domingo, 29 de março de 2009

O adeus ao idealizador do Estado do Iguaçu

Edi Siliprandi, 75 anos, faleceu ontem, 28, em São Paulo em decorrência de um câncer no estômago descoberto há cinco meses. O advogado, empresário, ex deputado federal e incansável defensor da criação do Estado do Iguaçu perdeu a batalha para a doença que levou a família a procurar o renomado trabalho do Hospital Sírio Libanês, referência na América Latina. Edi Siliprandi era dono da Rádio Cidade, onde comecei minha carreira como comunicadora, hoje Rádio Globo além de ter presidido a OAB de Cascavel. Portador de espírito empreendedor, promoveu o desenvolvimento econômico nas regiões oeste e sudoeste do Paraná, tendo sido responsável também pela criação de municípios em seu estado natal, o Rio Grande do Sul. Meu pesar e lamento sinceros a todos os familiares pela perda do mentor, pai, companheiro e avô. Em especial, a dona Olinda, a esposa e companheira de todos os anos e ao amigo querido Duka Siliprandi. O velório está sendo realizado na Câmara de Vereadores de Cascavel e o sepultamento ocorrerá no fim da tarde deste domingo no cemitério Jardins da Saudade.

13 comentários:

  1. Uma das coisas que meu pai, o sábio me ensinou foi " Existem 2 lugares que não precisa de convite para ir : casa da mãe e velorio"
    Tratando-se de Sr. Edi Siliprandi, que ouvi falar que era idealizador de " Estado de Iguaçu"já vale todo o meu respeito.
    Pois até agora nenhum governador do estado do Paraná fez algo de util para Cascavel e região, eles só exploram e não deixam Cascavel crescer, deve ser medo de perder bocão.
    Sr. Edi Siliprandi que descanse em PAZ e que alguem dê a continuidade da luta.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Edi era um homem muito polêmico, mas muito corajoso tbém. Levantar uma bandeira como a da criação do estado do Iguaçu e sustentá-la com fundamentação como ele fez não é para qualquer um. Meus pêsames a família, ontem estava em Maringá e não acessei o blog.

    Profª Silvia/Cvel

    ResponderExcluir
  3. De Edi Siliprandi eu lembro a sua motivação básica no campo da política, a criação do Estado do Iguaçu. Pena que a idéia ainda não vingou. E não vingou por uma razão bastante simples: a região que compreenderia o novo Estado é constituída das terras mais férteis e tiraria o pão da boca de muito tubarão.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  4. Em pesquisa na internet tive essa triste notícia, confesso estar sem palavras.
    No entanto, lembro-me bem de quando o Dr. Edi Siliprandi me chamou na sala dele e me disse "'água mole, pedra dura tanto bate até que fura', vou te dar uma chance, você pode começar a trabalhar com nós", sai do prédio da rádio Cidade com uma alegria imensa, já que cursava o 4º período de jornalismo.
    Hoje estou em Pato Branco, mas sempre que posso comento que a primeira oportunidade de trabalhar como jornalista foi dada pelo Dr. Edi Siliprandi.
    Sinto muito pela família, que tenho grande consideração! Mas creio que Deus esteve e está ao lado de cada um deles dando forças para continuar!

    ResponderExcluir
  5. Sabia da morte dele, mas só agora descobri a data, acho que devemos continuar a luta pela criação do Estado do Iguaçu, pois nos anos 60 era forte do movimento. Com a internet vamos ressussitar esse movimento, atavés de sites de ralacionamento e blogs. Nos anos 70 a população do norte de Goiás insistiu tanto que conseguiram se tornar um estado (Tocantins), está na hora de nós rebelarmos.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo seu ideal de querer criar este estado que com certeza seria uma potência. Que Deus o conserve ao seu lado.

