluco assim, pois na amizade nada precisa fazer sentido, ninguém precisa ser perfeita ou competente o tempo todo. Há espaço para lágrimas de frustração, desabafos incontidos e momentos de ira. Ah! Tem lugar para as declarações de amor entre amigas também, afinal, não passamos boa parte da vida ao lado delas? Um carrossel doido, numa velocidade alucinante. É assim que a vida passa e que o inesperado acontece. Mas elas, as amigas, estão sempre ali, olhando com aqueles olhos de alegria – mesmo que a vida naquele momento seja barra – e exclamando “Tuuuudoooooo!”, pois naquele instante, representamos o que há de mais importante no que se convencionou chamar de amizade.
** À todas as minhas amigas, em especial, Lu, Ana, Rê, Eliana, Su, Ceiça, Mônica, Dedé e Jana

6 comentários:

  1. Há pessoas que passam a vida e nunca descobrem o que as fazem felizes de verdade, e eu estou descobrindo que: na verdade, não eram grandes coisas, mas singulares o bastante para fazer alguma diferença diante de dias tão longos e chatos, coisas como um abraço verdadeiro de um amigo, escutar uma música favorita sem querer, receber um ‘ oi ‘ de um estranho, até um dia nublado.. uma cerveja gelada ou mesmo sozinha, olhar as fotos de anos atrás...Percebi, também, que ter uma família no modelo clássico, ter um trabalho que gere inveja, falar sete línguas ou receber um salário de incontáveis dígitos não faz ninguém feliz.Descobri que preciso sorrir pra mim mesma todas as manhãs,dançar sozinha aquela música que só você gosta, ser você mesmo para as pessoas que realmente ama, sem medo de ser aceito ou não, saber apreciar a solidão como uma buscar de equilíbrio, apreciar a companhia de diferentes amigos, mas que no fundo tem algo em comum....a busca e o desejo de se sentir-se feliz por ser o que realmente é.

    Obrigado pelo carinho, você é linda...

    Janaina Cezário

    ResponderExcluir
  2. Amigo costuma ser uma coisa esquisita, Soraia. Eu olho pra trás e vejo que não me sobrou muita coisa. Alguns se foram porque enveredaram pelo terreno da mesmice e não procuraram crescer, até pelo contrário tentaram segurar todo mundo pra baixo, por preguiça de subir. Outros, a maioria ficou lá embaixo mesmo, com sete palmos de terra em cima.
    Outros, felizmente minoria, ficaram de fora já que os demais não quiseram ficar ricos como eles.
    Amigo é produto escasso, perecível e, diante da Competidora (Morte), entregam os pontos sem tirar da vida algo mais que é levar desta vida a vida que se leva.
    Aos amigos que capitularam diante da Competidora a minha promessa: ainda vou fazer, como bom viralatas, um xixizinho em cima de suas sepulturas em homenagem aos bons tempos em que esvaziávamos as bexigas lotadas de cerveja nas tertúlias da vida...

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Soraia, penso que o verdadeiro amigo não precisa estar presente em nossas vidas todos os dias, mas sabemos que está ao nosso alcance quando sentirmos saudades, quando quisermos saber se ele está bem, ou quando precisarmos dele. Amigo é tuuuuuuuuuuuudo né..........

    Espero podemos compartilhar sempre bons momentos..........Bjo

    Eliana André

    ResponderExcluir
  4. Jana (linda!), Eliana (amiga mais antiga! kkkk)... Bom demais da conta tê-las por aqui! Adoooorooo!

    Rodrigues! Amigo meu não faz pipi na sepultura de ninguém, humpf! Tome tenência, menino! rs

    ResponderExcluir
  5. O que posso dizer amiga... minhas lágrimas falaram e pude sentir no coraçao, que vale a pena lutarmos pelo que acreditamos. A AMIZADE. Adorei o comentário...com certeza estará numa moldura liiiinda pendurada FUTURAMENTE na entrada do que podemos dizer "NOSSO CANTO", ou seja lá que nome terá. BJOOOS CHEIO DE SAUDADES.

    Lu

    ResponderExcluir
  6. Lindo, verdadeiro, dá vontade de sair abraçando minhas amigas e dizer o quanto as amo!

    Beijo Soraia! Ju Cardoso

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!