quinta-feira, 19 de março de 2009

STF determina desocupação na reserva Raposa Serra do Sol

Os arrozeiros que ocupam a reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, deverão desocupar imediatamente o local, conforme decisão tomada hoje pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Caberá ao relator da ação, ministro Carlos Ayres Brito, coordenar a execução da determinação. Os ministros também aprovaram 19 condições para que seja colocada em prática a decisão de tornar legal a demarcação contínua da reserva. (Yahoo) Leia mais

Um comentário:

  1. Convém lembrar um detalhe: os arrozeiros NÃO OCUPAM simplesmente a área plantada. Eles são proprietários, COMPRARAM as terras e a fizeram produzir comida.
    Quero só ver a que absurda situação seremos levados se tribos como os xavante pleitearem demarcação. Por que me refiro a esses? Simplesmente porque os xavante NÃO SÃO aborígenes brasileiros, são remanescentes de uma tribo que vivia na Bolívia e que migraram em princípios do século 19 para território brasileiro. E não estou inventando nada, foram os irmãos Villas Boas, os melhores indigenistas do País que o confirmaram pelas pesquisas que fizeram.
    Vai haver muito oportunismo em cima dessa história de demarcação de terras, assim como estão hoje tentando tirar terra de branco (olha o racismo aí) para entregar a falsos quilombolas.
    Já no caso da Raposa Terra do Sol, a demarcação em terra contínua teve um voto vencido, o do ministro Marco Aurélio Melo, que fundamentou muito bem suas razões para NÃO concordar com essa demarcação.
    Pelo menos ficou claro na sentença que estrangeiros NÃO poderão trafegar pelas terras nem ali se intrometer como vinha acontecendo. Menos mal, pois apenas as forças armadas terão livre trânsito por lá e o governo poderá realizar qualquer tipo de atividade, uma vez que os índios NÃO SERÃO PROPRIETÁRIOS, mas moradores sem privilégios especiais.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!