    ResponderExcluir
  7. sempre admirei a pessoa do SR:EDI SILIPRANDI,mesmo sendo um anônimo,um simples cidadão cascavelense,nascido e criado nesta maravilhosa cidade,a qual tenho um extremo orgulho.assinei a favor da criação do ESTADO DO IGUAÇU e asinaria novamente.quando era menino,vendia jornal debaixo do braço ao meu cliente EDI SILIPRANDI,em seu endereço da rua PIO XII.jornais como O NUMERO 01 de O PARANA,FRONTEIRA DO IGUAÇÚ,HOJE.sou vizinho desta familia no bairro,pois minha mae mora ate hoje na mal.floriano com a rua curitiba,e alguns de seus vizinhos são nossos compadres. Meus pêsames a familia.Admiro muito vocês.

    lailsonm@copel.com

    ResponderExcluir
  8. Nem a morte do sr. Edi Siliprandi foi bastante para reativar a campanha pela criação do famigerado Estado do Iguaçu.
    É uma pena que os cascavelense continuem achando essa ideia viável. Só porque a cidade seria capital? E os gastos públicos na construção desse projeto megalomaníaco? Ninguém pensa!? Cascavel não precisa ser capital de Estado para crescer. Ela é maravilhosa assim mesmo, com um potencial enorme.

    ResponderExcluir
  9. Não subestimar o poder do mal instalado deveria ser uma das primeiras lições para quem se aventura pensar política; Meu caro anônimo estudos preliminares mostraram que a receita anual do então Estado do Iguaçu seria de 1100% a mais nos cinco primeiros anos e os gastos públicos na ordem de 7,5% a mais do que hoje é, neste caso megalomania poderia ser um trauma positivo para escravos libertos! Apesar de existir tolos na política, as políticas são para gênios do bem e do mal. Willington Vaz

    ResponderExcluir
  10. Me lembro que o Sr Edi então depuado federal na época me ligou e eu morando em Matelândia, acabava de receber um convite vamos a BRASILIA vai ter a votação do ESTADO DO IGUAÇU, então convitei mais 10 companheiros e subimos a Cascavel e em companhia de 12 ônibus fomos a BRASILIA. Lá acompanhei de perto a visita de Edi aos mais diversos gabinetes de deputados onde foi colocado a importância da criação do ESTADO DO IGUAÇU, isso me faz lembrar de toda a história ali vivenciado na capital federal nos ultimos dias do mes de março de 1993. Edi me lembro e sei de sua força e garra em lutar pelo povo desta região, me lembro que na cartilha tinha um desenho o GOVERNO LEVAVA PARA CURITIBA UM BOI E NOS DEVOLVIA UM BIFE. Cesar Berger

    ResponderExcluir
  11. Que pena que ainda existam pessoas que queiram separar o nosso querido Parana.ISTO E UMA AFRONTA AOS VERDADEIROS PARANAENSES.

    ResponderExcluir
  12. caro anônimo saber de qual banco genético e em que ventre fomos gerados é o minimo de informação necessária para o desenvolvimento do caracter humano so assim vamos saber se queremos vover como nossos pais ou se vamos ter uma nova atitude em relação a tudo na vida. A maior economia do mundo os Estados Unidos foram colônia da Inglaterra o brasil foi colonia de Portugual e em poucos anos será a terceira maior economia do mundo e isso não me parece ser uma afronta aos verdadeiros Paranaenses; talvez uma afronta seja capitular diante da liberdade de lutarmos por igualdade comquistada por nossos antepassador; talvez afronta seja para as futuras gerações lhes deixar como erança a condição de vassalos.
    independência nunca fez mal a nunguém, não fez aos 52 Estados Americanos ao Brasil ou a cada município criado; estudos preliminares disseram que o Iguaçu seria a Suíça Brasileira; melher renda percapta, melhor distribuição de terras, etc.... Willington Vaz

    ResponderExcluir
  13. Sempre fui defensor da criação de novos Estados, e até hoje não entendo porque não vingou a ideia da recriação do Iguaçu como Estado, seja com Cascavel a Capital ou outra. Vejam o Tocantins? Palmas é uma Capital que só trouxe progresso ao ex-norte de Goiás.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!