sexta-feira, 6 de março de 2009

Participação feminina no Congresso é uma das mais baixas no mundo

O Brasil tem um dos piores índices de participação de mulheres no Poder Legislativo em todo o mundo. Um levantamento da União Interparlamentar concluiu que apenas 9% dos eleitos são mulheres no País. O Brasil, ocupa a 106ª posição entre 189 países avaliados, mas com uma das taxas mais baixas registradas. Em média, as mulheres ocupam 18,3% das cadeiras nos parlamentos no mundo, o dobro da média brasileira. Desde 1995, o número de mulheres parlamentares aumentou em 60% no planeta. Em 2008, o número atingiu um recorde. (Tribuna da Imprensa) Leia mais

Tema sugerido pelo Zé e transcrito aqui para análise e reflexão de nossos leitores. Situação vergonhosa, vexatória essa da baixa representatividade feminina no cenário político nacional. A presidente municipal do Partido Verde e chefe do IAP de Cascavel, Marlise da Cruz discorda de mim quando insisto que mulher não vota em mulher. Isso é óbvio, dado o número superior de eleitoras em nosso território. Por qual motivo então as candidatas não se elegem? E por que tantas outras não querem disputar um cargo político? Quiçá haja uma reviravolta na forma de pensar e agir dessas mulheres, tão espetaculares na hora de ir à luta, trabalhar, impor sua competência e criatividade no mercado de trabalho e na gerência de seus lares, mas tão burras quanto o assunto é discernir entre competição e união. Mulheres desunem-se por vaidade, e esse é o grande pecado do sexo dito frágil. E antes que me atirem a primeira pedra vou logo avisando: eu voto em mulher, desde que me convença de suas intenções, habilidades e competência.

6 comentários:

  1. Soraia, assino embaixo o que você diz. E defendo SIM que as mulheres possam ter sua própria representatividade política no cenário nacional. O que as mulheres têm de fazer é COBRAR. Lembrar às vereadoras, deputadas, prefeitas, governadoras, senadoras que elas não seriam eleitas caso mais da metade do eleitorado brasileiro, que são as mulheres, não lhes desse respaldo.
    Cobrar de deputadas como Irondi Pugliesi, Cida Borghetti etc., mais aproximação com essa metade do Universo que realmente manda. Eu não posso fazer as vezes de vocês mulheres, VOCÊS é que têm de acreditar que é possível. Eu SEI que é possível chegar lá e inclusive eleger uma presidente. POR QUE NÃO? Se uma mulher analfabeta, viúva, pobre que ela só, conseguiu o milagre de ser minha mãe por 42 anos, por que uma mulher preparada, culta, não poderia tomar o poder neste País?
    Ora, bolas, senhoras, vão ou não vão mexer as gordurinhas das poltronas e sacudir este País? Tenham dó, né?
    Não foi uma mulher chamada Maria da Penha quem ocasionou a criação da lei que leva o nome dela e que pune severamente homens que agridem mulheres? Isso foi possível porque homens no Congresso acreditaram que era possível. Por que diabos vocês mesmas não fazem isso?
    Vão à luta, façam panelaço pelas ruas, como as mulheres argentinas que, no final das contas, conseguem o que querem.
    Beijo seus pés, aceitem minha homenagem e meu sincero respeito.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  2. É fato. (Mas precisava mencionar as gordurinhas? rs)

    De minha parte, já adianto que irei fazer o que puder para eleger uma mulher de fibra e que irá trabalhar muito por nossa região na Assembléia Legislativa do Paraná. ;)

    ResponderExcluir
  3. Em todos os partes não se deve levar em consideração se é um homem ou uma mulher, como ter cota para ingressar na faculdade que favorece a cor da pele ou ter feito escola publica.Presidente de um pais pode ser uma mulher ou um homem, deve ser eleito desde que tenha competencia.
    Quem tem competencia deve levar independendo da cor, sexo, aparencia, etc e ponto final.
    OU
    Na hora de levar alguem da minha familia ao medico, vou levar em consideração a qualidade do profissional independendo da cor, idade,aparência ou do sexo do profissional.
    Aqui na terra do gaucho cansado (nome que se dá ao estado do Paraná, principalmente a cidade Cascavel), aprendi que para sobreviver na minha área, devo ser melhor que os HOMIS 3x, para estar no mesmo patamar...como auditora mulher, quando faço meu serviço como deve, sou taxada de " uma bruxa" e se eu fosse um homem seria um profissional serio".
    Por isso que eu digo, para sobreviver na terra dos MACHOS, teremos que ser muito inteligentes fingir que somos mais burros que os homens...ou estou errada???
    Diga alguma coisa Zé do coco heheheheheh

    ResponderExcluir
  4. Trabalhar dobrado para convencer. Sei como é. Enfim, vamos andando, tocando em frente, olhando de vez em quando para trás p/ não perder a referência de onde viemos e para onde vamos. ;)

    ResponderExcluir
  5. Doutora Hi, homem inteligente não tem medo de mulher inteligente. Se vocês imaginam que devem se fazer de burras para não perder a briga, já perderam.
    Eu não tenho medo de mulher inteligente. Aliás, quando digo isso me lembro de uma piada: a do cara machão que costumava dizer que não conhecia uma mulher inteligente, porque tinha matado todas... Podre essa...
    Mas vocês mulheres NÃO SÃO - anotem aí, NÃO SÃO - um miligrama sequer inferiores a homem algum na face da terra.
    Agora vou dizer uma coisa que pode parecer chula, mas que resume o que no fundo somos nós os homens: matamos por causa de mulheres; as mulheres são o passaporte para nossa volta ao útero materno - já que não podemos voltar para o conforto do útero quentinho da mamãe, utilizamos a via mais comum que é aquilo mesmo que vocês estão pensando - Freud explica? Explica - ; reinos caem e reinos são criados por causa de mulheres; a roda foi inventada por causa das mulheres; o fogo foi o marco civilizatório porque as mulheres é que tinham o hábito de levar o lume para dentro das cavernas para mantê-las aquecidas e espantar as feras quando os homens saíam à caça.
    Vocês mulheres não sabem o valor que têm para os homens. A civilização surgiu por conta das mulheres, não cabe num espaço tão exíguo discriminar tudo em que as mulheres realmente importaram.
    Portanto, Dra. Hi, no momento em que fingirem que são burras para agradar os burros que somos nós homens, vocês começam a perder a guerra.
    É isso. A isso se resume o homem, um animal medroso que está sempre querendo voltar para dentro do útero da mamãe. Ou por acaso a vagina não é a melhor recompensa que um guerreiro fedorento, suarento e com bafo-de-gibóia pode ter para as duras batalhas da selva?
    Dra. Hi, você é uma pessoa inteligente, SABE que estou certo. No fim, tudo se resume a sexo e posse. Inteligente é a mulher que converte isso em recompensa por termos sido bons meninos e trazido boa caça para matar a fome de vocês e da prole.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  6. Zé do coco...então ainda não vi nenhum homem inteligente heheheheh, pois todos tem medo de euzinha hehehehehehe...logo euzinha tão pequena e inocente!!! meu italiano me chama de "Pintora de roda pé "de tão pequena...
    Não quero ganhar e nem perder, pois eu não jogo.
    Fingir que somos "burros" para não deixar os homens tristes e nem irritados heheheheh
    Nos momentos mais tristes e sensiveis que as pessoas demonstram "arte" hehehehe
    Olha Zé do coco como está inspirado!!!
    Está demais meu herói...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!