sexta-feira, 6 de março de 2009

Arcebispo não teve pena da criança que interrompeu gravidez?

"Não foi Deus que proibiu a interrupção da gestação em qualquer caso. Foram os homens da Igreja. E eles erram - já queimaram gente viva em praça pública, não se esqueça". (Rivaldo Mendes de Albuquerque, um dos médicos excomungados pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho pela interrupção da gestação de uma criança de 9 anos)
O médico é professor de ciências médicas da Universidade Estadual de Pernambuco, católico praticante e foi um dos profissionais que interromperam a gestação da menina de 9 anos. O caso veio à tona no último dia 25, após um exame médico a que a garota foi submetida no município de Pesqueira. Ela foi atendida após relatar queixas de tonturas e enjoos. O padrasto da garota, um rapaz de 23 anos, foi preso na última quinta, no município de Alagoinha, suspeito do estupro. (Folha online) Leia mais

E agora? Quem irá manifestar-se a respeito? O aborto sempre foi um tema de difícil abordagem pelo fato de gerar constrangimentos e interpretações equivocadas, ora defendidos com gana religiosa, ora com ímpetos feministas exacerbados. Mas quem está com a razão? Se é que há alguém com razão em casos tão distintos e antagônicos. O ministro da saúde, José Gomes Temporão postou-se contrário a atitude do arcebispo de PE, classificando-a como "extrema, radical, inadequada" . Pessoalmente, sou contrária a ideia do aborto como forma da mulher escolher se quer ou não ter filhos, como consequente método contraceptivo. Se não quer ter filhos, não os tenha. Escolha seus parceiros, previna-se como puder, mas não utilize os instrumentos que ceifam a vida como justificativa para seus atos impensados. Estupro, risco à vida, anencefalia, são situações COMPLETAMENTE opostas. Devem ser analisadas rápida e cuidadosamente. Excomungar quem fez tal análise, considerando os riscos devido a idade da criança, desnutrida, com histórico de violência sexual desde os seis anos, não me parece ser a solução ideal, recomendada ou digna de aplausos. E você, o que pensa sobre a decisão da Igreja Católica, representada pelo arcebispo de Pernambuco?

16 comentários:

  1. Tem certeza, Soraia, de que quer ouvir o que pensam as pessoas? O seu blog pode ser perseguido por estar supostamente estimulando o aborto generalizado. Embora a única coisa que você esteja estimulando seja o debate sobre o tema, convém não esquecer um pequeno detalhe: NÃO é o debate em torno do tema que interessa a Cúria Romana. A eles interessa apenas a doutrina pela doutrina. Não se ouviu da boca desse bispo enforcador (digo, excomungador) uma palavra esclarecedora sobre a situação que o levou a ser tão zeloso da fé e não zeloso do amor pelo rebanho. Não se ouviu da boca do excomungador (digo, juiz enforcador) uma palavra demonstrando entender perfeitamente o quadro e solidarizar-se com a situação da criança que estava a esperar o nascimento de crianças não consentidas em seu ventre. Não se pronunciou sobre a necessidade de castrar física ou quimicamente o padrasto, demostrando assim ser apenas um defensor da supremacia masculina sobre uma representante do sexo feminino, núbil e indefesa.
    O pastor de almas se travestiu assim de sua real vocação, a de magarefe cruento a sangrar suas vítimas para imolar diante do seu verdadeiro deus, Belzebu. O pastor engavetou todas as lições sobre responsabilidade diante do rebanho para render-se ao culto de Mamon e Asmodeu, devorando as criaturas que Deus destinou a louvor e graça.
    A um bispo, um tal príncipe da "Santa Madre Igreja" que ousa excomungar alguém por contrariar sua sanha fanática, apenas um recado: naquele dia direi: Não vos conheço.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  2. É só o que faltava: é claro que temos que debater, falar, opinar, trazer as feridas à luz do dia para que as pessoas não se escondam por detrás de falsos conceitos o que realmente pensam. Concordam com excomungão do bispo, arcebispo sei lá, falem. Discordam, digam por que! Só faltava acontecer um caso como esse e a imprensa ou pessoas como nós, que como diz a Soraia na descrição do seu blog "protagonistas da novela da vida" ficarmos quietos, sem expressar o que pensamos! Faltou "humanidade" ao reverendíssimo ao excomungar tbm a família da pobre menina! Deus está acima de tudo isso, caso contrário não seria PAI!

