domingo, 15 de março de 2009

MAIORidade - O velho-novo

Em um de seus poemas, Paulo Leminski fazia uma pergunta reveladora:
"Que podia um velho fazer nos idos de 1916,/a não ser pegar pneumonia,/deixar tudo para os filhos/ e virar fotografia?".
A Folha de São Paulo deste domingo, em seu Caderno Especial, traz a matéria que desmistifica os versos de Leminski, através de dados e índices que mostram como a vida dos idosos brasileiros, ou ainda dos que entraram na "terceira e quarta idade" mudou no campo profissional, afetivo/sexual e comportamental. Leia mais AQUI
Imagem - Marisa Cauduro/Folha Imagem

2 comentários:

  1. Sobre ISSO eu não tinha dúvida alguma. Mas sempre é bom publicar essa informação, para dirimir dúvidas de algumas pessoas...

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  2. O patriarca Abraão, "pai de muitas nações", quando teve o primeiro filho, Ismael, com a escrava Agar, tinha 90 anos. A seguir teve Isaac, com Sara, que já passava dos 60 anos.
    Anthony Quinn, aos 70 anos, teve um filho (mais um dos muitos que teve ao longo da vida com várias mulheres) e existe, a respeito desse filho em particular, um videoclipe em que ele aparece com o garoto e canta seu amor a esse filho.
    Não só o amor a uma criança traduz a virilidade de um homem de idade avançada, mas a capacidade de cercar de carinho a amada, tenha ela idade igual à dele ou até bem mais nova, como costuma acontecer o tempo todo, em toda parte.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!