domingo, 3 de maio de 2009

OMS reconhece 898 casos de gripe suína no mundo

Subiu para 898 o número de casos confirmados de gripe suína, ou Influenza A em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença já foi registrada em 18 países. Entre os casos, 506 foram contabilizados no México, onde 19 pessoas morreram devido à doença. Nos EUA, uma pessoa morreu entre as 226 que foram infectadas pelo vírus H1N1. Nos demais países, não houve vítima fatal. Nos últimos dias, sinais indicam que a propagação da doença pode estar se estabilizando e que a epidemia pode não ser tão grave como se pensava. A OMS afirmou ontem que, apesar da ameaça de uma pandemia ainda ser mantida, a propagação sustentada da gripe suína parece estar até agora restrita aos países da América do Norte, com apenas casos isolados em outras regiões, principalmente entre pessoas que estiveram no México. Segundo o diretor de Alerta e Resposta Global da OMS, Michael Ryan, "neste momento não seria inteligente sugerir de modo algum que a situação esteja fora de controle". (Último Segundo) Leia mais

2 comentários:

  1. Soraia, eu sou apenas UM na multidão. São quase 7 bilhões de viventes no globo. Mas não dou o menor crédito à Organisação Mundial da Saúde (OMS). Sempre foram muito leeeentos na tomada de decisões e muitas vezes se gasta mais dinheiro para corrigir as burradas que aprontam.
    Há uma coisa que há anos me incomoda em relação a essa OMS. São imperiais demais para meu gosto, o pensamento ou pergunta que qualquer cidadão lhes faça não lhes toma um segundo de atenção ("Nóis é nóis...).
    Nunca se achou uma resposta sequer à pergunta: que PROVAS têm de que a varíola foi realmente debelada? Não há, Soraia, garantia alguma de que esse mal não volte a ocorrer e milhões de pessoas não venham a morrer. E, no entanto, com base no que essa OMS afirmou, a ONU declarou a varíola extinta da face da Terra.
    Você acredita, em sã consciência, numa coisa dessas? Eu gostaria que fosse entrevistado no seu programa algum médico infectologista ou sanitarista a respeito do assunto. De acordo com parecer da ONU, com base no relatório da OMS, os estoques de vacinas contra varíola e os depósitos de amostras de virus deveriam ser destruídos. Que garantias temos de que não haja, de posse de governos por aí, amostras do virus? E se essas amostras forem utilizadas para uma guerra bacteriológica? Que defesa teríamos? Nenhuma, porque não há condições de fabricar vacinas em quantidade suficiente em menos de 5 anos. Não há instalações preparadas para suprir as necessidades em menos de 10 anos, oo que pressupõe que, somada a instalação e a produção, teríamos pelo menos 15 anos antes de poder nos defender da doença. Agora, deixo à sua imaginação.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Quem souber inglês, francês ou castelhano, pode visitar o site da OMS: http://www.who.int/en/
    Logo na primeira página dados sobre a gripe suína.
    Sobre a varíola, há um link específico com vários tópicos relacionados.
    http://search.who.int/search?ie=utf8&site=default_collection&client=WHO&proxystylesheet=WHO&output=xml_no_dtd&oe=utf8&q=Smallpox&Search=Search

    Rodrigues

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!