    Muchiba214

    ResponderExcluir
  3. escrevi errado é excomunhão

    Muchiba214

    ResponderExcluir


  4. Não estou "supostamente" incentivando o aborto generalizado - apenas para esclarecer; basta ler o que escrevi ao relatar as situações que têm previsão legal no país ( CP ou jurisprudências). E o foco é a atitude do arcebispo pernambucano, uma vez que como mãe de uma criança de 9 anos, não posso me furtar em dizer que considero um absurdo arriscar uma vida para salvar outra. Quem é mãe, pai aí? Coloque-se no lugar da mãe da pequena vítima da violência sexual, do estupro cometido pelo padrasto desde os 6 anos de idade para depois defender qualquer ideia contra ou em favor da interrupção da gravidez da criança. Disse acima e repito: sou CONTRA o aborto. Mas não sou tola ou insensível a ponto de ignorar as demais situações que envolvem sua prática. Esta é uma delas.

    ResponderExcluir
  5. Eu entendo, Soraia. O que penso é o seguinte: muitas vezes estamos sob risco de ataques de fundamentalistas pelo simples fato de estarmos simplesmente discutindo o tema. Isso JÁ aconteceu e não faz tanto tempo assim. Volta e meia pessoas sofrem ataques à sua integridade moral por não terem medo de abordar certos temas. O Muchiba, em seu comentário, foi muito feliz por trazer à baila o conceito que cada qual tem de um Deus. Cada líder religioso busca vender o "seu" deus particular, impondo anátemas sobre quem não aceita seus pontos de vista. Segundo pude verificar pela imprensa, o tal arcebispo achou uma saída "honrosa" para sua própria atitude antipática. Ou seja, primeiro cuspiu contra o vento, depois tentou se colocar melhor na foto. Devido à maneira canhestra com que conduziu o tema, o Arcebispo de Olinda e Recife colocou a Igreja que ele representa numa saia justa com praticamente o País todo. Não foi o pastor, mas o magarefe quem falou primeiro. E agora o magarefe quer esconder o cutelo e dar uma hóstia.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  6. Aborto, pena de morte, existencia de Deus, casamentos poligamicos,etc...são assuntos polemicas que tem conceitos regionais e temos que respeitar cada opinião.
    Testemunha de Jeová, pode morrer de anemia , mas não pode fazer transfusão.
    São assuntos que são cultivados desde berço e não tem como definir quema está certo ou errado.
    Então ficamos aqui expondo um pouco de opiniões para desabafar...como somos simpatizantes de dona de Blog, acabamos acertando as ponteiras, pois se não fossemos simpatizantes da dona de Blog, nem iamos aparecer...
    Estou muito generica hehehehehe

    ResponderExcluir
  7. Opiniões divergentes sempre serão respeitadas Hi, principalmente por pessoas que não sejam "simpatizantes" da blogueira aqui. O que seria do azul se todos gostassem do amarelo? É preciso discutir, trazer à baila, expor, tirar as máscaras, mostrar as feridas (ferir-se, pq não?) e dizer o que lhe vai a alma e a mente. Caso contrário, seremos omissos e coniventes com a hipocrisia do mundo. Vc citou algumas situações onde a pluralidade cultural e/ou religiosa permeiam condutas e modo de vida. Isso me lembra o conflito entre Israel e Palestina - considerando o enlevo histórico de cada parte... Quem tem razão? A pergunta fica no vazio ou o mundo tenta entender o incompreensível? A dúvida movimenta o mundo e nós tentamos acompanhá-lo com nossas limitações fantástica; por isso somos humanos.

    ResponderExcluir
  8. Em tempo: limitações fantásticas.

