terça-feira, 17 de março de 2009

Aviso aos navegantes

Em entrevista ao programa Tudo de Bom desta terça-feira, o presidente da Associação dos Amigos dos Rios, o professor Adelar Valdameri rasgou o verbo e suas críticas ao setor imobiliário saíram às "enxurradas", condenando a inobservância de algumas empresas do setor quanto à legislação ambiental. Valdameri alertou sobre o aquecimento global e a descrédito da população quanto à escassez da água no planeta. A Associação dos Amigos dos Rios vem realizando ações cotidianas junto às nascentes que sofrem com o entulho e poluição ocasionados pelos CIDADÃOS. No próximo domingo, 22, data em que se comemora mundialmente o Dia da Água, a Associação dos Amigos dos Rios realizará uma ação de limpeza do rio Sangafunda, no Parque Verde. Se interessou-se e deseja aderir à ação ambiental promovida pela Associação, ligue (45) 9915-0695

7 comentários:

  1. E eu concordo com ele em gênero, número e grau. Ele é um tanto quanto "grosseiro" no seu linguajar, mas fala a linguagem do povão. Isso é bom. Precisava de mais alguns como ele para ver se o povo acorda. Estamos sentindo na pele dia a dia e esse "pessoalzinho" do lixo que só pensa no luxo (do agora), não está nem aí para o meio ambiente. O que ele falou sobre os pedidos na autorização para cortar as ávores, é um absurdo: Porque cai folhas, faz sujeira, porque o cheiro das frutas...gente...Jesus está voltando...

    ResponderExcluir
  2. Em princípio eu concordaria com ele, todavia é bom que se conheça o Código de Posturas do Município para conhecer e COMPROVAR eventuais licenciosidades contra o meio ambiente.
    Quaisquer críticas que se façam podem cair no vazio da incredibilidade quando se desconhecem as leis municipais. É LÁ, na prefeitura, no departamento competente, que devem ser buscadas as raízes de quaisquer problemas ambientais, em primeiro lugar.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  3. Esses pedidos dos quais ele mencionou, nem sempre são autorizados devido a isso mesmo Zé do Coco. O que ele quis dizer, foi exatamente isso. Ele questionava a concientização do povo (principalmente cascavelense). Pedir para os órgãos para cortar a árvore porque ela está fazendo sujeira. Ora, convenhamos. É lógico que o órgão só irá autorizar se for comprovado que a árvore pode provocar lesão às pessoas. (será...)O comentário sobre o setor imobiliário, realmente assiste-lhe razão. Você sabe que na administração pública sempre houve e sempre haverá os "favores"...e também´, os órgãos e entes públicos estão, na maioria das vezes, pensando nos benefícios da arregadação efetiva instantânea, não no meio ambiete a curto ou a longo prazo.
    É lógico que existe a política ambietal no município, Estado...às vezes, muito séria até. O que não é o caso de Cascavel.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você, principalmente levando em conta que não conheço tudo o que se refere à cidade de Cascavel. Eu achava que havia muito mais seriedade na administração pública. Mas não estamos tão bem assim aqui em Curitiba. Já tivemos um prefeito que, quando os bueiros entupiam e a água da chuva fazia seus estragos no centro, ele dava a desculpa de que as árvores é que eram causadoras, porque as folhas caíam e entupiam os bueiros. Ou seja, ele botava a culpa na própria arborização e não no setor competente encarregado de manter as árvores sob controle (desbaste periódico etc.).
    Se imaginarmos que o tal prefeito é arquiteto, fica ainda mais ridícula a postura do dito cujo, francamente de inimizade ao povo de Curitiba. Tanto que nunca mais foi eleito para coisa alguma na esfera municipal.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  5. Pois é. Botar a culpa em alguma coisa ou nos outros, parece-me que tudo fica mais fácil...kkk. Conheço Cascavel e conheço também Curitiba. Ambas as cidades são verdadeiras relíquias falando em meio ambiente. Só que se continuar assim, sem muita coisa ser feito para manter ou melhorar, ficará cada vez mais complicado e difícil. Esse é o meu medo. Parece que a administração pública não está muito interessada na efetiva ação. No papel, no falatório, nas campanhas...o meio ambiente é assunto em pauta a todo instante. É assunto polêmico e eleitoreiro, mas vejo que pouca coisa se tem feito na realidade.

    ResponderExcluir
  6. Enquanto as cidades afundam na lama e nas inundações, e isso não é privilégio nem de Curitiba nem de Cascavel (há mais de 300 anos São Paulo vive essa situação), nossa amiga Soraia tá com a garganta dodoizinho e aguentando o tranco impávida colosso.
    Que tal a Soraia ser eleita vereadora aí em Cascavel, gente?

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  7. Viva SS, já adianto Senadora Soraiaaaaaaaaaaaa.
    Bom, sendo uma andorinha,não vou discutir desvio do Rio São Francisoc, aumento da potencia de Usina.
    Faço a minha parte, quando vou no mercado sempre carrego a minha sacola ecologica, recuso os sacos de plasticos para colocar as compras, quando faço muita compra, peço para colocar numa caixa de papelão e separo para entregar aos carroceiros que recolhem lixo reciclavel.
    Os pacoteiros me olham como se eu fosse marciana...
    Somente supermuffato consomem 2 milhões de saco plastico por mes, no meio de tantos sacos de plasticos gastos...o que minha economia representa???
    Faço a minha parte.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!