quinta-feira, 14 de maio de 2009

Alunos e professores de Cascavel promovem caminhada pelo fim da violência

Recebi esta semana, um comunicado da direção do Colégio Santa Maria de Cascavel que explica o objetivo da ação planejada de pais, alunos e professores com o intuito de chamar a atenção para a escalada de violência que vem ocorrendo na cidade há tempos. Uma ressalva: a educação pela paz começa dentro de casa. A direção do colégio em ação conjunta com outras instituições de ensino, entidades e prefeitura reporta à sociedade cascavelense a seguinte mensagem:
"Diariamente ficamos sabendo de fatos violentos que ocorrem distantes ou próximos de nós, que nos emocionam ou nos deixam indignados e consequentemente acabam por nos fazer sentir impotentes e sem ação. Isto nos leva a um questionamento sobre o que podemos fazer para contribuir na formação de uma nova sociedade, especialmente nós educadores. Diante dessa realidade e aliados ao tema da Campanha da Fraternidade 2009 “A Paz é fruto da Justiça”, as escolas de Cascavel estão desenvolvendo diversos projetos voltados a uma cultura de paz proporcionando aos alunos uma análise crítica dos problemas sociais enfrentados por nossa comunidade, apoiada em dados e pesquisas, apontando e levando sugestões para o fortalecimento e prática da cultura da PAZ, baseado no evangelho e nos valores Cristãos. Portanto, no dia 23 de maio, realizaremos a “1ª Caminhada pela Paz”, em parceria com alguns colégios de Cascavel, juntamente com todos os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, amigos e familiares que apoiaram este projeto e que conta também com parcerias e apoio de outros segmentos da sociedade cascavelense. Durante o percurso faremos algumas paradas com reflexões, músicas e orações com o objetivo de mostrar que estamos fazendo a nossa parte e motivar a população em geral para se unir e lutar por uma cidade com menos violência. "
PARTICIPE!
1ª Caminhada pela Paz
DATA: 23 de maio de 2009
HORÁRIO: 09h
TRAJETO: saída em frente à Paróquia Santo Antônio até a Catedral Nossa Senhora Aparecida.

Um comentário:

  1. Difícil quantificar os índices de violência. Tanto quanto eu pude observar ao longo de minha vida, a violência é inerente ao ser humano. Nada absolutamente me induz a imaginar que as pessoas sejam 24 horas do dia pacíficas e não se exacerbem diante de caprichos até dentro do lar, atitudes de pessoas que irritam os demais deliberadamente. Estamos a todo instante refreando os instintos que nos impulsionam a reagir de forma violenta contra injustiças cometidas por quem esteja no poder. E só não reagimos quando a pessoa que esteja no comando utiliza métodos violentos para impor sua vontade, sua ideologia.
    A rigor não podemos conhecer a fundo as pessoas no momento de fartura, no momento da penúria. O ser humano mostra quem é realmente quando tem poder sobre seus semelhantes. Quando um indivíduo percebe que, se fizer algo errado, não será punido, porque todo mundo vem tolerando conduta idêntica sem reagir, ele passará a oprimir seu semelhante. E isso nem sempre é "de formação", não "vem de berço", porque nos lares mais abastados e onde todos praticam o bem como norma interior, poderá haver aquele que só sabe utilizar a violência para conseguir seus objetivos. Isso é no lar, assim como é numa equipe de governo.

    Rodrigues

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!