    ResponderExcluir
  9. Soraia, gostar do azul ou do amarelo? Oh, dúvida cruel? Depende de qual a menina está usando qual cor de vestido, certo?
    Na dúvida, como machista chauvinista que sou, quero-as do jeito que são. Sou capaz de gostar do roxo, se as mulheres me forçarem a tanto...
    Quanto ao caso da menina que havia sido estuprada, ficamos assim: já começou a operação "panos quentes" e o assunto vai ser deixado em banho-maria até que esqueçam de que, em matéria de diplomacia, não podemos contar muito com o clero romano, constituído de fanáticos e beatas. Não vão dar o braço a torcer, valendo lembrar que uma instituição capaz de criar uma tal de Santa Inquisição não tem muitos méritos morais para determinar o que seja bem ou seja mal.
    Melhor deixar o assunto para lá, porque isso não vai levar a lugar algum. A menina foi estuprada, ninguém, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM estava lá para acudir, nem o padre, nem as beatas que aplaudiram a excomunhão da mãe da menina, mãe essa que não confiou nas autoridades para reclamar quanto ao estupro da filha. Vivemos num mundo em que não dá para confiar em autoridades policiais para reclamar contra um estupro (está assim de delegado prontinho para vir com aquele papo de que a menina é quem facilitou).
    Quando se vêm fatos como esses, no drama cotidiano de tantas "famílias" sem ambiente familiar digno, quem é a Igreja Católica, ou qualquer outra igreja, para atirar pedras? Quem é o delegado que cala a boca de quem vai lá para reclamar contra uma injustiça? Quem é o povo que bate palmas para um arcebispo que não teve um senso do ridículo e da sua indigência espiritual?
    Não falhou apenas a mãe que deixou um biltre ordinário perpetrar atos libidinosos contra duas crianças (a de 9 e a de 14 que é criança mentalmente). Falhou sim, também, a tal igreja que, num último gesto de soberana estupidez, jogou pedras na mãe que não teve orientação sobre como proceder.
    Pensei que era apenas o arcebispo quem estava envolvido nesse soberano desprezo pelos mais comezinhos princípios de misericórdia cristã e cuja igreja, ao longo de séculos, só fez acumular sobre si mesma crimes hediondos como os perpetrados pela Santa Inquisição. Por conta DISSO nenhum papa foi mandado à cadeia até hoje, porque a tal igreja sempre se considerou reino, não se subordinando às leis dos homens em coisa alguma.
    Não, não foi apenas o arcebispo. Eu errei. Foi uma comunidade inteira que aplaudiu o bispo. Foi uma igreja inteira que não coloca nunca a misericórdia acima da doutrina que, ESSA SIM, é perecível. A propósito, vocês que estão lendo sabiam que faz pouco tempo a tal igreja declarou que o limbo não existe? Pois é, por não acreditar na existência do limbo, podemos fazer uma pálida idéia de quanta gente foi excomungada. No entanto, a tal igreja revogou a existência do limbo. Como é que ficam as pessoas que não acreditavam na existência do tal limbo? Estão condenadas às chamas do inferno pela mesma igreja que havia INVENTADO a tal doutrina do limbo.
    Portanto, no caso da menina, a igreja da qual a mãe foi excomungada quer agora determinar que um crime é pior do que outro. Aborto é pior que estupro.
    Ora, bolas, gente, vamos largar de lado essa igreja fabricante de mártires e que se compraz em acender uma fogueirinha sempre que alguém não concorda com seus absurdos!
    Papo encerrado. Já deu nojo essa padraiada!
    Desculpe, Soraia, mas detesto quem atira pedras sendo mais criminoso do que o apedrejado.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  10. A atitude do Arcebispo me faz lembrar da grande obra de Victor Hugo: "Les misérables". A fixação pela forma, pela letra, sem espaço para interpretações e exceções. A perseguição que Javert empreende a Jean Valjean é implacável, não importando todo o bem que ele tenha feito, nem ter passado dezenove anos na prisão pelo furto de um pão. Assim me parece o Arcebispo: Não importam as circunstâncias extraordinárias da intervenção cirúrgica, não importam as consequências nefastas da não-intervenção; a condição da vítima, sua necessidade de amparo, foram relegadas a último plano. O que importa é cumprir o que está escrito. Quem sou eu para discordar de Voltaire, mas dia desses vi escrito por uma querida amiga, atribuindo ao iluminista: "Sejam as leis claras, uniformes e precisas, porque interpretá-las é o mesmo, quase sempre, que corrompê-las." E acho que este ideal vai de encontro à própria condição humana. As leis jamais serão claras, uniformes e precisas. Primeiramente porque são abstratas... um texto não pode prever a gama de situações e comportamentos concretos; como diria o sábio: "cada caso é um caso" (Rsrsrsrsrsrs...), e, em última análise, as leis são produto de seres incompletos, imprecisos e falhos por excelência: Nós, seres humanos. A própria igreja é mutável, já acompanhamos suas transformações ao longo dos séculos exatamente porque a igreja não é Deus, é o homem. O apego à forma gritou alto dentro da igreja, a pobre garota é só um detalhe...

    Marcus Ventura

    ResponderExcluir
  11. Zé e Marcus,

    Obrigada pelas colocações críticas e dignas de reflexão. Só um tolo não reflete ante a ideia alheia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Bom, em PRIMEIRÍSSIMO lugar, homens (machos, no sentido ÚNICO da palavra; ou seja, do sexo masculino) não deveriam NUNCA opinar sobre o que uma mulher DEVE ou não fazer. PODE ou não fazer. Leis sobre a mulher TÊM que ser resolvidas por mulheres, APENAS. "Homem" NENHUM NUNCA vai saber o que é engravidar (propositalmente ou não!), gerar, parir, criar e educar... ardualmente... dia após dia.
    Eu acho sim, que o aborto TEM que ser legalizado. Livre! É um direito ÚNICO da mulher querer ou não ter filhos. SÓ DELA! Ainda mais no que se diz respeito à uma CRIANÇA de nove anos! Que nesse caso, nem que ela pudesse escolher, não poderia gerar filho algum.
    E o "amável" padrasto da garota, não merece ser excomungado??
    NÃO É O CASO!!!! - disse o arcebipo (??????????)
    NÃO É O CASO?????????????????????????
    O ser repugnante, fere fisicamente, mentalmente e quiçá, espiritualmente uma CRIANÇA de nove anos e ele NÃO MERECE ser excomungado?????
    Em que mundo eu vivo, alguém pode me dizer???? o.O
    O infeliz não só deveria ser excomungado como tbm QUEIMADO EM PRAÇA PÚBLICA, como a "santíssima" igreja fazia.
    Aliás, excomungado, deveria ser o padrasto e o arcebispo, que com uma frieza inexplicável e inabalável, teve a SANTA cara-de-pau de se manifestar contra o ato PERFEITO de médicos tão competentes.

