sábado, 24 de outubro de 2009

ONU e Efe premiam reportagens sobre a fome na América Latina

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) se uniu à agência de notícias Efe para premiar jornalistas da América Latina e do Caribe que escreverem reportagens sobre a fome. O objetivo do concurso "A fome será história" é, segundo o coordenador da Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome, Juan Carlos García Cebolla, "motivar jornalistas e estudantes de jornalismo a se envolver na sensibilização do problema da fome, e contribuir para a informação sobre o tema". (Portal Imprensa) Leia mais

4 comentários:

  1. Abstraindo o motivo desse post que é a premiação de reportagens, vamos convir, Soraia, que a fome na África é fruto de ações das grandes potências e da corrupção endêmica naquele continente.
    Qualquer contribuição que se destine à solução do problema vai ser engolido pelo buraco negro da corrupção. Dinheiro, comida, agasalho, não importa, os destinatários finais não receberão a décima parte do que for destinado.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Rodrigues e digo mais: na América Latina isso também acontece uma vez que a "corrupção endêmica" se faz presente. É mais ou menos como o surto da dengue. Se instala, alastra, toma conta e o povo se acostuma com a doença - o mosquito passa a fazer parte da cultura. Com a corrupção também é assim. Alguém sabe quantas pessoas passam fome no Brasil, por acaso? Nem falam mais nisso. Há uma matéria datada de 14/10/09 na BBC que trata do assunto: "O Índice Global de Fome, uma pesquisa publicada pela Unidade Internacional de Pesquisa em Política Alimentar (IFPRI, na sigla em inglês), revelou que a República Democrática do Congo foi o país com o maior aumento da fome desde 1990, seguido por Burundi, Comores (arquipélago no Oceano Índico) e o Zimbábue.
    Por outro lado, de acordo com o índice, alguns países demonstraram uma grande melhora nos níveis de subnutrição desde 1990. Em primeiro lugar está o Vietnã, seguido pelo Brasil." - E fome lá precisa "melhorar índice"? Tem que acabar. Fome se mata.

    ResponderExcluir
  3. Tio Zé e a campanha "criança esperança"?
    Eu nunca contribui com GROBO,aqui na nossa terra há muita gente necessitando, portanto a minha doação fica por aqui mesmo e com destino certo em 100%.

    ResponderExcluir
  4. Hi, a campanha "Criança Esperança" é cosmética, pura perfumaria diante do espectro social apavorante que temos no Brasil.
    Viajar pelo Brasil é a única forma de não engolir patranhas governistas.
    E temos de ser francos - NÃO É DE HOJE o quadro de miséria. Como não tem imaginação, a equipe do Lula só faz COPIAR tudo de governos anteriores.
    Principalmente tudo o que não presta...

    Rodrigues

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!