terça-feira, 27 de outubro de 2009

Record x Folha: a briga continua

A briga entre a Rede Record e o jornal Folha de S.Paulo ganhou mais um capítulo no último fim de semana. Na sexta-feira (23), a emissora exibiu uma reportagem em diversos programas de sua grade, entre eles o "Jornal da Record", com o título "Cai o número de leitores de jornais no Brasil e a Folha de S.Paulo é um dos mais afetados". Como justificativa, a emissora cita a falta de credibilidade do jornal. Como exemplo, o editorial a Folha, publicado em 17 de fevereiro, que afirmava que a ditadura brasileira foi "branda". A matéria mostrou vítimas e estudiosos da ditadura criticando o jornal. No sábado (24), a Folha de S.Paulo rebateu as acusações, com a reportagem "Igreja Universal fez remessa clandestina, diz relatório". O texto afirma que "o Ministério Público Federal tem em seu poder documentos que indicam o uso de uma casa de câmbio chamada Diskline para fazer remessas de pelo menos R$ 17,9 milhões, em valores atualizados, para uma conta bancária em Nova York cuja beneficiária era a Igreja Universal do Reino de Deus", dona da Record. Em e-mail enviado à Folha, a Record confirmou uma transação comercial com a CEC Trading. "A Rádio e Televisão Record S/A não efetivou conforme o narrado acima [em perguntas enviadas pela Folha]. As transferências de valores que existiram à CEC Trading Corporation foram devidamente registradas através do Banco Central, referente ao pagamento de importação de equipamentos para o exercício de sua atividade." (Portal Imprensa)

Um comentário:

  1. Ao contrário do que afirmam os bispos donos da Record, a queda no número de leitores de JORNAIS (não apenas a Folha) não é a falta de credibilidade, mas o número de analfabetos que só tem feito crescer no País. E isso com a ajuda de igrejas como a de propriedade dos membros da Igreja Universal. Ser CULTO, LETRADO, GRADUADO, tudo isso é mau para os negócios "espirituais" dessa igreja e seus bispos e pastores.
    Quem quiser tirar quaisquer dúvidas sobre isso, frequente salas de bate-papo de evangélicos. Já se sabe que os frequentadores de salas de bate-papo não primam pela qualidade de seu linguajar e cometem verdadeiros crimes contra as regras gramaticais. Mas, no tocante a salas frequentadas por cristãos das várias seitas que vicejam neste País, a coisa chega às beiras do escândalo. Não primam nem pelo nível cultural nem, o que seria minimamente desejável, pelo nível moral, sendo certo que vários sites de bate-papo estão infiltrados por esses iletrados com tendências a "glória-a-deus" e "aleluia".
    Num país com o perfil em viés de baixa qualidade no ensino público conjugado com o crescimento da população de tendência evangélica, é fatal que a leitura e busca de informação de qualidade caiam de forma vertiginosa.
    Considerando ainda que o vice-presidente deste País é um senhor filiado à igreja dona da Rede Record, não é preciso muito esforço para notar para onde levam os acontecimentos - na direção do caos institucional e o descalabro moral. Não é um quadro animador, porque a anarquia se avizinha de nós, sendo certo que nem mesmo a Sé Católica Apostólica Romana pode avocar a si foros de legitimidade, porque é notória patrocinadora de movimentos sociais que visam a destruição do patrimônio público e privado (MST, Via Campesina etc.).
    Em resumo, o caminho para o ateísmo comunista está aberto, com a alegre participação justamente das maiores vítimas das teorias marxistas-leninistas - as religiões.
    Soraia, o espectro a ser analisado é muito amplo, vivemos uma era complexa e o espaço para comentários e debates é escasso.
    Por isso, não vamos cair na tentação de reduzir o conflito a meros interesses de duas redes de comunicação.

    Rodrigues

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!