    ... a vós bradamos os DEGRADADOS filhos de Eva...

    Eu sou cientista, filha de médico, com formação totalmente católica por causa da minha avó materna, e totalmente agnóstica pelo meu pai. Que por desgosto da minha vózinha é ateu até o último fio (ainda bem que são poucos, diria ela!!)de cabelo se sua cabeça.
    Sabemos que não há Eva, nem Adão, muito menos o paraíso. Há sim, é a paz de espírito e a consciência tranquila de se ter e fazer uma vida digna aqui, em terra bem firme...
    O que vem depois, não sabemos. Bom, pelo menos meu avô querido, que me jurou ETERNA amizade, nunca voltou pra me contar se tem o paraíso ou não.
    Logo, os médicos e afins, que foram "excomungados", podem deitar suas cabeças tranquilas no travesseiro... pq se Deus REALMENTE É PAI E NÃO PADRASTO, ele há de ter gostado da atitude tomada!!
    E infelizmente, há sim, tantos degradados filhos de Evas, Marias, Joanas, Luizas, e por aí afora...

    À vc Souraia... PARABÉNS pelo blog e pelas coisas que escreve. Sempre acompanho!!
    Beijos...

    Larissa!

    ResponderExcluir
  13. Nossaaaaaaaaaa...............
    Virei fã da Larissa, não sei quem é, mas é uma pessoa de formação de opinião como grande maioria que frequentam Blog da Soraia.
    Soraia seu Blog é fantastico,não sou frequentadora de Blogs,mas seu é unico Blog que leio varias vezes ao dia,você está conseguindo fazer com que a gente fica viciada em ler, ter coragem de escrever e opinar, estou vendo que as pessoas demonstram OPINIÃO francamente e estou aprendendo por aqui com diversas pessoas que nunca vi e nunca verei.
    Fantastico,obrigada e Parabens Soraia.

    ResponderExcluir
  14. Sou contra o aborto em qualquer situação, certamente pela formação rígida que tive e com a qual também eduquei meus filhos. Convivo com pessoas ligadas à igreja católica e são extremamente ponderadas, equilibradas. Muitas delas não concordaram com a ação do arcebispo e ficaram constrangidas com a repercussão, mas em nome dos dogmas religiosos não manifestam suas posições. Assunto difícil, este não? Tenho muita pena da criança, da família, mas penso no ser que foi gerado, inocente, sem culpa de nada. Vítimas de algo maior, uma violência sem medidas que parece condenar o futuro de muitas outras meninas como a pernambucana.

    Professora Silvia - Cvel

    ResponderExcluir
  15. Como disse anteriormente, este espaço é destinado a livre manifestação de quem quer que seja. Devo dizer que me sinto muito á vontade entre os participantes, pois todos têm exteriorizado suas opiniões de forma coerente e respeitosa. Larissa, obrigada pelo prestigiamento e incentivo. Hi K. Ann, (adoro pronunciar seu nome, rs)quem dá vida a isto aqui são vocês. Quem deve agradecer sou eu e Sílvia, como disse o Zé do Coco, precisamos jogar algumas máscaras que ainda usamos - seja por comodismo, convenção ou fanatismo - fazer aquelas perguntas que pipocam em nossas mentes qdo estamos a sós conosco mesmo, entende? A fé é única. Não aceito que a usem como meio para escravizar pessoas. Não podemos ser escravos do homem. Até aceito que alguém se escravize a Deus; mas a ninguém em nome Dele. Veja bem: EU penso desta forma.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Soraia, sempre fui curioso a respeito de uma coisa: essa moça é linda. Será que ela é tão inteligente quanto linda?
    Por isso vim a seu blog. E já tenho a resposta: você não é apenas LINDA de morrer, é linda de MATAR qualquer um do coração. Mas a inteligência... barbaridade, você tem uma mente afiada, uma navalha, corta fundo.
    Só paro de vir a seu blog se você me mandar embora.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!