terça-feira, 19 de maio de 2009

Japão fecha 4.000 colégios por medo da gripe suína

Kazuhiro Nogi/AFP
O Japão fechou nesta terça-feira mais de 4.000 colégios e creches na região de Kobe e Osaka (oeste), após a a detecção de 10 novos casos de gripe suína, o que eleva o total de infectados no país a 173. A doença se alastrou rapidamente desde sábado pela região, o que levou as autoridades a determinar o fechamento das escolas e creches para evitar mais problemas. Ao que tudo indica, o vírus se propagou pela região após um torneio de vôlei entre estudantes das duas cidades. A maioria dos infectados são estudantes, mas um dos últimos casos detectados é o de um bebê de um ano. Até o momento nenhum caso foi registrado na zona metropolitana de Tóquio, que tem 36 milhões de habitantes, mas as autoridades acreditam que a propagação do vírus em Tóquio é praticamente inevitável. (Yahoo)

Um comentário:

  1. Fico a imaginar o que vai acontecer em países de pobreza extrema como as Filipinas. Já é proverbial o descaso do governo do país com a saúde e a alimentação adequada do povo filipino, entre cujos pratos está a carne suína. Não esquecer que originalmente o virus teve como vetor o porco, no México, cujas condições climáticas favoreceram a disseminação do virus para humanos.
    Bastaria um cidadão ocidental (ou um filipino proveniente de áreas infectadas) portador do virus desembarcar em Manila, a capital, para que ele começasse a avançar das cidades superpovoadas e poluídas para o interior onde há grandes criames de porcos que voltariam a contrair a gripe e engendraria um ciclo vicioso.
    E a chegada de algum europeu ou indiano no aeroporto de Delhi ou Mumbay? Não é bom nem imaginar a mortandade. A OMS não ousa sequer aventar o catástrofe, embora ela esteja latente. Convém não esquecer o que aconteceu com a disseminação da gripe espanhola no princípio do século 20, com os milhões de mortos que ela causou.

    Rodrigues

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!